Saúde Integral

Fatores que prejudicam a fertilidade

Pregnant woman outdoors in summer Park in a pink sleeveless dress, holding hands in heart shape on her belly, pregnant belly with fingers heart symbol, maternity,baby shower
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estudar, se especializar, conseguir um bom emprego e ter estabilidade financeira têm sido prioridade na vida da maioria das mulheres. Com isso, casar, ter filhos e formar uma família são planos que se realizam cada vez mais tarde, o que pode prejudicar diretamente a fertilidade da mulher.

Não só a idade, mas outras questões como estresse, ansiedade, problemas ginecológicos, bebidas e estar acima do peso podem diminuir a fertilidade.  Para te auxiliar seguem 10 fatores que podem atrasar seus planos de ser mamãe:

1- Idade

A vida parece estar cada vez mais curta se colocarmos na ponta do lápis as metas que queremos conquistar antes de formar uma família, porém o relógio biológico não espera você realizar todos os seus planos. A mulher possui um estoque de óvulos que vai diminuindo e perdendo a “qualidade” com o passar dos anos. E é por isso, que as mulheres mais velhas possuem mais dificuldade para engravidar, além de aumentar o risco das doenças cromossômicas.

2- Estresse

Se manter calmo e longe de problemas é um dos conselhos para quem quer engravidar, pois esse pode ser considerado um dos principais motivos da infertilidade. De acordo com a pesquisa realizada pela Ohio State University College of Medicine, publicada em 2014, mulheres com alto nível de estresse possuem 29% menos de chance de engravidar em relação às outras.

3- Doenças

Miomas, cisto no ovário, pólipos e outros problemas relacionados a qualquer parte do aparelho reprodutor feminino podem interferir na hora de engravidar. Vale ressaltar que a endometriose corresponde a 40% dos casos de mulheres que tem dificuldades ou não podem ter filhos.

4- Cigarro

Além de desencadear inúmeros problemas a saúde, o cigarro também atrapalha as mulheres que querem engravidar. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, 13% dos casos de infertilidade estão ligados ao tabaco.

5- Obesidade

Cerca de 50% da população brasileira está acima do peso. A obesidade além de influenciar na saúde física e na qualidade dos óvulos, faz com que a mulher produza células gordurosas que atrapalham o ciclo menstrual e a ovulação.

6- Problemas hormonais

Difícil é encontrar uma mulher que já não sofreu com isso. Para evitar problemas com os hormônios, é aconselhável realizar uma dosagem hormonal de tempos em tempos. Uma das alterações mais corriqueiras é a tireoide, que pode influenciar diretamente no ciclo menstrual.

7- Ansiedade

Talvez o mal do século, a vida é muito corrida e as pessoas são muito ansiosas. Imagina a expectativa pra engravidar? Sim, esse nervosismo é normal, mas pode se tornar um problema para a mulher na hora de esperar por um bebê.

8- Medicamentos

O uso de alguns remédios ao longo da vida pode reduzir suas chances de engravidar, portanto antes de tentar uma gravidez informe tudo isso ao seu médico. Dependendo do medicamento que você já tomou ou caso faça uso contínuo de algum remédio pode ser que seja preciso iniciar um tratamento para engravidar.

10- Álcool e cafeína

O velho ditado de que tudo que é demais faz mal, é verdade. Mulheres que consomem álcool em excesso possuem mais dificuldade para engravidar. Com a cafeína é a mesma coisa, por isso o indicado é o consumo de duas xícaras de café por dia. Vale ressaltar que ambos durante a gravidez são prejudiciais ao bebê.

11- Estilo de vida

Levar uma vida muito agitada, estressada e que te deixa ansiosa, não se alimentar bem, estar acima do peso e tudo que citamos acima está diretamente relacionado à sua maneira de levar a vida.

Você também pode gostar:

E se sua saúde não está muito boa, acaba impedindo o seu corpo de receber um bebê.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br