Energia em Equilíbrio

Significado de Shiva

Ilustração de Shiva sorrindo com os olhos fechados
123RF/Anna Vino
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Shiva é um dos deuses do hinduísmo, o nome significa “benéfico”, também é conhecido por ser destruidor e transformador da energia vital, pode simbolizar também a energia criativa. Ele participa da trindade suprema hindu, chamada Trimurti, junto com Brahma (Deus criador) e Vishnu (Deus preservador), pode ser associado com a Santíssima trindade do catolicismo, que é “Pai, Filho e Espírito Santo”. Dessa forma, ele tem a virtude cíclica de que quando destrói, cria e transforma, repetindo o ciclo depois.

Ele é representado pela figura de um homem sentado, em posição de lótus (pernas cruzadas), em cima de uma pele de tigre, que simboliza força e vitória. Possui quatro braços, dois ficam sobre a perna, enquanto uma mão segura um tridente, que representa os três papéis de destruidor, de criador e de preservador.

Simbolismo a partir das representações

Algumas vezes a mão direita está aberta na altura do peito simbolizando bênção. Aparece também com serpentes em volta do pescoço e na cintura, que simbolizam a imortalidade e o poder dele, associados com Kundalini, que é a energia vital.

Outra parte da imagem retratada de Shiva que possui um significado é o cabelo, segundo a lenda ele nunca o corta, para ele as madeixas representavam fonte de poder e energia.

Mulher em posição para fazer meditação
Ksenia Makagovona/Unsplash

Tem um coque central na cabeça, que é muito parecido com uma coroa, segundo os hindus é de lá que jorram as águas do Rio Ganges e Shiva. Já a Lua é associada à ciclicidade da natureza e renovação constante, assim como as fases da Lua.

Enquanto o terceiro olho na testa de Shiva simboliza os raios ou o fogo destrutivo, associados ao esclarecimento e à inteligência.

Você também pode gostar

Shiva é representado muitas vezes por um símbolo chamado “Linga”, a palavra significa “marca” ou “sinal”, diretamente ligado à presença invisível no centro da criação e à fertilidade. Um símbolo visível da energia primordial e onipresente desse deus.

Shiva Nataraja é uma das formas que ele é representado, que é o senhor da dança do ciclo de nascimento, morte e renascimento. Ou também como Shiva Bhairava, associado à destruição dos inimigos, junto com um animal.

Criador da Yoga

Shiva é conhecido por ser o criador da Yoga, devido ao poder de gerar transformações físicas e emocionais em quem realiza essa prática. Dizem que ele transmitiu o conhecimento sobre a prática para sua esposa, Parvati. Além disso, ensinou a ciência da Yoga aos antigos rishis, que transmitiram o conhecimento para toda a humanidade.

Duas mulheres praticando yoga
Rawan Yasser/Unsplash

Os tântricos e os yogues o consideram o primeiro guru ou primeiro yogue, tais ensinamentos são transmitidos até agora na forma de Agama Sastras. Esse conhecimento é passado por Shiva, não em forma de explicação, mas como instruções diretas sobre métodos de libertação. Tais ensinamentos têm sido passados e aperfeiçoados pelos discípulos por várias eras.

Shiva é muito admirado e cultuado pelos hindus, e também pelas pessoas que praticam yoga e se identificam com a religião. É um dos principais deuses dessa cultura, que inspira as pessoas e propõe reflexão a partir dos ensinamentos e histórias.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]