Convivendo

O que é Lifestyle?

Mulher tirando fotos com câmera
stockpic--692575 / Pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra lifestyle pode soar um tanto ambígua graças à associação ao glamour e à influência da fama, em que ela, continuamente foi e é colocada. Luxo, elegância, riqueza, ostentação. Muitos são os adjetivos pomposos que figuram no imaginário popular quando se ouve falar no termo, tendendo, em muitos casos, a associá-lo ao que é supérfluo e descartável.

Apesar das aparências, é preciso entender que o que somos em essência vem da construção diária daquilo que tomamos como prioridade para o nosso bem-estar e felicidade. E esse é um dos fatores fundamentais e cruciais para não cairmos no erro de conceitos rasos e superficiais, constantemente propagados por celebridades e digital influencers patrocinados por marcas que lhes dão lucro e notoriedade.

O que é lifestyle?

Em tradução literal, estilo de vida é como se define a expressão, cada vez mais evidente, em especial, devido ao uso massivo da internet e das redes sociais. Ao compartilharmos o que fazemos, lugares que frequentamos, quais são os nossos hobbies, as séries e os filmes que assistimos e as atividades do momento, mostramos aos outros, de certa forma, nada mais do que o nosso lifestyle.

Mulher de costas no seu escritório em casa
Foxy Dolphin / Canva

Longe dos holofotes e de toda a fantasia construída com o apoio da mídia, da televisão e da moda, a definição de estilo de vida está muito mais ligada a padrões de comportamento, costumes, ideias e hábitos compartilhados (ou não), apoiados na sustentação de perspectivas e da visão de mundo compreendida entre as pessoas. E por mais plurais que possamos ser, todos nós temos uma.

O que significa ter um lifestyle?

Adotar um estilo de vida tem a ver, sobretudo, com o desenvolvimento pessoal de cada um. Ao longo do tempo, decisões e escolhas baseadas no objetivo de melhorarmos aspectos que não gostamos ou que, simplesmente desejamos modificar, desenham e delimitam os pontos essenciais para seguirmos uma nova jornada que nos agregue.

Mudar a alimentação, incluir exercícios físicos no dia a dia, fazer terapia, cuidar da saúde, de maneira integral, são alguns dos exemplos de lifestyle. Não existe, necessariamente, regras que vão contra ou a favor nesse sentido. A consciência em ser livre para decidir o que se encaixa em seu perfil é tão importante quanto a coragem de modificar o que não mais nos cabe; entretanto, reflexão é algo primordial.

Evitar a busca por adequação, aprovação e reconhecimento alheio só pode ser feita a partir de autoconhecimento. Atrasar o contato consigo mesmo abre brecha para uma série de possibilidades negativas de autossabotagem e de desgaste emocional; apenas acompanhar tendências o impedirá de desfrutar uma vida com mais qualidade e autonomia. Ser de mentira custa caro.

Tipos de lifestyle

Mulher sentada na mesa da cozinha com livro de receita em mãos
Georgia Maciel / Pexels / Canva

As características de um lifestyle próprio só podem ser mapeadas por meio de investigação íntima, de interesses, de gostos e da realidade a qual estamos inseridos. Por meio desse mapeamento será possível encontrarmos sinais e pistas que favoreçam o descobrimento de práticas e condutas que agreguem e se ajustem à nossa rotina.

Obter maior significado em nossas vivências requer imersão. E a espiritualidade, por sua vez, tem a capacidade de nos conectar para além do que é material e sem valor. Existir sob as bases que sustentam os nossos semelhantes nem sempre nos traz sinônimos de alegria e de satisfação. A régua do outro não está preparada para medir a dimensão do seu universo particular, e vice-versa.

Você também pode gostar

Você pode ser minimalista, viver com o pouco e indispensável, ser vegetariano com propensão ao veganismo, se interessar por esportes ao ar livre, tratar da aparência como recurso para trabalhar sua autoestima, apelar para as terapias holísticas como técnica de cura e elevação, e ainda assim experimentar diferentes modelos de lifestyle; o que vale é ser feliz.

No final das contas, levar uma vida em grande estilo é um convite ao crescimento e à evolução do amor-próprio e do autocuidado que devemos ter, conservar e fortalecer diariamente com nós mesmos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br