Educação Meditação Yoga

Série Meditação e Yoga Lúdico na Educação – A série tem por objetivo partilhar saberes, experiências e práticas da abordagem integrativa Meditação e Yoga Lúdico

A série tem por objetivo partilhar saberes, experiências e práticas da abordagem integrativa Meditação e Yoga Lúdico na Educação, para inspirar profissionais da educação e pais na prática de (auto)cuidado com crianças, jovens e adultos, de maneira lúdica e criativa.

Yoga – a Filosofia da Natureza

O Yoga está em conexão, profunda, com a natureza do ser: corpo, alma, mente, emoções e espírito.

Apresenta-se como um caminho para a saúde, qualidade de vida e bem-estar, pois invoca a relação consciente do ser com a Natureza.

Uma mulher realizando yoga num ambiente repleto de árvores.
2daa2976_90 de Getty Images / Canva

A primeira mãe do ser humano é a Natureza: ela forma e nutre a vida do corpo com 70% de água, alimentos extraídos da terra, do ar e movimenta o fogo biológico, responsável pela boa digestão, assimilação e absorção de nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, é regulado pelas leis da Natureza para existir e viver, tais como gravidade, reprodução, conservação e causa e efeito. Dotado de inteligência, consciência e reflexão, o ser humano está se distanciando do sentido e das leis da Natureza. Perdeu-se em ilusões de consumo, poder e domínio de sua herança natural.

Então qual é o convite do Yoga ao ser humano contemporâneo?

Que o ser humano volte à Natureza e viva em alinhamento com suas leis e ritmo.
Segundo o cirurgião, biólogo e escritor francês Alex Carrel, “(…) uma vez que fazemos parte da Natureza, devemos viver de acordo com suas leis. Importa que sejamos aquilo que está prescrito na nossa própria essência”.

Portanto um dos objetivos do Yoga é desenvolver o que está contido na Natureza do ser humano. Inspirar pessoas a escolher uma vida mais natural pela conexão, contemplação, amor e respeito a mãe Natureza, em outras palavras, viver e agir com a Natureza e não contra ela.

O cenário atual evidencia um colapso global na área da saúde: pandemia de Covid-19, varíola do macaco, doenças contagiosas que estavam sob controle voltaram com novas características, e outras estão por vir, além de doenças emocionais e mentais.

Uma mulher selecionando uma pílula de remédio de entre várias postas na superfície de um plástico.
Liukov de Getty Images / Canva

Esses indicadores evidenciam o quanto nos afastamos da Natureza e desobedecemos às suas leis, nos perdemos de nós mesmos. E as práticas do Yoga ajudam a remover impurezas e obstruções causadas pela desconexão e afastamento da Natureza.

A vida ser renova pelo uso consciente das forças da Natureza que pulsam no ser humano. Selva Raja Yesudian (1916-1998), professor e escritor indiano, afirma que: “A Natureza é universal, sintética, e o homem, filho da Natureza não pode ser dividido e nem separado em peças soltas”.

Vale relembrar que o Yoga é filosofia de vida, originária da Índia há mais de 5 mil anos, e atualmente reconhecida como sistema holístico que trabalha o corpo, a mente, as emoções e a essência humana de maneira integrada.

Assim, Yoga não é moda! É um compromisso, escolha, decisão de retomar a conexão com a Natureza e todos os seus elementos e seres.

Princípios do Yoga

  • Não violência
  • Autogestão da harmonia, equilíbrio, calma e serenidade.
  • Viver com simplicidade e conexão com a Natureza e suas leis.
  • Domínio de si (autoconhecimento e disciplina).
  • Contato com a Natureza (descanso, repouso, lazer, contentamento).
  • Cultivar pensamentos e emoções saudáveis.
  • Alimentação sadia.
  • Respiração total e profunda.
  • Sono tranquilo e natural.
  • Amor e respeito em ação (consigo e com os outros).

Tais princípios fundamentam a Abordagem Integrativa Meditação e Yoga Lúdico na Educação, cujo objetivo é semear e nutrir práticas amorosas e lúdicas para que crianças, jovens e adultos queiram cuidar de sua natureza pelo amor à Natureza.

Acredito ser esse um dos caminhos para que seja possível despertar potencias, autoconfiança, autoestima e comprometimento com uma vida de qualidade e sustentável, em ambientes educativos e desses para a sociedade.

Para refletir

“(…) o propósito do Yoga consiste em libertar e desenvolver valores em todo o ser humano, a fim de estimular os imensos tesouros mentais e espirituais adormecidos (…).” – Yesudian

“(…) a união da mente consciente com os níveis mais profundos do inconsciente resulta na integração da personalidade.” -Haridas Chaudhuri

“(…) (o Yoga) procura desenvolver forças que estão latentes dentro de nós. Começando por melhorar a saúde, trabalha devagar, através da mente, até dirigir o espírito.” – Indra Devi

Nos próximos artigos da série, vou aprofundar os princípios e as práticas da abordagem.

Você também pode gostar

Para inspirar, deixo o link de meditação roteirizada e guiada por mim – Meditação Natureza:

Namastê!

Anna Maria de Oliveira

Meditação –
Autoconhecimento
Prazer pelo silêncio interior
Coragem de Ser quem é
Valorização da criatividade e de valores humanos

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Idealizadora de abordagem personalizada para ensino e prática de Meditação e Yoga com crianças e jovens. Fundadora, Professora e Curadora de Projetos da Academia Confluência. Autora do E-book " Como ajudar crianças a relaxar - Práticas lúdicas com crianças de 06 a 10 anos", roteirista e narradora de meditações guiadas.

● Coordenadora Pedagógica no Terceiro Setor.
● Ministro aulas, cursos, palestras e vivências em desenvolvimento humano.
● Praticante de Meditação Raja Yoga e Hatha Yoga.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Youtube: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira