Autoconhecimento Comportamento Sem categoria

Sorria mesmo quando não estiver sendo filmado

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você não está sendo filmado agora, então… sorria! No decorrer dos dias e na confusão que às vezes fazemos da vida, esquecemos da importância que tem um sorriso – e não estamos falando simplesmente do sorriso que você dá quando recebe uma notícia boa ou quando acha graça de uma piada. Sorrir é um ato genuíno que em muitas vezes passa desapercebido mas, possui o poder de melhorar a sua energia e até mesmo a sua saúde!

Por quantas vezes você já se deparou com placas que possuem um rosto simples e amarelo, aquele famoso “emoji” que estampa um sorriso, com a legenda mais direta do mundo: “sorria”!? Placas como essa geralmente são espalhadas pela cidade, além dos famosos “lambe-lambes” que instigam o seguinte questionamento: “Você já sorriu hoje?”. Essas atitudes de pessoas anônimas passam claramente a mensagem de que o mundo precisa de mais sorrisos!

É improvável que uma pessoa acorde sorrindo, pois geralmente no amanhecer o que predomina é a preguiça ou a preocupação com todos os afazeres do dia. Mas você já parou para pensar nos benefícios que sorrir pode te trazer? Você pode viver todos eles da forma mais simples: “Sorria”! Mas, caso precise de um empurrãozinho, separamos uma lista com 10 benefícios que este ato pode proporcionar para o seu corpo e mente:

Duas lindas mulheres negras sorrindo. Elas vestem um vestido listrado azul e branco, colares, pulseiras e turbantes. Imagem de Jason Sackey por Pixabay.

1. Sorrir tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, pois faz o corpo relaxar e, tal relaxamento permite que o seu organismo reaja de forma mais eficaz quando alguma ameaça se faz presente.

2. Dar um longo sorriso alivia o estresse! Naturalmente, quando sorrimos, nos sentimos menos estressados. Por mais que o seu semblante transpareça tristeza ou cansaço, experimente respirar fundo e sorria! O seu astral mudará e a sensação de leveza irá se aproximar do seu ser!

3. Quem sorri mais, vive mais! Um sorriso natural tem o poder de rejuvenescer o rosto em no mínimo 3 anos, e os adeptos dessa “prática” podem ter a sua expectativa de vida aumentada em até 7 anos.

4. Pessoas que sorriem correm menos risco de ter problemas cardíacos, pois sorrir reduz a pressão arterial.

5. Quem sorri mais, produz mais e melhor! Nas rotinas exaustivas de trabalho, um sorriso pode deixar qualquer ambiente pesado mais leve!

Imagem de uma criança africana vestindo uma blusa de frio listrada nas cores azul claro e vermelho. Ela está muito feliz e sorrindo. Imagem de Pexels por Pixabay.

6. O sorriso beneficia o cérebro! Sorrir faz com que o cérebro se exercite e trabalhe melhor, promovendo benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

7. Diminui o risco de AVC, isso mesmo. Quem vê o lado bom das coisas e age com otimismo, é menos propenso a sofrer um acidente vascular cerebral.

8. Quem sorri tem maior facilidade de se concentrar. Como já citado anteriormente, o sorriso relaxa o corpo, e quem relaxa, possui uma capacidade melhor de concentração.

9. Sorrir produz endorfina, logo, quem sorri se sente feliz e melhor! A endorfinas são substâncias associadas ao bem-estar do corpo, então: sorria!

10. Um sorriso pode diminuir os níveis de ansiedade e de medo. Assim como as endorfinas são liberadas no cérebro quando alguém sorri, o nível de cortisol é diminuído (hormônio responsável por sentimentos negativos como medo e ansiedade).

Três garotas sorrindo. Todas estão com o rosto pintado e colorido. Imagem de GLady por Pixabay.

Saiba que sorrir pode transformar o seu dia. Se você tem dificuldade de ser otimista ou em enxergar certas situações da vida com um olhar de gratidão ou de alegria, faça exercícios simples para incluir este ato tão simples à sua vida e rotina. Veja alguns exemplos:

– Olhe-se no espelho e sorria. Isso não significa que você será falso, mas sim que terá um contato mais próximo consigo mesmo e notará a diferença que um sorriso faz no seu rosto!

– Pense em momentos de alegria e emane boas energias. Você nem perceberá, mas em poucos segundos estará sorrindo!

Você também pode gostar

– Comece a observar as pessoas que estão ao seu redor e repare se elas sorriem. Você com certeza perceberá que a diferença de energia em cada pessoa vibra de diferentes formas para o universo, e lembre-se: quem sorri para o universo, recebe um sorriso dobrado de volta!

– Experimente sorrir para um estranho, mas não se espante com a reação dele: surpresa! Claro que será uma surpresa pois vocês não se conhecem, mas saiba que mesmo assim, ele sorrirá de volta!

– Se estiver passando por um momento difícil, pense em tudo o que você já viveu e revigore as suas forças com um sorriso, por mais que esteja chorando: tente!

A sua energia pode ser completamente modificada se você escolher levar a vida com alegria. Quando sorrimos, os nossos olhos ficam pequenos e isso significa que pra sorrir você não precisa enxergar tudo, mas sim apenas sentir! Quanto mais você sorrir, mais sentirá os benefícios do sorriso! Sorria mais e melhore a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]