Convivendo

O que é Lifestyle?

A tradução literal é “estilo de vida”. Mas você sabe, de fato, o que é um lifestyle? É isso o que vamos te mostrar detalhadamente neste artigo, incluindo até algumas dicas para aderir ou aprimorar o melhor estilo de vida para você.

Você vai entender como esse conceito é mais amplo do que parece e envolve hábitos, escolhas, grupos e outros aspectos com os quais uma pessoa se identifica e adere à sua forma de viver. Vamos mergulhar juntos nessa jornada de conhecimento? Desvende tudo sobre o lifestyle!

Você encontrará nesse artigo:

O que é lifestyle?

Mulher de costas no seu escritório em casa
Foxy Dolphin / Canva

Mas, afinal, o que é um lifestyle? Cada pessoa tem sua própria marca e estilo de vida, de acordo com as escolhas que faz ao longo do tempo. E isso é lifestyle: o conjunto de costumes, atitudes e preferências de um indivíduo ou de um grupo.

Alguns são mais ligados à tecnologia e procuram sempre usar os lançamentos do mercado. Outros têm o esotérico e o místico muito presentes em seu dia a dia. Também há aqueles que valorizam uma vida saudável e em harmonia com a natureza, aderindo ao veganismo, por exemplo.

Com tanta variedade, uma pergunta pode despontar: qual é o melhor estilo de vida? A verdade é que não existe resposta para isso. Cada um vai se sentir feliz e realizado com o estilo de vida que mais combina consigo. O que não falta é opção de lifestyle, inclusive!

Quais os tipos de lifestyle?

É impossível listar todos os tipos de lifestyle que existem, pois o ser humano é muito plural. No entanto alguns tipos se destacam e, inclusive, são fáceis de identificar. Veja quais são eles a seguir.

Minimalista: excesso não é com eles! Quem adere a esse lifestyle procura viver com pouco, ou melhor, com o necessário. Indo contra a maré da atualidade, não são pessoas consumistas e preferem o que é modesto e casual, sejam locais, situações ou mesmo roupas.

Sustentável: sabe aquela pessoa que sempre se preocupa com o impacto de suas ações na natureza? Então… O estilo sustentável inclui posturas como redução de desperdício de água, uso de materiais descartáveis, reciclagem e preferência por roupas e produtos que não agridam o meio ambiente.

Car-free: este estilo de vida é bastante moderno e se destaca no contexto urbano. Afinal, as pessoas que com ele se identificam optam por não ter um carro, preferindo usar transportes alternativos para sua locomoção na cidade, como carona, bicicleta ou aplicativos de transporte.

Holístico: aqui se encaixam as pessoas adeptas às terapias alternativas como yoga, aromaterapia e reiki. No estilo de vida holístico, essas pessoas guiam suas vidas buscando o equilíbrio entre corpo e mente. Costumam, inclusive, ser conhecidas como aquelas pessoas mais “good vibes”.

Vegano: não se trata apenas de gosto, mas principalmente de um posicionamento político. O estilo vegano reúne pessoas bastante engajadas nas causas ambientais. Elas não consomem nada de origem animal, e isso vai além da alimentação: roupas, cosméticos e outros produtos estão incluídos.

Viajante: neste estilo de vida, ficar parado não é uma opção. Ele inclui pessoas que estão sempre viajando por aí, seja de forma convencional ou fazendo mochilões. Muitas pessoas com esse estilo de vida não têm residência fixa e vivem de trabalhos temporários ou remotos.

Fitness: aqui temos vários subgêneros, como ciclistas e crossfiteiros, mas o que todos têm em comum é uma vida baseada em exercícios físicos e cuidados com a saúde. Essas pessoas valorizam o bem-estar e são até fáceis de identificar visualmente, pois estão “sempre” vestidas para treinar.

Sofisticado: ao contrário dos minimalistas, os sofisticados não abrem mão do luxo e adoram o que está em alta. Frequentam os melhores estabelecimentos, preferem roupas de marcas famosas, moram em locais de alto padrão e são adeptos da exclusividade.

Como construir o seu lifestyle?

Depois de entender o conceito e os tipos mais comuns, chegou a hora de aprender a montar um lifestyle. Talvez você tenha até se identificado com algum da lista, mas não esteja tão afinado com ele. Então saiba que dois pontos são essenciais para construir seu estilo de vida:

a) Adote o seu lifestyle

Antes de mais nada, é importante se conhecer. Pergunte-se quais são suas preferências, com o que se identifica, quais lugares gosta de frequentar, que tipo de local mais te agrada para morar etc. Esse autoquestionamento vai te ajudar a traçar seu próprio perfil, facilitando sua aderência ao lifestyle que mais se aproxime de quem você é.

b) Perceba a quais grupos você pertence

Mas tenha em mente que um lifestyle não se faz só com o individual. Somos seres sociais. Observe as pessoas que você mantém por perto, quais são as preferências, ideias, estilo de vestir e hobbies delas. Saber se a maioria dos seus amigos é mais afinada com esportes ou com causas ambientais é um bom direcionamento para sua própria identificação com um lifestyle.

Como escolher o meu lifestyle?

Mulher sentada em uma poltrona com os fones de ouvido
Look Studio / Shutterstock.com

Ao mesmo tempo que não existe uma regra, o que cria um lifestyle é a junção de vários fatores como estilo pessoal, gostos compartilhados por um grupo de pessoas e formas de levar e enxergar a vida. Uma forma de levar a vida de um modo particular que consegue, ao mesmo tempo, ser compartilhado por outras pessoas dentro ou fora do seu ciclo social.

Antes de olharmos para fora é necessário olhar para dentro e se perguntar: quais são as minhas prioridades? Qual é o meu propósito? Assim entendemos o que realmente nos encanta e representa, passamos a compreender o que realmente importa para nós, o que nos ajuda a trazer esses objetivos para o dia a dia.

Em resumo, uma vez que entendemos a existência da vasta gama de opções de lifestyle, podemos optar por seguir algum desses estilos de vida. O importante é sempre buscarmos algo que se adapte à nossa personalidade, não o contrário! Afinal estamos falando de um modo de viver, então é primordial que ele seja confortável, prazeroso e que esteja diretamente conectado com algo que gostemos de fazer.

Onde se inspirar?

Ter referências de lifestyle pode ser o que falta para lapidar seu próprio estilo de vida. Muitas celebridades e influencers digitais podem ser inspirações nesse sentido, pois mostram, nas redes sociais, seu próprio jeito de viver, com direito a dicas para quem se identifica. A seguir, conheça algumas dessas personalidades para se inspirar:

Para o estilo minimalista:

A Netflix possui em seu catálogo um documentário imprescindível para esse estilo de vida. Chama-se “Minimalismo” e foi produzido por Ryan e Joshua. O documentário apresenta pessoas que aderiram a esse lifestyle, abandonando o consumismo. Além do longa, os produtores têm um canal no Youtube, no qual falam sobre o tema.
https://www.youtube.com/user/jmillburn

Para o estilo sustentável:

Na TV, nas redes sociais e até mesmo em livros, Bela Gil aborda temas como alimentação sustentável, uso de produtos naturais e redução de lixo. Giovanna Nader aborda a moda sustentável e consciente, incentivando brechós, além de apresentar podcasts sobre sustentabilidade: “O veneno mora ao lado” e “O tempo virou”. Quando o assunto é lixo zero, podemos consultar Cristal Muniz, que possui um canal no YouTube e um blog, nos quais fala sobre o tema.

Para o estilo car-free:

Não temos nomes-referência no Brasil, mas alguns influencers internacionais mostram os benefícios de viver sem carro. Phil Ritz, no TikTok, atravessa a cidade de Nova York a pé, mostrando os sistemas de compartilhamento de bicicletas. Já Kelly Chameleon, também no TikTok, apresenta sua vida com um monociclo elétrico. A australiana Amie Forbes trocou o carro por uma bicicleta elétrica e mostra seu dia a dia com o novo modo de locomoção.

Para o estilo holístico:

Deborah Hanekamp é considerada a “curandeira preferida da moda”. Além de possuir o próprio espaço, no qual desenvolve cerimônias xamânicas, banhos medicinais e leitura de aura, Deborah também mostra seu estilo de vida no Instagram. Morena Cardoso é uma terapeuta corporal que fala sobre o divino feminino e rituais de ciclos lunares. Courtney Jolivette, doula e nutricionista holística, ao lado de sua pequena filha, traz dicas de meditação, uso de ervas em receitas e curas naturais.

Para o estilo vegano:

Uma das maiores referências nacionais nesse estilo de vida com certeza é Nátaly Neri. Nas redes sociais, a influencer sempre fala sobre veganismo, principalmente em relação a beleza natural. Se você gosta de podcast, pode acompanhar o “Outras Mamas”. Apresentado pelas ativistas Bárbara Miranda e Thais Goldkorn, o programa aborda o veganismo sob a perspectiva feminista. Já para dicas de alimentação, no YouTube há o canal “Tá na Mesa Vegg”, que traz receitas, resenhas de produtos e outras dicas de lifestyle.

Para o estilo viajante:

Quem valoriza dicas confiáveis pode contar com Rê Telles, jornalista que dá conselhos de viagens, pontos turísticos e comidas em seu Instagram. Enquanto isso, Gustavo e Luiz são um “casal viajante” e mostram suas viagens aos seguidores, sempre com dicas, inclusive de segurança e saúde. Já Polly Marques, além de viajante, também é feminista e ativista. Com uma personalidade forte, ela compartilha suas aventuras com seus seguidores.

https://www.instagram.com/elaqueamaviajar/
https://www.instagram.com/reservaspradois/
https://www.instagram.com/viajagorda/

Para o estilo fitness:

Gabriela Pugliesi é um dos maiores nomes no estilo fitness brasileiro. Desde 2012, ela compartilha sua rotina nas redes sociais. Já Bella Falconi é formada em nutrição e dá dicas de alimentação e de treinos. Como tem filhos, mostrou sua rotina em fases diferentes da vida para os seus seguidores. E é claro que não poderia faltar a bodybuilder Gracyanne Barbosa, que impressiona com sua rotina de exercícios e dicas fitness.

https://www.instagram.com/eusougabriela/
https://www.instagram.com/bellafalconi/
https://www.instagram.com/graoficial/

Para o estilo sofisticado:

Nomes como Gigi Hadid, a família Kardashian, Nicola Peltz Beckham e Hayley Bieber não podem faltar aqui. Acompanhando suas vidas nas redes sociais, você encontra grandes referências de sofisticação. Mas se deseja uma figura nacional para se inspirar, temos a Thássia Naves no Instagram e os influencers Lele Burnier e Arthur Freixo no TikTok.

Saiba como o lifestyle pode preservar a saúde física e mental

Escolher o lifestyle certo garante, acima de tudo, felicidade. Afinal, você viverá da forma que acredita ser a melhor para si, fazendo o que gosta, frequentando lugares e estando com pessoas que façam sentido para você.

Isso, por si só, atua na autoestima e no bem-estar mental. Pode, inclusive, ser uma forma de relaxar com hobbies que combinam com o lifestyle escolhido. Mas a saúde física também ganha nessa equação, principalmente em estilos de vida mais voltados para ela.

É o caso dos tipos de lifestyle sustentável, fitness e vegano, por exemplo, que têm como um de seus focos a saúde do indivíduo e da sociedade como um todo, seja pensada a curto ou a longo prazo. Aqui, inclui-se uma alimentação saudável, o cuidado com a natureza que sustenta nossa sobrevivência e a prática de exercícios físicos.

O que você ainda precisa saber sobre lifestyle?

Mulher com traje chique segurando uma champanhe
Jacob Lund / Shutterstock.com

Após todas essas informações, é possível que ainda restem dúvidas sobre lifestyle. Não se preocupe, pois vamos esclarecer as principais a seguir:

O que é um perfil lifestyle?

Em qualquer rede social, trata-se de um perfil que mostra o estilo de vida e a rotina do usuário, mesmo que ele não seja um influencer. Inclui biografia, fotos, vídeos e outras funcionalidades oferecidas pela rede.

O que é o nicho de lifestyle?

É o âmbito do mercado explorado pelo lifestyle influencer. Os nichos mais comuns são fotografia, fitness, moda, saúde, beleza, entre outros. O nicho ainda pode se afunilar, visando um segmento mais específico, como a moda fitness.

O que é lifestyle influencer?

São influenciadores digitais que trabalham com produtos relacionados ao estilo de vida que divulgam nas redes sociais. Podem, inclusive, ser patrocinados por grandes marcas para divulgar produtos esportivos dentro do nicho fitness.

O que é ser lifestyle no Instagram?

Basicamente, é ser uma figura de referência sobre determinado lifestyle. Esses lifestyle influencers divulgam sua rotina e suas vivências dentro daquele estilo de vida, servindo de inspiração para os seguidores que se identificam com isso.

Como se tornar uma lifestyle?

Qualquer pessoa pode aderir a um lifestyle. É importante não confundir isso com ser um influencer de lifestyle! Para aderir ao seu estilo de vida, basta seguir as dicas que já demos, identificando suas preferências e encontrando as inspirações certas.

O que é blogueira de lifestyle?

Trata-se da influencer de lifestyle que utiliza um blog como meio de divulgação de sua rotina e, por lá, interage com seus seguidores. O blog tem a mesma função das redes sociais: compartilhar um estilo de vida e servir de inspiração.

O que é fotografia lifestyle

É um nicho de atuação dentro do universo da fotografia. Nele, as fotografias são voltadas ao registro do cotidiano. O intuito, então, é registrar o estilo de vida das pessoas que estão sendo fotografadas.

Você também pode gostar:

Viu só como o lifestyle é muito mais do que parece? Trata-se de um universo diversificado e que acolhe todos os gostos e pessoas. Com esse conteúdo, você pode até ter encontrado um lifestyle para chamar de seu. Que tal, então, compartilhar com a galera? Ajude outras pessoas a se encontrarem também!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br