Saúde Integral

Remédio natural para dor de cabeça

remedio natural para dor de cabeça
Health And Pain. Stressed Exhausted Young Woman Having Strong Tension Headache. Closeup Portrait Of Beautiful Sick Girl Suffering From Head Migraine, Feeling Pressure And Stress. High Resolution Image
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Depois de um dia cansativo, de uma situação estressante ou de uma festa que durou muito tempo, é comum que uma pessoa sinta a cabeça doer. Normalmente essas dores que aparecem de vez em quando não indicam um problema maior e podem ser amenizadas com algum tipo de remédio natural para dor de cabeça.

Remédio natural para dor de cabeça

O objetivo desse tipo de medicação é conseguir um alívio instantâneo para um desconforto que não é grave. Como ingerir remédios sem recomendação médica pode ser perigoso, o remédio natural para dor de cabeça é uma opção segura para quem está passando por essa sensação desagradável.

Se você tem um tipo de dor de cabeça que é decorrente de algum problema grave de saúde, talvez um remédio natural para dor de cabeça não seja a opção mais indicada. Não irá te fazer mal, mas talvez não te ajude tanto. Em casos de dor extrema, é importante que você procure um(a) profissional da saúde para te examinar e te medicar adequadamente.

Chás

Remédio natural para dor de cabeça

O primeiro remédio natural para dor de cabeça é o chá. Existem seis tipos de chás que são mais eficientes que outros para o tratamento desse tipo de dor. Você pode prepará-los com ervas secas, que são vendidas prontas, ou a partir de uma horta que você tenha na sua casa.

Chá de camomila: para relaxar e dormir com mais facilidade, o chá de camomila pode curar a dor de cabeça. Em uma xícara de água fervente, coloque uma colher de chá de flores de camomila e aproveite os benefícios!

Chá de boldo: se a dor de cabeça é proveniente de uma ressaca, o chá de boldo é ideal para desintoxicar o corpo e melhorar o funcionamento do fígado. Para uma xícara de água, uma colher de folhas de boldo é suficiente.

Você também pode gostar:

Chá de angélica e carqueja: para uma dor de cabeça acompanhada de febre, é preciso prestar atenção. Se a febre não baixar depois de tomar um chá com esses ingredientes, é melhor procurar auxílio médico. Em dois copos de água, misture um punhado de angélica e de carqueja.

Chá de gengibre, tília e camomila: a junção desses três ingredientes permite que uma dor de cabeça proveniente de um resfriado ou de uma gripe seja amenizada. Em 250ml de água, ferva uma colher de chá de cada um dos ingredientes.

Chá de folhas de abacateiro: ideal para dor de cabeça decorrente de uma situação de tensão, o chá de folhas de abacateiro é calmante e antioxidante. Com 20 folhas picadas e um litro de água, você consegue fazer um chá que pode ser bebido ou que pode ser usado como compressa.

Chá de sementes de limão, laranja e mexerica: os anti-inflamatórios e antioxidantes presentes nessas frutas estão em grande concentração nas sementes delas. O alívio da dor de cabeça proveniente de alguma situação estressante pode ser instantâneo com esse chá. Seque as sementes, bata em um processador e use o pó para fazer o chá.

Alimentos

Remédio natural para dor de cabeça

Em um momento de dor de cabeça, talvez você não tenha como preparar um chá. Nesse caso, você pode procurar algum alimento que auxilie no processo de cura dessa dor. A seguir, você vai encontrar uma lista de alimentos que possuem componentes que auxiliam na dissipação da dor de cabeça.

Magnésio: a dor de cabeça pode ser decorrente da falta de magnésio no organismo. Alguns alimentos que possuem esse nutriente são o chocolate amargo, o espinafre, a amêndoa e a acelga. Evitar açúcar nesse momento também pode te ajudar!

Pimenta: esse ingrediente tem um poder anti-inflamatório que acalma os nervos e reduz a dor de cabeça. Pode ser aplicada no local da dor ou ingerida, trazendo uma sensação de anestesia para a dor de cabeça.

Açafrão-da-terra: esse tempero, também conhecido como cúrcuma, pode auxiliar durante uma dor de cabeça, já que é antioxidante e anti-inflamatório. Coloque um pouco na sua comida e sinta a diferença!

Óleos essenciais

Remédio natural para dor de cabeça

Os óleos essenciais são produtos oleosos que podem ser esfregados nas mãos, no corpo (no local afetado pela dor) ou que podem ser espirrados no ambiente onde você está. Os óleos que você vai encontrar a seguir possuem propriedades que aliviam as dores de cabeça, então podem te ajudar.

Óleo essencial de hortelã-pimenta: ideal para dores de cabeça provenientes de tensão, já que hortelã é um calmante natural e a pimenta atua como anestésico. É possível espalhar o óleo no ambiente ou deixá-lo perto de você, se quiser uma sensação de tranquilidade e calmaria.

Óleo essencial de lavanda: a lavanda tem uma ação sedativa e tranquilizante que auxilia na redução do estresse e anestesia a dor de cabeça. Pode ser colocado na roupa de cama para um sono mais tranquilo.

Óleo essencial de alecrim: o alecrim tem um efeito analgésico, funcionando como um remédio natural para dor de cabeça do tipo enxaqueca, que é mais forte que as outras. Tenha um vidro dele sempre à mão para todas as situações em que precisar de um alívio.

Meditação

Remédio natural para dor de cabeça

Se é a tensão que está motivando a sua dor de cabeça, meditar pode ser uma solução eficiente para o problema que você está enfrentando. Para isso, você precisa estar em um local silencioso e tranquilo, que pode até ser um banheiro, se você estiver em um local público.

Comece controlando a sua respiração. Inspire e expire, sentindo o ar entrando pelo seu corpo e chegando ao seu pulmão. Se tiver um copo de água por perto, pode ajudar. Limpe os pensamentos ruins da sua mente e imagine um cenário tranquilo.

Concentre-se nesse cenário, respirando fundo. Sinta o estresse e a tensão indo embora do seu corpo conforme você deixa de se preocupar com a questão que está te atormentando. Ao final do processo, quando se sentir melhor, beba um gole de água para que o seu organismo recupere a energia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]