Espiritualidade Religiões

Oração para cura de doenças: um caminho espiritual para a saúde

Mãos levantadas em oração ao céu com lindo sol ao fundo
PHOTOCREO Michal Bednarek / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma oração para cura de doenças é o alívio e a esperança de que você precisa em momentos difíceis. Afinal, muitos de nós nos sentimos impotentes quando não podemos curar uma enfermidade, então acabamos nos desesperando mais ainda perante esse cenário.

Por isso, se você é uma pessoa de fé, encontre amparo e tranquilidade nas palavras que preparamos para te fortalecer. Direcione seus pensamentos para quem você ama e está doente ou até para si mesmo, caso esteja com a saúde debilitada. Veja as melhores orações para isso a seguir.

Oração para cura de doenças graves

Quem está enfrentando uma doença grave pode sentir dificuldade de enxergar uma luz no fim do túnel. Felizmente, existe uma oração que pode iluminar essa situação desafiadora:

“Deus, Pai de Bondade, perdoe-nos pela nossa fraqueza e desespero nos momentos da dor. Concedei-nos, pelas preces de Santa Liduína, que soube manter a serenidade durante sua enfermidade, a paciência para enfrentar com coragem e paz as dores e as tristezas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Santa Liduína, rogai por nós.”

Oração para cura de um familiar

O maior medo de muitas pessoas é perder um ente querido. Se você compartilha dessa aflição e precisa que algum familiar supere uma doença, faça a seguinte prece:

“Querido Deus, nós entregamos a você aqueles em nossas famílias que ficaram doentes. Acreditamos que você é nosso Curador, nosso Grande Médico. Que você seja o conforto dos nossos familiares que estão fisicamente sofrendo neste momento. Toque-os com Suas Mãos Curadoras, Senhor. Envie sua Palavra e cure suas doenças. Deixe Seu poder de cura fluir por cada célula dos corpos deles.

Pai amoroso, também pedimos que cure os membros de nossas famílias que estão sofrendo emocionalmente. Sua aflição não é física, mas sabemos que também estão sofrendo. Dê a eles conforto também, Deus. Dê a eles a paz que transcende o entendimento. Cure seus corações, Senhor, que podem estar cheios de raiva, ódio, contenda, amargura e falta de perdão. Limpe suas mentes de qualquer dúvida, ansiedade ou depressão. Renove neles um espírito pacífico, Senhor. Amém.”

Oração de cura para um amigo

Os amigos são a família que nós escolhemos. Então é essencial lutar pela saúde deles. Caso você tenha um amigo que está passando por um momento delicado, repita estas palavras para ajudá-lo:

“Querido Deus, Você conhece meu amigo(a) muito melhor do que eu. Você conhece sua doença e o fardo que ele(a) carrega. Você também conhece seu coração.

Deus, eu peço que você esteja com meu amigo(a) agora enquanto trabalha na vida dele.
Deus, deixe sua vontade ser feita na vida do meu amigo(a). Se há um pecado que precisa ser confessado e perdoado, por favor, ajude-o(a) a ver sua necessidade.

Deus, eu rezo por meu amigo(a), assim como Sua palavra me diz para orar por cura e para que sua vontade seja feita. Acredito que você ouve esta oração sincera do meu coração e que fará de acordo com o que achar melhor.

Eu tenho fé em Ti, Deus, para curar meu amigo(a), mas também confio no projeto que tens para sua vida e seus sofrimentos. Peço-lhe, Deus, que olhe com misericórdia e graça para o meu amigo(a). Alimente seu espírito e sua alma neste momento de sofrimento e console-o(a) com a sua presença.

Diga a meu amigo(a) que Você, Senhor, está lá com ele(a) durante essa dificuldade.
Dê-lhe força. E que o Senhor, por meio dessa dificuldade, seja glorificado na vida dele(a) e também na minha. Amém.”

Oração de Learn Religions

Oração pela cura de um filho

Ver um filho sofrendo é o terror da maioria dos pais e mães. Para trazer calma para o seu coração e transmitir segurança para ele, faça uma oração poderosa:

Virgem Santíssima, Mãe do Amor, que nunca desampara as mães que suplicam pela Vossa misericordiosa intercessão.

Quando estavas junto de Jesus crucificado, que agonizava as dores atrozes dos pecados da humanidade, sentistes Tuas vestes serem banhadas com as lágrimas de todas as mães, que, silenciosamente, também choram por seus filhos amados.

Senhora das Dores, que conheces tão bem o meu coração e de todas as mães do mundo inteiro, que, dia e noite, suplicam por seus filhos, acolhei em suas mãos puríssimas e ternas as minhas intenções.

Eu confio que a Senhora nunca vai me desamparar e pelos meus filhos vai interceder junto a Jesus Cristo, Seu amado Filho, que, por amor, entregou Sua própria vida para que, nós, por Seu amor doado, derramando Seu Sangue misericordioso, pudéssemos ser salvos.

Mãe das Dores e da Esperança, Senhora da Felicidade e da Paz, acolhei em Teu Imaculado e Sagrado Coração os meus filhos (diga o nome do seu filho). Eu confio em tua intercessão maternal, pois és também minha Mãe e conhece minhas angústias e tristezas, feridas e medos.

A Ti, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Teu santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra. E, um dia, quando cumprirem sua peregrinação terrena, sejam acolhidos por vós no Reino dos Céus, junto a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!”

Oração de São Rafael para cura de doenças

Rafael é o nome de um dos anjos de cura que pode remover a enfermidade do corpo de alguém com bastante fé. Sinta o poder de uma oração para o protetor:

“Ó bondoso São Rafael Arcanjo. Eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos por uma doença ou enfermidade corporal. Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”. Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual.

Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma. Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão.

Quero imitá-lo na tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas. Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.

Arcanjo São Rafael Bendito, tu, que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e me ajuda neste momento de prova. Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão.

Grande Médico de Deus, cura-me como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador. São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por mim. Amém.”

Mulher rezando de olhos fechados no meio da natureza
Kosim Shukurov / Shutterstock

Oração de cura espiritual

Quando há um acúmulo de energias negativas no corpo e na mente de uma pessoa, é preciso fazer uma oração de cura espiritual para que a positividade e o bem-estar tornem a se manifestar:

“Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder. Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim. Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de autoacusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo, toda insídia que ele coloca em minha mente.

Ó bendito Espírito Santo, queimai com o Vosso fogo abrasador toda treva instalada dentro de mim, que me consome e impede de ser feliz. Destruí em mim todas as consequências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que se manifestam em minhas atitudes, decisões, temperamento, palavras, vícios. Libertai, Senhor, toda a minha descendência da herança de pecado e rebelião às coisas de Deus que eu próprio lhe transmiti.

Vinde, Santo Espírito! Vinde, em nome de Jesus! Lavai-me no Sangue precioso de Jesus, purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destruí todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim.

E, no poder de Jesus Cristo ressuscitado, libertai-me, Senhor! Curai-me, Senhor! Tende piedade de mim, Senhor! Vinde, Santo Espírito! Fazei-me ressuscitar agora para uma vida nova, plena do Vosso amor, alegria, paz e plenitude. Creio que estais fazendo isto em mim agora e assumo pela fé a minha libertação, cura e salvação em Jesus Cristo, meu Salvador.
Glórias a Vós, meu Deus! Bendito sejais para sempre! Louvado sejais, ó meu Deus! Em nome de Jesus e por Maria nossa Mãe. Amém”

Prece espírita para cura de doenças

De acordo com o espiritismo, existe uma prece que é capaz de afastar as más influências que uma pessoa está recebendo na própria saúde, para que se sinta melhor de novo:

“Senhor, és todo justiça. A doença que foi de Tua vontade enviar-me, eu mereci, pois tu não fazes sofrer sem motivo. Eu coloco a minha cura sob a Tua infinita misericórdia. Se for Tua intenção devolver-me a saúde, que o Teu santo nome seja abençoado. Se, ao contrário, eu deva sofrer mais um pouco, que ele seja abençoado também. Eu me submeto sem me lamentar aos Teus divinos decretos, pois tudo o que fazes só pode ter por objetivo o bem de Tuas criaturas. Faze, ó meu Deus, que esta doença seja para mim uma advertência salutar e me faça olhar para mim mesmo. Eu a aceito como uma expiação do passado e como uma prova para a minha fé e a submissão à Tua santa vontade.”

Prece do Evangelho segundo o Espiritismo

Salmo para cura de doenças

Um salmo também pode ser o auxílio de que você precisa em um momento difícil. Leia aquele que pode te ajudar a enfrentar uma doença:

“Ó, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”

Salmo 133 1:3, Livro de Salmos da Bíblia Sagrada

O salmo 133 é o mais indicado para a cura de doenças, por falar sobre a união entre as pessoas, tão essencial em situações de enfermidade. Além disso, a oração faz referência à bênção divina, que garante uma vida próspera e longeva. É uma prece de positividade, de amor e de confiança.

Qual é o nome do santo que cura doenças?

Existem cinco santos que são conhecidos por curar doenças. Caso você esteja passando por um problema desse tipo, já sabe que pode recorrer a algum deles. Por meio das histórias de cada protetor, identifique qual se encaixa no contexto atual da sua vida.

Como citado anteriormente, São Rafael é um dos anjos de cura. Inclusive, o nome dele significa “aquele que cura”. Na história desse guardião, ele foi capaz de curar fisicamente Tobias e, espiritualmente, Sara. Logo, ele pode te ajudar a manter o corpo e o espírito em equilíbrio.

São Peregrino é outro santo conhecido por curar as pessoas. O motivo disso é que ele mesmo enfrentou um câncer enquanto estava vivo, e os médicos cogitaram amputar a perna dele. Porém, um dia antes do procedimento, São Peregrino foi curado milagrosamente.

Há também uma santa responsável por curar doenças. O nome dela é Santa Ágata. Ela era um membro da nobreza que se posicionava ativamente contra a tirania do governo. Por causa disso, foi condenada à morte. Além de se tornar uma mártir, Santa Ágata tornou-se a protetora das mulheres que sofrem de câncer de mama.

O poder de São Tiago Maior é notável na cura de doenças. Logo, esse é outro santo que pode te ajudar em momentos difíceis. Ele é conhecido por ser um dos apóstolos de Jesus, tendo uma relação de proximidade com o filho de Deus, ao lado de Pedro e João.

O último ser divino capaz de auxiliar na cura de doenças é Santa Liduína. Depois de sofrer um acidente, ela ficou de cama por 39 anos e rezou intensamente durante todo esse período. Sendo assim, Santa Liduína tornou-se padroeira dos doentes incuráveis.

Você também pode gostar:

Com base no conteúdo apresentado, você já sabe quais são as orações e os santos que podem te fortalecer ao enfrentar uma doença ou ao acompanhar alguém que está nessa situação. Promova uma corrente do bem compartilhando esse conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos e familiares também orem pelo bem-estar de todos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br