Convivendo

O que é Lifestyle?

Mulher tirando fotos com câmera
stockpic--692575 / Pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra lifestyle pode soar um tanto ambígua graças à associação ao glamour e à influência da fama, em que ela, continuamente foi e é colocada. Luxo, elegância, riqueza, ostentação. Muitos são os adjetivos pomposos que figuram no imaginário popular quando se ouve falar no termo, tendendo, em muitos casos, a associá-lo ao que é supérfluo e descartável.

Apesar das aparências, é preciso entender que o que somos em essência vem da construção diária daquilo que tomamos como prioridade para o nosso bem-estar e felicidade. E esse é um dos fatores fundamentais e cruciais para não cairmos no erro de conceitos rasos e superficiais, constantemente propagados por celebridades e digital influencers patrocinados por marcas que lhes dão lucro e notoriedade.

O que é lifestyle?

Mas, então, quais são os tipos de lifestyle? São inúmeros os exemplos que podemos encontrar por aí, afinal não existe uma regra que determine quando uma vivência se torna um lifestyle. Para ilustrarmos, confira a seguir alguns tipos de lifestyle:

Mulher de costas no seu escritório em casa
Foxy Dolphin / Canva
  • Hipster: o termo ‘hipster’ vem do inglês e deriva da palavra ‘hip’, um adjetivo dos anos 40 que era utilizado para denominar algo disruptivo e descolado. Atualmente esse estilo de vida contempla pessoas que fogem de tendências massificadas, que estão sempre em busca de tudo que é novidade e ainda não se popularizou.
  • Veganismo: o veganismo vai muito além dos hábitos alimentares. Quem é adepto ao estilo de vida vegano não consome nada que tenha qualquer origem animal, seja um alimento, uma roupa, um produto de limpeza ou um acessório. Esse estilo de vida vem tomando cada vez mais força e atraindo mais adeptos devido aos seus inúmeros benefícios sustentáveis.
  • Minimalismo: o lifestyle minimalista aposta na simplicidade e no desapego das coisas materiais. Esse estilo de vida nos leva a refletir sobre nossos hábitos de consumo e o que realmente precisamos para levar uma vida feliz e confortável. A ideia principal do movimento é se livrar de todos os excessos e buscar essência nas coisas simples.
  • Luxuoso: Ao contrário do que possa parecer, esse lifestyle não visa o consumo desenfreado, pois foca mais em qualidade do que quantidade. Esse estilo de vida propõe que você viva as experiências da melhor forma possível escolhendo sempre o melhor sem poupar gastos.

Existem outros diversos tipos de lifestyle que abraçam as mais diferentes culturas, a lista é imensa pois cada uma delas abraça os mais variados aspectos das pessoas e seus hábitos.

Como escolher o meu lifestyle?

Ao mesmo tempo que não existe uma regra, o que cria um lifestyle é a junção de vários fatores como estilo pessoal, gostos compartilhados por um grupo de pessoas e formas de levar e enxergar a vida. Uma forma de levar a vida de um modo particular que consegue, ao mesmo tempo, ser compartilhado por outras pessoas dentro ou fora do seu ciclo social.

Antes de olharmos para fora é necessário olhar para dentro e se perguntar: quais são as minhas prioridades? Qual é o meu propósito? Assim entendemos o que realmente nos encanta e representa, passamos a compreender o que realmente importa para nós, o que nos ajuda a trazer esses objetivos para o dia a dia.

Em resumo, uma vez que entendemos a existência da vasta gama de opções de lifestyle, podemos optar por seguir algum desses estilos de vida. O importante é sempre buscarmos algo que se adapte à nossa personalidade, não o contrário! Afinal estamos falando de um modo de viver, então é primordial que ele seja confortável, prazeroso e que esteja diretamente conectado com algo que gostemos de fazer.

Onde se inspirar?

Buscar referências no assunto pode ser outra ferramenta para auxiliar a busca por um lifestyle. Existem inúmeras celebridades que promovem alguns tipos de estilo de vida e com a popularização das mídias sociais ficou mais fácil acompanhar alguns desses movimentos. Veja a seguir alguns canais e personalidades que abordam o tema:

Se você escolheu o veganismo:

Quando falamos em veganismo, uma grande referência é a Nátaly Neri, que cria conteúdo sobre esse estilo de vida desde 2015. A influenciadora conta com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, estando presente no TikTok, no Instagram e em alguns projetos no YouTube tratando de pautas raciais, sustentáveis e veganismo.

O podcast Outras Mamas aborda o assunto do ponto de vista feminino. Comandado pelas ativistas Bárbara Miranda e Thais Goldkorn, o podcast vai além e explora a relação entre o feminismo e o veganismo.

Para ajudar na alimentação, o Tá na Mesa Vegg é um canal no YouTube com dicas de receitas veganas para o dia a dia e dicas para quem está começando, além de resenhas sobre produtos e o compartilhamento do lifestyle em geral.

Se você escolheu o estilo hipster:

Como os hipsters gostam de fugir das grandes tendências, o uso desenfreado das redes sociais não faz parte do dia a dia dos adeptos a esse lifestyle. Com isso, temos pessoas que se tornam adeptas ao lifestyle mas sem declarar isso descaradamente, ou seja, não possuímos grandes nomes no nicho.

Todavia podemos encontrar inspirações sobre esse estilo de vida no Pinterest e vídeos no YouTube que abordam o lifestyle, como o do Márcio Salem, que aborda o modo de se vestir dos hipsters.

Se você escolheu o minimalismo:

Agora se você se identificou com o minimalismo, um bom conteúdo para explorar mais o assunto é o documentário “Minimalismo”, na Netflix. O longa fala sobre diferentes pessoas que adotaram esse lifestyle, deixaram velhos hábitos de consumo para trás e contam como a vida deles mudou após adotarem o modo de vida.

O documentário foi produzido por Ryan e Joshua, que, além do projeto com a Netflix, têm um canal no YouTube que conta com mais de 300 mil inscritos e um podcast para abordar o tema.

Se você escolheu o luxuoso:

Se o que lhe chamou a atenção foi o estilo de vida luxuoso, você pode ficar de olho em nomes famosos como Hayley Bieber, Kylie Jenner, Nicola Peltz Beckham e Gigi Hadid. No âmbito nacional nomes como Thássia Naves no Instagram e Lele Burnier, Isabella Bittar e Arthur Freixo no TikTok.

Benefícios de ter um estilo de vida

Em resumo, definir o seu lifestyle é, antes de tudo, promover uma autoanálise, um olhar para si mesmo. Escolhendo um estilo de vida, é possível entender:

  • Quais são seus gostos;
  • Qual seu propósito;
  • Como você se identifica;
  • O que você gosta de fazer;
  • Como você se posiciona no mundo.

Aderir a um estilo de vida consiste também em encontrar outras pessoas que partilham as mesmas ideias e gostos que você e descobrir uma nova comunidade que enxerga o mundo assim como você.

Enfim, o lifestyle pode ser uma porta para o desenvolvimento de novas características e vivências, para o descobrimento de novos gostos e hábitos e, por fim, para o compartilhamento de um universo particular.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br