Energia em Equilíbrio Jin Shin Jyutsu

Os dedos das mãos: As chaves para a harmonia

Eliane Rothschild
Escrito por Eliane Rothschild

NoJin Shin Jyutsu®, além da respiração, que vimos no texto anterior, uma outra forma de harmonizar nossa energia vital é tocar a palma e os dedos das mãos.

É simples, gostoso e você pode praticar em qualquer lugar, a qualquer hora e quantas vezes por dia quiser.

Comece pelo lado do corpo que você sente mais tenso: direito ou esquerdo. Repita os toques invertendo as mãos.

Toque cada ponto por cerca de três minutos. Respire: expire, solte tudo que não serve mais e inspire, reabasteça-se, aceite o novo. Observe seus dedos das mãos. Tem algum deles que chama mais a sua atenção? Dedique-se mais a ele e confira os resultados.

anime-seAnime-se

Toque o centro da palma da mão quando quiser revitalizar todo o seu ser, ou seja, para liberar a tensão/estresse geral de todo o corpo. Use-a para aliviar o cansaço, a confusão mental, a fadiga visual e cólicas intestinais.

Xô preocupações

Segure o polegar para afastar as preocupações. Também ajuda a dissipar a fadiga diária e a ter uma função digestiva saudável, seja na digestão dos alimentos, ideias, pensamentos ou emoções. Libera a tensão da cabeça, dos ombros e dos pulmões.   


Dissipe o medo

Segure o indicador para reduzir o medo e a depressão e não ficar paralisado, sem ação. Libera as causas de inchaço e retenção de líquidos e gases. Ajuda ainda na saúde dos dentes e das gengivas e evita que uma dor nas costas se intensifique. Comece logo para a dor não se instalar!   

Abaixo a raiva

Segure o dedo médio quando quiser dissolver a raiva e expandir o sentimento de compaixão. Este contato é eficaz para as funções respiratórias e digestivas. Também ajuda mães que estão amamentando e alivia a tensão e o estresse dos joelhos.  

tristezaAfaste a tristeza

Segure o anular para dissipar a tristeza, o pesar e quando estiver sofrendo por se apegar demais a alguém ou a alguma coisa. Libera a tensão/estresse do peito, facilitando a respiração e o sistema digestivo. Excelente também para resgatar a alegria, purificar a mente e melhorar a visão.

Esqueça a pretensão

Segure o dedo mínimo quando o hábito de competir, julgar, criticar, comparar ou rotular pessoas, situações e até doenças, se manifestar. Harmoniza o sistema circulatório, nervoso, muscular e esquelético. Alivia problemas de ouvido e reduz o inchaço dos tornozelos. Devolve a alegria de viver. 

Preocupação é a prece pelo que eu não desejo com juros pagos sobre uma dívida que nunca foi contraída”.
Preocupação e medo são as causas de todos os acúmulos (bloqueios de energia)”.
Tristeza é tentar fazer com que você me faça feliz”.
Raiva. Eu não estou conseguindo do “meu jeito”. Controle é a tentativa de fazer o mundo alinhar-se aos meus desejos. Ir além deste controle é alinhar-se com o Universo”.

(Mary Burmeister)

Enfim… “Você pode amaldiçoar a escuridão ou pode acender uma vela”. (Emerson)
Você já acendeu sua vela hoje? Experimente! Compartilhe sua experiência!

Você sabia que o JSJ pode ajudar seu pet? Aguarde. Dicas no próximo texto.

Sobre o autor

Eliane Rothschild

Eliane Rothschild

Eliane Rothschild, formou-se em Comunicação Social. Desde 1997, vem se dedicando ao estudo e à prática do Jin Shin Jyutsu, na qual atende clientes em sessões individuais. Foi uma das responsáveis pela organização dos Seminários Internacionais e Nacionais de JSJ em São Paulo na década de 90.

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 5031-7518 | 9 9938-7673
Skype: eli_mayan