Mantras Vídeos

Mantra para iluminar a mente: Gayatri Mantra


Mantra em Sânscrito:

Om bhūr bhuva svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt

Tradução:

“Ó Deus da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
Que a tua divindade nos penetre
E possa inspirar nossa mente.”

Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduísmo, uma simples meditação com foco na luz espiritual, ele é entoado, especificamente, para iluminar a mente e o intelecto.

Cada sílaba do mantra contém um significado místico:

OM é a manifestação da Luz do Criador Brahman, sendo este o som da  manifestação. Entoar o “OM” é pedir uma manifestação das palavras do mantra.
BHUR é o Plano da Manifestação do Ser e o Esforço para a Manifestação da Vida.
BHUVA é o fogo destruidor dos sofrimentos, o Prana existente na atmosfera e o poder ativador do Chakra da Garganta.
SWAH ou SWAHA, ou ainda SVAH, OU SVAHA, ou ainda SVUH ou SUVHA é o Plano Mental, o Reino da Iluminação, o chakra da coroa. Em sânscrito, significam:  Que assim seja! Que se manifeste! O mesmo que AM, AUM, EU SOU, ou AMÉM. É quando concebemos o saber de algo. É uma confirmação de que queremos receber a energia do mantra que estamos entoando. Também utilizada no Tantrismo como uma saudação. Ao saudarmos alguém, estamos recebendo-o em nosso meio. Assim, tem o mesmo significado.
TAT é aquele que atua a manifestação do plano divino, é quem faz acontecer.
SAVITUR é brilhante como o Sol.
SURYA, o hierarca de Sírius, é aquele que se auto ilumina e preserva a Luz, é a energia Alfa do Pai, o representante máximo do “Grande Um” para a humanidade.
VARENAYAM é o melhor, o supremo, alguém que merece ser adorado.
BHARGO é a radiação da glória, uma energia que consome a ignorância, e por consequência, o sofrimento e a miséria.
DEVASYA é a iluminação que vem de Deus. Sabedoria divina.
DHIMAHI é quando meditamos em sua Luz, meditamos em seu Ser.
DHIYO YO NAH para despertar a grande visão (dhiyo) em nós e assim sabermos de tudo.
PRACHODAYAT é direção, coragem, inspiração cósmica e sabedoria khristica.

O mantra traz a sabedoria divina para aqueles que entoam com devoção e constância. Sabedoria e direção divina são itens muito importantes para pedirmos a Deus, pois somente assim podemos vencer os problemas, os sofrimentos, as doenças, a miséria e qualquer barreira.

A sabedoria está no plano espiritual e o Gayatri Mantra é uma chave para conquistar esse poder. Além disso, esse mantra usa o poder do chakra da garganta para ativar o chakra da coroa, trazendo-nos mais sabedoria, com mais capacidade para atuar como Alfa e menos como Ômega.

Se você almeja a ascensão nesta vida, atue como Alfa para levar o fogo transmutador de Deus Pai para todos os lugares onde você for.

A energia Ômega busca sempre receber, enquanto a energia Alfa sempre dar. Atuar como Ômega o tempo todo é prejudicial e perigoso, então o Gayatri Mantra nos ajuda a deixar de ser uma pessoa que quer receber apenas para sermos um Sol que ilumina a todos e dá vida contínua.

Esse mantra é, portanto, o Mantra da Iluminação, considerado por vários sábios o mais completo e poderoso que podemos praticar, atuando desde os aspectos mais sutis do Ser até a matéria, sendo um mantra total.

A deusa Gayatri

A deusa Gayatri é retratada na maioria das vezes sentada num lótus vermelho, o que significa  riqueza. Ela pode aparecer em qualquer uma dessas formas:

  • Com cinco cabeças, dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e com dez braços, segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.
  • Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão e uma cura na outra, como a deusa da Educação.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]