Energia em Equilíbrio Yoga Yoga para crianças

Yoga desenvolve a consciência corporal e o autoconhecimento das crianças

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Yoga é uma técnica surgida na Índia há milhares de anos. O termo vem do sânscrito e quer dizer integrar, unir, comungar. A prática alivia dores nas costas, melhora o sistema cardiovascular, o sistema nervoso entre outros problemas. Mas, você sabia que a yoga também faz bem às crianças? A técnica leva consciência corporal e autoconhecimento, fazendo os pequenos ficarem mais relaxados e concentrados. Saiba como funciona e os outros efeitos.

Yoga kids

Cada sessão dura 50 minutos e são trabalhadas questões como imaginação, criatividade, coletividade e noção de espaço através de histórias, danças e brincadeiras. Pais de crianças que praticam yoga afirmam que o comportamento e o rendimento escolar aumentaram.

Os benefícios da milenar prática indiana também são confirmados pela ciência. Estudo realizado em 2009 pela Health Science and Management, em Taiwan analisou 31 crianças entre 7 e 12 anos que fizeram yoga por sete semanas. Os pesquisadores constataram a melhora da força muscular, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória.

Shirley Telles, doutora em neurofisiologia, especialista mundialmente conhecida em pesquisas sobre os efeitos da yoga e meditação explica que as crianças devem começar a praticar yoga o mais cedo possível, porque o cérebro responde mais ativamente a estímulos externos e internos nos primeiros anos de vida. A constatação foi publicada em 2012 no livro Child and Adolescent Mental Health.

Yoga não faz milagres, porém, ajuda a trazer relaxamento. Explique os benefícios ao seu filho e convide-o a fazer uma aula. Se ele topar, fale para a gente o antes e o depois.


  • Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]