Autoconhecimento Psicanálise

Ego, melhor não tê-lo. Mas se não tê-lo, como sabemos?

Silhueta de homem com coroa destruindo uma cidade.
prazis / 123RF
Tarô Transforma
Escrito por Tarô Transforma

A carta do Eremita no Tarô nos mostra o que Freud já nos ensinava há anos. O equilíbrio do Ego nos valores internos com o mundo externo.

Imagina que em 1923, o psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939), já “instigava” o mundo com seus trabalhos e estudos, mostrando ao público dos anos 20, onde o comum pensamento estava na sociedade e nas descobertas; ele ia no caminho contrário ao pensamento do mundo externo, com suas teorias e o seu clássico “o eu e o id “.

Com certeza Freud, na sua inteligência avançada, já mostrava que a saída e a solução estavam para dentro, ou seja, dentro de cada um de nós; isso não depende do externo, da sociedade e das ocasiões do mundo. Isso depende do nosso Ego (a ligação entre nossos impulsos, sociedade e educador).

Não tem como falar do ego sem falarmos de Freud, uma vez que o ego faz parte do núcleo da personalidade de cada indivíduo, personalidade essa que é formada por três competências internas do ser humano: o id, o ego e o superego, ou seja, são dirigidas, simultaneamente, o id, pelos impulsos ou tendências; o superego pelos valores da educação familiar e social; e o ego é exatamente essa ligação, esse fluir, esse “jogo de cintura” entre o id e o superego.

Esse amigo, ou inimigo interno, o ego, ele é livre, é leve, é pesado, é punitivo, é supervalorizado, ele é tudo ao mesmo tempo, seja para o nosso bem ou para a nossa autodestruição.

Pela liberdade do ego, ele convive muito bem tanto no nosso externo como no nosso interno. Ele vem do Id, do impulso, e procura a harmonia com o superego, que vem de um pensamento e sentimento bastante moralista e ético. Esse amigo interno, o Ego, ele respeita e protege a ética, a moral, o bom senso, o discernimento, o equilíbrio interno e externo do ser humano.

Olho de um homem.
Abbat / Pexels

Ele ajuda a cuidar também da nossa saúde mental, desde que esteja em equilíbrio, caso contrário ele destrói seu dono, ou seja, o nosso Eu interior. Destrói com críticas, com severidades, com autopunição, autossabotagem, e aí, não é nada saudável. Ou, também, o inverso, com autovalorização, autoelogio, autoprestígio, e por aí vai. As duas formas de interpretação egoicas, tanto na desvalorização quanto na valorização, não são normais e muito menos saudáveis, ambas mostram desequilíbrio interno. O caminho do meio é sempre o saudável.

Por transitar no mundo externo, sociedade e valores, e transitar no mundo interno, eu e valores, o ego acaba sendo tanto positivo como negativo. E mais, dentro de cada um, ele causa imensas catástrofes internas, com autocrítica, autojulgamento, autopunição, autovalorização, traumas, bloqueios, medos, coragens, forças e fraquezas.

E, sim, precisamos mesmo estar em equilíbrio com nosso amigo Ego.

Na dúvida para manter o equilíbrio do Ego (impulso, sociedade e educador), perceba que tudo que te ofende vem do ego, ou o eu inferior, e não é o seu Eu real e verdadeiro. E se ofendeu alguém, também, respeita o Ego do outro (impulso, sociedade e educador), é a hora de rever a situação e parar com determinadas atitudes, pensamentos e sentimentos. Essa é uma boa bússola para deixar a espiritualidade agir e a vida fluir. A espiritualidade fala a língua do bem universal com harmonia. Sem dramas e sem julgamentos, apenas respeite-se e respeite. Seja feliz. Evite máscaras, seja você.

O seu melhor sempre está presente em cada momento, mesmo quando não sabe. Tudo é experiência de vida.

Agora que já vimos um pouco da psicanálise e valores egocêntricos tanto no positivo como no negativo, vamos para a espiritualidade. E assim juntamos o físico com o espiritual e nos ajudamos a ter o equilíbrio, tão necessário para a saúde física, espiritual, mental, sentimental, social, familiar e moral. Muita coisa para manter a harmonia, não acha? Mas é possível.

Aqui vamos falar da espiritualidade com o arquétipo do Tarô, um bom exemplo para entendermos nosso Eu interior em equilíbrio ou nosso ego em harmonia. No jogo de cartas do Tarô, aliado ao momento presente de cada indivíduo, temos um amigo incrível, o Eremita, o nono arcano maior do tarô, que nos mostra que a verdade está dentro de cada um, com nossos princípios e valores mais internos, assim como Freud em suas teorias nos mostrava, já desde a década de 20, com interligações, id, ego e superego, ou seja, impulsos, sociedade e família.

O Eremita nos mostra que o ego equilibrado, o bom senso, vem do nosso coração, da nossa sabedoria interna, da nossa alma. Isso já trazido de outras vidas, de outras eras, de percepções internas conscientes e inconscientes, de família, de sociedade e experiências que cada ser humano tem, e quando está muito no seu eu externo, ou eu do outro ao seu lado, acaba, por várias vezes, esquecendo do seu Eremita, do seu ego positivo, do seu Eu interior.

O sábio senhor Eremita nos mostra em sua figura, a lanterna, onde ele nos diz: “Eu ilumino o meu caminho.”

Seu cajado representa a sabedoria, a autoridade que nós lideramos o nosso interior, o nosso livre arbítrio, as nossas escolhas, e consequentemente damos a liberdade para o outro escolher seus caminhos também. Os Eremitas são conhecidos por isolar-se e viverem sozinhos, por saírem da sociedade e se fechar em seu mundo, na busca de respostas e compreensões mais elevadas. Não precisamos sair da sociedade, pois também não é saudável, mas precisamos, sim, ter momentos solitários, só com a gente, para nos entendermos e nos fortalecermos.

A espiritualidade aliada ao ego nos traz equilíbrio de valores e princípios. E assim a vida flui, caminha, anda, segue para a frente. E tudo se transforma, não porque o mundo tenha mudado, mas por que o nosso interior, nossa maneira de sentir, compreender e agir, é que mudou. É quando o amor-próprio fala mais alto.

De olhos fechados, mulher ora com as mãos unidas próximas do rosto. Nos polegares, está presa a corrente que ela usa no pescoço.
Brett Sayles / Pexels

Isso é a sabedoria, é a importância que o arquétipo do Eremita, ou do ego equilibrado traz para o indivíduo, de se olhar para dentro, de se reconhecer, de se autoconhecer, de saber seus talentos, suas virtudes, qualidades, seus defeitos, seus desejos e anseios. Conhecer seus sonhos e suas realidades e deixar fluir com seu autoconhecimento e conscientização de seu ego equilibrado e espiritualidade em harmonia.

Dessa maneira, com muita autoridade e vontade interna, os comportamentos e ações tornam-se mais certeiros, mais objetivos, com isso, o simples sim vira sim; e o não vira não, ou seja, a dúvida fica menor e a certeza maior.

Essa certeza é o que chamamos de fé, de confiança, de força interna, não pela força física, mas pela força espiritual e moral equilibrada com a espiritualidade e a matéria, é o famoso discernimento.

É quando sabemos que temos e que existe essa força, essa vontade maior, muito melhor, do que a nossa própria vontade.

Já diz a oração que Jesus nos ensinou: “Seja feita a sua vontade … assim na terra, como no céu.”

A vontade de Deus, da força maior, do poder do espírito, da luz.

Percebe-se agora que o Ego equilibra-se diante da espiritualidade, porque a energia do bem torna-se bem para todos, reconhece-se os erros dos outros, mas não julga, reconhece os próprios erros e não se faz nem de vítima nem de sofredor, porque deixou apenas o bem prevalecer, e aí está a paz, alegria, a harmonia, o respeito, a compreensão, a saúde, a vida.

Uma boa frase de meditação é: “A harmonia do meu ser é minha maior proteção”.

Você também pode gostar

Essa frase usada em uma ou algumas vezes de meditação, bem verdadeira, bem profunda e real, só você com você, quando bem entendida, param-se pensamentos e sentimentos confusos e esclarece situações para a vida caminhar e fluir. Sinta essa frase, no fundo da sua alma e do seu coração.

P.S. O título desse artigo é uma homenagem ao Poema Enjoadinho de Vinicius de Moraes, no qual todos os direitos e créditos ao poema original estão reservados e protegidos.

Com muito respeito. Atenciosamente.

Sobre o autor

Tarô Transforma

Tarô Transforma

Sou Carol Quintais e vivencio junto com meu trabalho a evolução de cada um.

Todos nós temos o poder de transformar nossas vidas, só precisamos encontrar a energia correta para isso.

Todas as religiões são sagradas, pois cada uma é de Deus, do homem, do amor e do perdão. Por isso estamos todos interligados no respeito e no valor individual e comunitário de cada um, pois TODOS SOMOS UM.

Sou taróloga, reikiana, formada em artes cênicas e, desde 2012, trabalho como terapeuta holística e integrativa, conciliando os arquétipos do Tarô à antroposofia, ou seja, a ciência espiritual do corpo, da mente, dos sentimentos e das emoções.

Trabalho com o Tarô para abertura da inteligência emocional, aliado à energia do Reiki e à conscientização do ser humano para a transformação interior, familiar, profissional e social positiva.

Dessa forma, ajudo no desenvolvimento das pessoas para o seu autoconhecimento. Só assim é que a mudança positiva é realizada.

Por meio de técnicas de desbloqueio, limpeza, relaxamento, leitura de Tarô, Reiki, entre outras, é que serão liberadas energias que não condizem ao seu eu positivo, alegre, equilibrado, realizado e puro; em harmonia com você e as pessoas ao seu redor.

Você entenderá a felicidade do seu interior.

Aprenderá a lidar com situações, pessoas, recordações e momentos vivenciados que não integram o seu melhor lado positivo, mas que fortalecem o seu interior com sabedoria, inteligência e bom senso, aliados sempre a discernimento e equilíbrio.

E é assim que vocês e todos nós aprendemos também a trabalhar as emoções, para uma transformação real e positiva no meio em que vivemos; de dentro para fora.

Com técnicas e conhecimento, o Tarô Transforma proporciona a autocura, para uma vida saudável, que flui e caminha para frente.

• Para quem as técnicas Tarô Transforma são recomendadas?

Para pessoas que estão passando por dificuldades na saúde, na família e nos relacionamentos, seja em formas de pensamentos, sentimentos e emoções não tão positivas.

Para pessoas com ansiedade, insônia, depressão, baixa autoestima, complexo, vergonha, timidez e distúrbios alimentares.

Para pessoas com traumas, situações paradas e que não conseguem desbloquear sozinhas.

Pessoas com dificuldade de concentração em viver no momento presente e dificuldade de tomar decisões.

Para pessoas com muita autocrítica, autojulgamento e que se exigem demais.

Para pessoas e grupos que gostam e têm experiências de autoconhecimento, de autoajuda, de desenvolvimento pessoal, de saúde, de qualidade de pensamentos e sentimentos; para ampliar seu leque de conhecimento, rever alguns pontos e expandir a consciência.

O Tarô Transforma desenvolve trabalhos, técnicas e cursos para o bem-estar individual e coletivo.

• As leituras de Tarô são sempre as leituras inconscientes e conscientes do momento presente, de maneira quântica, ou seja, para ajudar cada um a se resolver, a se ajudar, e se fortalecer; no Agora, no tempo presente, respeitando a vontade, o momento e o livre-arbítrio de cada um.

A leitura de Tarô mostra a solução que sempre esteve dentro de cada um e abre os caminhos, ajuda a soltar o que tem que partir e ressignificar o que está presente.

• O Curso de Tarô Caminhos Abertos com os 22 Arcanos Maiores é o curso nível I, básico, desenvolvido para o autoconhecimento.

O aluno aprende a leitura de cartas dos 22 Arcanos Maiores, para a sua própria leitura de cartas e seu autoentendimento. A partir daí, começa seu conhecimento de crenças, de sentimentos, de comportamento e de ações, então logo vem a mudança positiva e evolutiva de si próprio.

É totalmente para o autoconhecimento e a autoajuda para as descobertas individual de cada um.

É nos conhecendo que conhecemos, valorizamos, apreciamos e respeitamos nós mesmos e os outros. Dessa forma, agradecemos as belezas da vida.

Aproveite o curso para se valorizar e se amar.

O autoconhecimento abre cada vez mais os caminhos para o equilíbrio, a harmonia, as soluções de problemas, para eliminar pensamentos negativos e para saber a hora de parar e de seguir adiante.

Estamos aqui para ajudar na jornada interior de cada um, fortalecendo juntos e rapidamente a sua conexão com o seu EU interior, levando você ao AUTOCONHECIMENTO que melhorará sua vida em todos os aspectos.

Aceitando e transformando em bem, em amor e em novas oportunidades que sempre estão à sua disposição. É um aprendizado constante e sempre saudável.

Muito obrigada!

Contatos:
Email: [email protected]
Site: tarotransforma.com.br
Facebook: tarotransformaoficialnovo
Instagram: @tarotransformaoficialnovo
Youtube: Tarô Transforma