Autoconhecimento

Use a Kokologia para se autoconhecer

Portrait of a clever student girl, brilliant idea concept, excited woman standing with open mouth and finger up, shot over gray background, enjoying education in high school
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Criada por dois japoneses, Isamu Sato e Tagahiko Nagao, a Kokologia vem sendo utilizada por cada vez mais pessoas. Trata-se de um teste de autoconhecimento, onde a espontaneidade é o requisito principal para um bom desempenho.

A palavra ‘Kokologia’ é uma mistura de duas palavras: ‘kokoro’, oriunda da língua japonesa, e que significa mente, e ‘logia’, de origem grega, que significa estudo. Portanto, podemos definir Kokologia como sendo o estudo da mente.

O teste funciona como um jogo, onde há uma história ou uma série de perguntas que o indivíduo deve responder ou completar com a primeira coisa ou palavra que vier em sua cabeça. Vale ressaltar que não existe resposta errada e nem certa, embora, muitas vezes, existam respostas já prontas, que farão com que a pessoa escolha a alternativa mais parecida com o que ela imaginou.

Veja aqui um exemplo do teste:

  1. Uma pedra bem rara está escondida em uma montanha, e para conseguir botar as mãos nela, você terá que escalá-la. Feche os olhos e imagine essa situação. Agora, responda: Qual a sua primeira impressão dessa montanha?
  2. Depois de muito procurar pela tal pedra, você ainda não a encontrou. E falta pouco tempo para a busca acabar, pois o sol já está se pondo. Qual a estratégia que você vai utilizar? O que você vai fazer diante dessa nova situação?
  3. Agora, imagine que, enfim, achou a pedra. Descreva como ela é, o tamanho, o tipo e estime um valor para ela.
  4. Chegou a hora de voltar para casa. Depois de fazer o trajeto de volta para o chão, você se vira para trás, olha para a montanha e diz algo a ela. O que você diz e o que ela irá lhe responder?

Não leia a partir daqui se você ainda não respondeu as questões acima.

RESPOSTAS

Lembre-se que não existe resposta certa ou errada.

  1. A montanha é o reflexo do seu pai. Ou seja, ela é a imagem que você tem do seu pai.
  2. A estratégia que você adotou a partir do momento em que o sol se pôs é a maneira que você lida com os obstáculos e problemas que aparecem no caminho.
  3. A pedra é o reflexo da sua autoestima.
  4. O que você diz para a montanha e a resposta dela para você é o tipo de diálogo que gostaria de ter com o seu pai.

Gostou do teste? Quer saber mais como se aprofundar no autoconhecimento? Confira no site: Como subir o primeiro degrau do autoconhecimento.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]