Meditação Yoga Yoga para crianças

Meditação e Yoga Lúdico na Educação – Uma Abordagem Integrativa

Alunos meditando em posição de lótus na mesa na sala de aula na escola primária
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira

23 de janeiro – Dia Internacional da Medicina Integrativa
Meditação e Yoga Lúdico na Educação – Uma Abordagem Integrativa

“Quando os homens forem sadios, a sociedade também o será.” – professor José Hermógenes

Meditar é estar consciente de cada momento da vida, é uma prática que alivia tensões mentais, emocionais, físicas, diminui a produção do hormônio de estresse, melhora os padrões cognitivos e reduz sintomas ou sinais de déficit de atenção.

Yoga é ciência, arte e filosofia, um caminho para a autoeducação, pela integração da mente, corpo e emoções, uma das práticas mais antigas do Oriente, declarado em 1º de dezembro de 2016 Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (ONU).

Quando crianças, jovens e adultos são inspirados a conhecer e vivenciar essas práticas integrativas em ambientes educacionais, as habilidades e competências socioemocionais são ampliadas.

A qualidade nas interações humanas ganha mais sentido, a empatia, o sentimento de pertencimento, a identidade pessoal, social e cultural são mais reconhecidos e valorizados.

Criança de olhos fechados meditando

O ambiente escolar ou educativo torna-se mais acolhedor, pacífico e amoroso, as situações conflituosas podem surgir e são resolvidas com maior diálogo e escuta empática.

As experiências proporcionadas pela prática de meditação e yoga na educação promovem uma visão integral do ser aprendiz, reconhecendo seus saberes, ritmo e habilidades.

Aprender a cuidar de si, do corpo, das relações humanas, do meio ambiente, explorar a criatividade, desenvolver maior estado de concentração, reduzir pensamentos e sentimentos de ansiedade, medo ou timidez, são alguns dos resultados alcançados com educandos, educadores e gestores.

Criança com mãos sujas de tintas coloridas em frente ao rosto

Uma educação de qualidade precisa valorizar a saúde e o bem-estar de todos os atores envolvidos no processo educacional, promovendo saberes e práticas para autodesenvolvimento e autocuidado.

Você também pode gostar

Nossas experiências em ambientes educacionais, há dez anos, comprovam os benefícios das práticas de Meditação e Yoga Lúdico na Educação.

É uma abordagem integrativa que valida os Pilares da Educação para o Século 21, os Objetivos do Milênio e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Bebê brincando com objetos coloridos

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira