Autoconhecimento

Quando o Espírito da Terra se torna o símbolo da Cura e do Amor?

Mãos com broto de planta e terra iluminadas pelo sol
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira

“A Terra representa o lado visível da vida a manifestação concreta de todas as sementes que germinam no mundo das ideias”.

Samuel Souza de Paula

Hoje dia de Gaia, a Terra! 

A Terra mãe que nos acolheu em seu ventre, a Terra elemento da Natureza que dá estrutura, a Terra como elemento dos signos.

O que sentir e falar sobre a Terra? Alegria e emoção, imagina uma taurina com ascendente em libra escrevendo sobre Gaia. Transbordamento puro de Amor.

Memórias afetivas maravilhosas como, brincar de fazer comidinha e panelinha de barro, ficar descalça, sentir o orvalho da noite na grama, cheiro de terra molhada depois da chuva surgem instantaneamente!

A capacidade de ser realizadora, organizada, adorar planejamentos. Atualmente, estou mais flexível, a organização é uma bússola e se precisar mudar a direção vamos lá.

Às vezes preciso aterrar, quando me distancio muito do meu elemento, entro em contato com a energia telúrica para realizar meus sonhos, me manter focada no presente e sentir a força dessa Mãe que pulsa no meu ser.

Mulher loira de cabelos curtos de costas com braçoes para o alto com areia branca no fundo e sol refletindo

A Terra é força nutridora da Vida.

Conversa conosco, dá pistas, nos convida a olhar para a sua beleza divina e natural, somada a todos os elementos. Às vezes ela grita e chora! Por conta de filhos mimados, birrentos, que insistem em explorar seu corpo e seus recursos naturais.

Quando ouvimos a sua voz nos curamos e curamos Gaia!

A Terra, como um mundo em transformação, ajuda esses mesmos filhos a viverem a fisicalidade, olhar as suas sombras e reconhecer a sua luz.

A Terra é o elemento da cura. Em nossos artigos, sobre a Jornada Interior com os 4 Arquétipos, partilhamos o princípio de que esse elemento feminino promove a cura. Pois oferta o amor incondicional, nos ensinando a amar a nós mesmos, aos outros e Gaia, a Mãe.

“Quando os homens têm a conduta certa, suas cidades florescem e não existem guerras ou fome, pois a Terra traz abundância e felicidade a todos” 
Hesíodo

Mão com dedos tocando folhas pequenas de planta

Quando estamos verdadeiramente alinhados a esse elemento, algo mágico acontece. O fogo sagrado que pulsa em nós fica forte, pois a terra lhe dá suporte. A criatividade, as habilidades e os talentos são reconhecidos, nomeados, sem falsa modéstia. Despertam sensações lindas, maduras, a energia básica é vivida com maturidade, delicadeza, sem pressa, acolhimento é o objetivo.

Muitos caminhos espirituais reconhecem e aceitam a Terra como Deusa, Mulher e Mãe.

Nós mulheres precisamos aprender a nos reconectar a ela, podemos proteger, preservar e cuidar dela. Como se fosse o nosso corpo.

No aspecto individual, a filha de Gaia, cuida de seu próprio ser em todas as dimensões, física, emocional, comportamental e espiritual.

“Eu que sou a beleza do verde sobre a Terra, da Lua branca entre as estrelas, do mistério das águas e do desejo do coração dos homens, falo à tua alma: desperta e vem a Mim, pois sou Eu a da própria natureza, que dá a vida ao universo. De mim nasceram todas as coisas e a Mim tudo retornará…”
O Mandamento da Deusa, compilado por Doreen Valiente

“Cada passo que eu dou é um passo sagrado, cada passo que eu dou é um passo curador. Eu curo, eu curo o meu corpo, juntas curamos a Mãe Terra com amor”.
Canção tradicional dos círculos femininos norte-americanos.

Mão tocando água de mar com sol e céu ao fundo

Sugestão para alinhamento energético:

Conexão entre energias do Pai Céu e Mãe Terra

Deitada ou em pé relaxe e contraia todos os músculos do corpo, libere as tensões, relaxe a mente, faça respirações profundas e suaves, feche os olhos se conecte com a pulsação de Gaia. Imagine um fluxo de energia verde fluindo dela para você, penetrando seus pés e subindo, lentamente, até a base da coluna, passando pelos chacras, até alcançar o alto da sua cabeça. Daí ela retorna para a Terra como uma fonte de luz. Concentre-se na respiração e torne-se receptiva a outra corrente de energia, branca azulada, fluindo do espaço, trazendo vibrações celestes, estelares e planetárias. Essa energia penetra pelo chacra coronário, atravessa toda a sua coluna e se mescla com a energia, a energia da terra, três dedos abaixo do umbigo, refazendo e ativando as duas energias, como filha do Pai Céu e Mãe Terra.

Use sua vontade e crie, imaginativamente, um escudo protetor, colorido ao seu redor, a verde perto do seu corpo, a branca ao redor de sua aura. Absorva e guarde essa imagem. Respire profundamente, abra os olhos devagar. Refaça esse casulo protetor sempre que desejar. Importante lembrar da combinação das duas energias (verde da Terra e Prata do Céu), para te proteger de influências negativas.

Feliz Dia de Gaia, de Cura e Amor!

Abraço carinhoso.


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Clique: A Jornada Interior e a trilha do Visionário

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Sou apaixonada pelos processos de Educação e por tudo o que se refere ao desenvolvimento humano. Formada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar. Pratico meditação Raja Yoga e Yoga com Respiração Dinâmica.

Atuo como Palestrante, Coach Educacional, Instrutora de Yoga Lúdico na Educação e Consultoria Pedagógica para professores e escolas. Realizo atendimentos in company e em grupo. Graduada em cursos complementares como Arte Contemporânea, Xilogravura, Educadora Brincante, Instrutora de Yoga para Crianças e Jovens, Reiki Tibetano, Técnicas Corporais Ayurveda. Fundadora da Academia Confluência, criei a metodologia do Coaching Integrado Pedagógico em Grupo, método CIP, em parceria com Antônio Carlos Antunes. Escrevo artigos para o site e posts da Academia Confluência, no Facebook e Linkedin.

Atualmente, estou produzindo um livro para educadores e pais, com foco para a prática de Yoga com Crianças de 04 a 10 anos.

CONTATOS
www.academiaconfluencia.com.br
https://www.facebook.com/academiaconfluencia/
https://www.linkedin.com/in/anna-maria-de-oliveira-9b552327
https://www.linkedin.com/company/11367943/
e-mail: [email protected]