Energia em Equilíbrio Reiki Celta

Reiki Celta: Sabedoria dos druidas

Escrito por Tereza Gurgel

O Reiki Celta exalta a antiga tradição dos sábios Druidas, que eram os “sacerdotes”, agindo como conselheiros, legisladores e curadores das tribos célticas. Quem sente afinidade com esta forma de praticar o Reiki – fortemente ligada à preservação de nosso frágil planeta – deve também procurar informações sobre a rica história destas tribos.

Os celtas não formavam um único “país”, na verdade, o que os uniam eram as mesmas tradições, língua e crenças. Haviam várias tribos espalhadas pela Europa. Sua origem é incerta, provavelmente datando da Idade do Bronze, ao norte da Europa, por volta de 1200 a 700 a. C.

Uma cultura celta da Idade do Ferro foi encontrada em Hallstat (Áustria), datada entre 700 e 500 a. C. Outra cultura celta, mais desenvolvida, foi encontrada em La Tène (Suíça), datada por volta de 500 a. C.

reiki celta

Seus artefatos são ricamente ornados com um minucioso trabalho de curvas sinuosas e entrelaçamentos. Cada tribo era estruturada por classes: as mais “baixas” cultivavam a terra. Os artesãos eram respeitados, os chefes e reis governavam e recompensavam com terras seus nobres e seguidores; os guerreiros cuidavam de afastar os inimigos. Os druidas, que tinham uma posição comparável a dos reis, eram os legisladores e mantenedores da cultura tradicional, juntamente com os videntes e adivinhos (bardos e vates). As mulheres tinham uma certa independência legal; há registros de guerreiras, professoras, profetisas, artesãs, bardas e druidas.

Os celtas transmitiam suas histórias e conhecimentos apenas de modo oral, pois não conheciam a escrita.
Com a chegada dos primeiros cristãos e a difusão do cristianismo, uma forma simplificada de escrita começa a ser utilizada, com símbolos que – segundo alguns estudiosos – derivam das runas germânicas. A maior parte destes registros são encontrados em madeira e pedras, sendo a grande maioria de nomes de pessoas.

As energias do Reiki Celta, canalizadas por Martyn Pentecost, são representadas por algumas destas letras, e assim se ajuda a manter viva a tradição destes povos.

São três os níveis de estudo e aprofundamento em  Reiki Celta. Como nos sistemas tradicionais, o praticante ganha acesso às energias específicas através de sintonizações – que devem ser realizadas apenas por um Mestre.

Todos devem começar pelo primeiro nível, mesmo que tenham recebido iniciações em outros sistemas. Cada nível prepara a pessoa para os níveis seguintes:
  • Primeiro nível: são introduzidas as noções básicas do Reiki Celta, e conhecimentos sobre técnicas tradicionais do Reiki, além de informações sobre aura, meridianos e chacras. O estudante é sintonizado com seis símbolos Ogham;
  • Segundo nível: são apresentadas as energias de manifestação de objetivos e proteção, a utilização de cristais, e mais seis símbolos Ogham;
  • Terceiro nível: o praticante é sintonizado na energia dos Mestres, aprendendo como proceder às iniciações, e são introduzidos os cinco símbolos Ogham do Mestrado.

Você também pode gostar

Praticar o Reiki Celta é estar aberto para receber diretamente as energias da Mãe Terra (árvores, arbustos e oceano), sem esquecer de agradecer a ela todo sustento que nos é oferecido. Além de incrementar a cura e contribuir para alcançar metas pessoais, o Reiki Celta conscientiza as pessoas para a cidadania consciente e responsável, tornando nosso planeta um lugar melhor.

Fontes:
Wikipedia – “Ogham”  – https://en.wikipedia.org/wiki/Ogham
“Explorando o Druidismo Celta” – Sirona Knight – Editora Madras, São Paulo, 2001

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: zenrunic7@gmail.com
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel