Chakras Energia em Equilíbrio

Compreendendo o poder dos chakras

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os chakras ou xacras, segundo a filosofia iogue, são centros energéticos que ficam dentro do corpo humano e distribuem energias planas através de canais que nutrem órgãos e sistemas, causando assim um equilíbrio corporal.

A energia vital emanada por esses pontos vitais que são distribuídos pelo nosso corpo, são ideais para manter nosso corpo saudável. No total são sete pontos, cada qual com a sua função, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a funções físicas, mentais, vitais e espirituais.

Entenda agora, como cada um deles age no seu corpo:

Muladhara Muladhara – Base; Suporte

Localizado no centro da espinha dorsal, esse chakra é responsável pela energização geral do organismo, e está ligado com o elemento terra.

Nele habitam características de instinto de sobrevivência, solidez, materialidade, boa comunicação, autoconfiança e o discernimento espiritual. Mas existem também alguns pontos negativos, que são inércia, posse, medo, rigidez, cobiça e credulidade.

Svadhisthana Svadhisthana – Fundamento de si próprio

O segundo chakra, localizado abaixo do umbigo, relaciona-se diretamente com o poder criador de energia sexual, ligado com o elemento água, está conectado com os fluídos líquidos do corpo humano. Suas qualidades positivas são a assimilação de novas ideias, dar e receber, desejos, emoções e prazer. Já as negativas estão ligadas com confusão, ciúmes, impotência, problemas de bexiga e até mesmo sexual, por isso é importante manter o equilíbrio desse chakra.

manipura Manipura – Plexo Solar

O terceiro chakra está localizado na região do umbigo próximo a bexiga. Conectado com o sol, esse ponto está relacionado diretamente com as emoções. Quando muito energizado a pessoa mantêm o autocontrole, autoridade, energia, humor, poder pessoal e transformação, porém quando a energização está negativa, o medo, ódio, doenças digestivas podem se manifestar.

Anahata Anahata – Invicto

O quatro chakra situa-se na direção do coração. Sua energia está ligada ao amor e a devoção, como formas sutis e relação com as emoções. Quando mantido em equilíbrio esse ponto emana energias de amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz. Já quando não está corretamente energizado, o desequilíbrio se manifesta, junto com instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.

Vishuddha Vishuddha – Purificador

Localizado na garganta o quinto chakra relaciona-se com a percepção do entendimento e com a voz. Quando desenvolvido corretamente emana paz, comunicação, lealdade, honestidade e integração. Não desenvolvido pode causar depressão, ignorância, problemas na comunicação e doenças tireoidianas.

Ajnã Ajnã – O centro do comando

Situado entre as sobrancelhas o sexto chakra é conhecido como terceiro olho e está ligado com a percepção sutil e capacidade cognitiva. Sua energização traz concentração, devoção, intuição, imaginação, realização da alma e sabedoria. Ao contrário, pode trazer dores de cabeça, medo, problemas nos olhos, pesadelos e tensões.

Sahasrara Sahasrara – O Lótus das mil pétalas

Com a função de revitalizar o cérebro o sétimo chakra se localiza no topo na cabeça, bem no centro. Através dele recebe a luz divina, a percepção além do tempo e espaço, abrindo a consciência para o infinito. É preciso equilíbrio para não cair em alienação, confusão, depressão e falta de inspiração.

Como manter os chakras energizados?

Existem várias terapias, como o yoga, reiki, cromoterapia e terapia pânica que utilizam como base do tratamento os chakras para atingir os males do corpo físico e espiritual.

Uma boa dica para quem não consegue muito tempo para frequentar essas terapias é separar uma parte no dia, em um lugar calmo, sentar com as pernas cruzadas, manter a postura reta, com a palma da mão aberta em cima do ponto que precisa ser energizado, faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando, mas sem tocar no corpo. Mantenha pensamentos positivos, mande vibrações para o seu corpo e energize assim seus chakras.


  • Texto escrito por Letícia Lima da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]