Animais de Poder Autoconhecimento

Arquétipo dos animais – O que é e como escolher o seu

Vários tipos de animais selvagens numa mesma montagem no meio da natureza
GoodFocused / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabe o que são arquétipos? Tecnicamente falando, são conceitos associados a personagens, usados para representar padrões de comportamento. Ficou complicado? Então vamos dar um exemplo mais próximo da nossa realidade.

Já viu aquele filme “As Patricinhas de Beverly Hills”? Bem, o termo “patricinha” pode ser considerado um arquétipo (sendo bem simplista): nos anos 90, era muito fácil identificar meninas com esse padrão — ricas, descoladas, mimadas e esnobes. Esses traços comuns levaram à construção desse “arquétipo”. Atualmente é um termo pejorativo, mas ajuda a entender o conceito.

Aqui, vamos falar propriamente dos animais arquetípicos, já que arquétipos podem existir em várias áreas. Saiba mais sobre o tema!

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Tipos de arquétipo dos animais

Como falamos anteriormente, podem existir arquétipos dos mais variados tipos, e os animais são ótimos exemplos, já que se acredita que cada um de nós tem um espírito animal protetor. Além disso, essa conexão nos dá força para atingir nossos objetivos e levar uma vida melhor. Veja abaixo alguns arquétipos de animais, e seus significados.

  1. Águia: voar bem alto permite a esse animal avistar tudo com amplitude. Isso representa a capacidade de enxergar longe, visualizar o quadro geral e se antecipar a qualquer imprevisto. As garras da ave indicam força e precisão. As asas, liberdade.
  2. Leão: esse animal representa força e liderança, além de nos prover coragem e autoconfiança. Ativar esse arquétipo incrementa nossa inteligência, já que esse animal só usa a força na hora propícia. A capacidade de realização, o espírito de equipe e a valorização do grupo complementam o simbolismo do leão.
  3. Carneiro: esse animal nos traz uma visão mais inocente das coisas, mas não no sentido de nos iludirmos ou sermos enganados, e sim, de enxergar as coisas com mais positividade e alegria. Com os olhos de uma criança, que se encanta pelas coisas da vida. Docilidade e gentileza também são aspectos desse arquétipo, mas não devemos confundir isso com fraqueza. Muitas pessoas são respeitadas principalmente por serem lhanas e doces.
  4. Borboleta: além da clássica simbologia da metamorfose, esse magnífico inseto traz a busca por liberdade e a capacidade de se reinventar. O longo processo da larva se transformando em borboleta também simboliza a paciência e a evolução.
  5. Coruja: um símbolo clássico da inteligência, a coruja vai além desse significado. Com sua capacidade exímia de ver no escuro, essa ave de hábitos noturnos nos presenteia com foco, intuição, autoconhecimento e espiritualidade. Sua habilidade de girar o pescoço em até 270 graus representa a visão ampliada e a faculdade de ver além do aparente, além de indicar uma capacidade de enxergar todos os pontos de vista.
  6. Beija-flor: esse lindo pássaro transmite graciosidade, delicadeza e equilíbrio. A sua habilidade de voar ligeiramente e poder parar no ar mostra autocontrole, serenidade e segurança para tomada de decisões. O beija-flor também transmite o fomento à criatividade e a capacidade de ver beleza e prazer nas pequenas coisas.
  7. Urso: este é um arquétipo que simboliza força e proteção — quem nunca ouviu a expressão “mamãe urso”? Por ser um animal associado à hibernação (embora haja cientistas que contestem essa condição entre esses mamíferos), o urso também nos transmite a ideia de introspecção, de se voltar mais para seu eu interior, e também a necessidade de respeitar ciclos.
  8. Cobra: ao contrário do que muitos pensam, a cobra não simboliza traição. Pelo contrário, ela tem a ver com cura, elevação espiritual, sabedoria e energia vital. É um animal que representa transformação e renascimento. O desapego também é um aspecto desse arquétipo.
  9. Cavalo: esse é um animal visto pelo xamanismo como ponte entre o mundo físico e o espiritual. Pela velocidade que ele alcança e por ser um animal de transporte, o cavalo representa movimento, progresso. Os cavalos indomados nos transmitem a ideia de liberdade, independência e força da natureza, além de autonomia para escolher o próprio caminho. Outros simbolismos desse arquétipo são a força de vontade, determinação e lealdade.
  10. Aranha: esse artrópode pode causar pavor em muitas pessoas, mas tem lá a sua beleza e é imprescindível na natureza. O fato de a maioria das aranhas produzir teia nos mostra a criatividade, a capacidade de produzir e a importância de sermos o agente principal de nossas vidas. Muitas aranhas têm oito olhos, o que pode significar uma capacidade de enxergar além do óbvio. Mas, como há tantas outras espécies com menos olhos, ou mesmo nenhum, essa simbologia é ainda mais rica, pois mostra diversidade e a ideia de que não somos definidos por nossas limitações. Uma aranha sem olho pode caçar apenas sentindo vibrações na sua teia e usando seu apuradíssimo olfato.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Como escolher o melhor arquétipo?

Não existe um melhor arquétipo, mas sim o melhor momento para ativar um em nossas vidas. É preciso desenvolver bastante o autoconhecimento para entender cada fase pela qual você está passando para saber qual arquétipo ativar.

Dessa forma, podemos te orientar a fortalecer sua capacidade de conexão com o animal desejado, para ativá-lo com sucesso. Tenha em mente que é preciso interagir constante e fortemente com o arquétipo, estudar profundamente sobre o assunto e preparar a mente para receber as energias dele.

Vale usar afirmações positivas, observar imagens e exercitar a mentalização delas. Estar em contato com a natureza também reforça esse vínculo, já que somos todos parte dela, embora nós, humanos, nos esqueçamos muitas vezes que também somos animais, e nossa “animalidade” é o que nos liga a todos os outros seres vivos.

Os arquétipos animais nos conectam a nossa natureza mais primitiva (e isso é bom!), portanto ativá-los é uma forma de resgatar instintos e aprimorar habilidades, tirando o melhor desse processo, para uma vida mais satisfatória e plena. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e, se quiser saber mais sobre o tema, faça um tour pelo nosso site e abra sua mente para esse mundo incrível!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br