Autoconhecimento

Use a Kokologia para se autoconhecer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Criada por dois japoneses, Isamu Sato e Tagahiko Nagao, a Kokologia vem sendo utilizada por cada vez mais pessoas. Trata-se de um teste de autoconhecimento, onde a espontaneidade é o requisito principal para um bom desempenho.

A palavra ‘Kokologia’ é uma mistura de duas palavras: ‘kokoro’, oriunda da língua japonesa, e que significa mente, e ‘logia’, de origem grega, que significa estudo. Portanto, podemos definir Kokologia como sendo o estudo da mente.

O teste funciona como um jogo, onde há uma história ou uma série de perguntas que o indivíduo deve responder ou completar com a primeira coisa ou palavra que vier em sua cabeça. Vale ressaltar que não existe resposta errada e nem certa, embora, muitas vezes, existam respostas já prontas, que farão com que a pessoa escolha a alternativa mais parecida com o que ela imaginou.

Veja aqui um exemplo do teste:

  1. Uma pedra bem rara está escondida em uma montanha, e para conseguir botar as mãos nela, você terá que escalá-la. Feche os olhos e imagine essa situação. Agora, responda: Qual a sua primeira impressão dessa montanha?
  2. Depois de muito procurar pela tal pedra, você ainda não a encontrou. E falta pouco tempo para a busca acabar, pois o sol já está se pondo. Qual a estratégia que você vai utilizar? O que você vai fazer diante dessa nova situação?
  3. Agora, imagine que, enfim, achou a pedra. Descreva como ela é, o tamanho, o tipo e estime um valor para ela.
  4. Chegou a hora de voltar para casa. Depois de fazer o trajeto de volta para o chão, você se vira para trás, olha para a montanha e diz algo a ela. O que você diz e o que ela irá lhe responder?

Não leia a partir daqui se você ainda não respondeu as questões acima.

RESPOSTAS

Lembre-se que não existe resposta certa ou errada.

  1. A montanha é o reflexo do seu pai. Ou seja, ela é a imagem que você tem do seu pai.
  2. A estratégia que você adotou a partir do momento em que o sol se pôs é a maneira que você lida com os obstáculos e problemas que aparecem no caminho.
  3. A pedra é o reflexo da sua autoestima.
  4. O que você diz para a montanha e a resposta dela para você é o tipo de diálogo que gostaria de ter com o seu pai.

Gostou do teste? Quer saber mais como se aprofundar no autoconhecimento? Confira no site: Como subir o primeiro degrau do autoconhecimento.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]