Energia em Equilíbrio Yoga

Yamas e Nyamas, a ética do yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A yoga é uma milenar técnica indiana de meditação, cujo objetivo é trazer a “Consciência Divina” para a mente e o corpo. Antes de começar a praticar é importante conhecer os yamas e nyamas, princípios de boa conduta que valem para todos. Vai ingressar ou começou há pouco tempo? Conheça aqui os yamas e nyamas, a ética do yoga.

Yama

Yama é a porta de entrada do yoga e quer dizer domínio ou controle. Dividido em ahimsa, aparigraha, brahmacharya, satya, e asteya, é o princípio que rege quais comportamentos temos que evitar. Ele controla os impulsos exercidos pelos órgãos de ação: boca, pernas, braços, órgãos excretores e sexuais. Com esse freio, a energia é canalizada para o desenvolvimento espiritual. Confira os detalhes de cada ramificação do yama:

Ahimsa

O ensinamento mostra que não podemos provocar a dor de nenhum ser vivo, humano ou animal.

Aparigraha
O aparigraha ensina que não devemos nutrir a cobiça e possessividade. Esta renúncia se aplica aos objetos e também aos relacionamentos.

Brahmacharya

A palavra é composta pelo radical char “mover-se” e Brahma “verdade essencial”, podendo ser traduzido como movimento em direção ao essencial. O brahmacharya é a não desvirtuação do sexo e reforça que os relacionamentos devem nos levar a compreensão das verdades nobres.

Satya

O não mentir, manter a coerência entre discursos e ações.

Asteya

Não roubar objetos e ideias, não invejar conquistas alheias.

Niyama

O niyama diz respeito aos cinco órgãos de percepção: olhos, língua, nariz, ouvidos e pele. É dividido em sauchan, santosha, tapas, svadhyaya e ishvarapranidhana. Com o controle das funções exercidas por esses órgãos há uma melhora da vida pessoal e espiritual. Confira os detalhes de cada ramificação do niyama:

Sauchan

Significa purificação externa e interna. No sauchan, a purificação externa é abrir mão de álcool, cigarro e alimentação rica em gordura e açúcar, adotando uma dieta vegetariana. A purificação interna é tirar pensamentos e sentimentos tóxicos da alma.

Santosha

Ter disciplina, determinação e força de vontade para se policiar em relação a sentimentos como egocentrismo, inveja e cobiça. Tal vigilância leva à felicidade plena, aquela que irradia na alma.

Svadhyaya

Estudo das escrituras do yoga (shastras), busca do autoconhecimento e aplicação desses conhecimentos na vida.

Ishvarapranidhana

Submissão a Ishvara (Senhor, Deus pessoal). O ishvarapranidhana é confiar os acontecimentos a uma instância superior.

O yoga é um assunto muito rico, para você começar a entender, separamos esse texto.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]