Autoconhecimento Comportamento

10 razões para começar a se tratar com mais gentileza

Mulher "jogando" beijo para si mesma na frente do espelho
Prostock-Studio de Getty Images/ Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Explore as inegáveis razões para adotar um estilo de vida mais gentil. Desde melhorias na saúde mental até fortalecimento de vínculos, esta jornada irá revolucionar sua vida. Desvende como a gentileza não só eleva o seu bem-estar, mas também cria um impacto positivo em sua comunidade.

Tem muita gente que quando comete um erro, parece que é o fim do mundo. A pessoa se culpa, fica remoendo aquela situação e perde muito tempo pensando no que poderia ter feito de diferente. Se você se identificou com essa descrição, está na hora de começar a ser mais gentil consigo mesmo.

A autocompaixão é uma qualidade muito importante para garantir o bem-estar e a própria evolução. Ser generoso com as próprias ações não quer dizer se vitimizar ou ter uma pena excessiva de si mesmo, mas entender que todos estamos sujeitos a erros e precisamos de um pouquinho mais de compreensão para seguir em frente.

Existem diversos motivos para melhorar a autopercepção. Afinal, os benefícios são muitos: tanto para si mesmo quanto para a sua relação com as pessoas que você ama. A seguir, nós separamos 10 razões para começar a se tratar com mais gentileza. No fim deste artigo, você ainda descobre por onde começar a ser mais tolerante com as próprias limitações. Boa leitura!

1 — Você sente um bem-estar maior

A própria ciência explica: um estudo divulgado em 2020 pela Associação Americana de Psicologia descobriu que atitudes tomadas com base em sentimentos como confiança, cooperação e compaixão levaram a uma melhora da saúde física e mental como um todo.

É só parar para pensar: quando alguém é gentil com a gente, nós imediatamente nos sentimos mais alegres. Vem aquele sentimento de felicidade, amor e empatia que, muitas vezes, nos traz mais ânimo nos dias ruins.

O mesmo acontece quando essa gentileza vem de si mesmo: pensar na própria existência e decisões com mais carinho é uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia e alcançar um maior bem-estar.

2 — Você trabalha a autoestima

Mulher negra com roupa amarela, de olhos fechados e com um sorriso pacífico no rosto, em um fundo rosa
DoubleAnti de Getty Images/ Canva Pro

Outro ponto positivo de começar a se tratar com mais gentileza é aumentar a sua autoestima. Como vimos, praticar e receber uma gentileza confere um sentimento imediato de felicidade. Então, nesse caso, o resultado é dobrado!

As consequências podem ser vistas em diversos contextos da vida de uma pessoa. Os amigos percebem como você está se tratando com mais amor e tende a espelhar aquela atitude, a família apoia a forma como passa a se enxergar e também replica esse hábito e os colegas de trabalho sentem como você está mais confiante e respeitam o seu potencial.

Como resultado, a autoestima aumenta ainda mais, em um ciclo contínuo de muita positividade.

3 — Você tem mais produtividade

E falando em trabalho, é justamente nessa área em que se tratar com mais gentileza tem impactos maiores do que o esperado. Sabe aquele papo de que um ambiente corporativo em que há muita competitividade é o melhor para atingir resultados? Esquece, isso não é verdade.

Comportamentos como elogiar e motivar os outros estão diretamente associados ao aumento de produtividade da equipe e o alcance das metas estipuladas. Quando esses comportamentos são direcionados a si mesmo, ele influencia o bem-estar, a autoestima e a confiança de que você é capaz de realizar o seu trabalho, independentemente das dificuldades.

E aí, todo mundo sai ganhando: você, os seus colegas e a sua empresa.

4 — Você melhora os seus relacionamentos

Se você se trata sempre com muita cobrança, preocupação e intolerância, é muito complicado para as pessoas ao seu redor te mostrarem uma versão mais leve da vida. Tratar-se com mais gentileza é também ser gentil com o próximo, pois mostra, mesmo que indiretamente, uma visão diferente das pessoas que estão ao seu redor, incluindo sobre si mesmo.

Essa é uma forma de melhorar os relacionamentos interpessoais, já que você consegue se livrar de tamanha pressão que coloca sobre os próprios ombros e tem mais liberdade para dar atenção àqueles que te amam. A forma como você se trata é também a forma como os outros veem que podem te tratar — quando há respeito vindo da sua parte, os outros refletem aquele comportamento.

5 — Você se sente mais satisfeito no âmbito pessoal

Ao longo da vida, nós estamos sempre buscando preencher todas as “caixinhas”. A “caixinha” do trabalho, do amor, das amizades, da família, do lazer e, entre muitas outras, da autorrealização. Mas nem sempre ter todas as outras “caixinhas” preenchidas é sinal de que você está se sentindo completo(a) no âmbito pessoal.

Para isso, é preciso encontrar o que traz sentido para a sua vida e agir com muita gentileza ao longo desse processo. Alguns estudos indicam, por exemplo, que pessoas que trabalham com voluntariado em grupo de idosos, estimulando a gentileza diariamente, correm menos risco de desenvolver depressão, ansiedade e somatização. Imagine só quando toda essa compreensão é voltada para si mesmo!

6 — Você estimula a sociabilidade e a empatia

Mulher com a mão em foco, estendida
Avelino Calvar/ Canva Pro

Você já parou para pensar quanto tempo perde se culpando sobre os próprios erros e remoendo situações que já não têm mais solução? Enquanto isso, você poderia estar saindo mais, conhecendo novas pessoas e investindo na sua própria evolução. Estar com outras pessoas é uma forma de desenvolver uma autopercepção mais positiva, além de se distrair dos problemas que parecem sugar a sua felicidade.

A conexão com o próximo mostra que nem tudo é o bicho de sete-cabeças que aparenta ser, e que há maneiras mais carinhosas de se enxergar no espelho. Por isso, tratar-se com mais gentileza influencia a integração com novas pessoas e trabalha a empatia entre todos os envolvidos.

7 — Você cuida da sua saúde mental

Você já viu que pessoas que se envolvem em projetos de voluntariado correm menos risco de desenvolver problemas como depressão, ansiedade e somatização. E essa é a mais pura verdade, comprovada cientificamente! Inclusive, diversos experimentos mostram que praticar atos gentis no dia a dia levam a uma melhora significativa no quadro de pessoas que já sofrem com algum transtorno, como o depressivo.

A maior parte dos problemas psicológicos e psiquiátricos estão relacionados com uma percepção equivocada da realidade. Demonstrar gentileza com o próprio reflexo e com o mundo ao seu redor é uma maneira de manter essa visão positiva, evitando que os problemas tomem conta da sua vida.

8 — Você reduz o risco de morte

Quer mais um benefício para quem pratica voluntariado? O risco de morte é 44% menor do que entre as pessoas que não adotam nenhum tipo de gentileza em seu dia a dia. Os dados são de estudos conduzidos nos Estados Unidos.

Além disso, pessoas que não oferecem apoio a amigos, familiares, parceiros e vizinhos correm um risco duas vezes maior de morrer nos próximos cincos anos.

Ou seja, tratar a si mesmo e aos outros com mais gentileza é também uma forma de garantir mais longevidade. Ninguém quer morrer cedo por falta de empatia na vida, não é mesmo?

9 — Você mantém a saúde física em dia

E por que as pessoas mais gentis vivem mais? A explicação é bem simples. Agir com mais tolerância, respeito e compreensão aumenta a produção da ocitocina, que é um hormônio conhecido como “hormônio do amor”.

Além de causar uma sensação maravilhosa de bem-estar, a ocitocina é responsável por promover o relaxamento muscular, diminuir as dores que surgem pelo corpo, amenizar sintomas de problemas crônicos, como a fibromialgia, e até combater a hipertensão arterial. A longo prazo, esses são fatores que beneficiam (e muito!) a saúde de uma pessoa, impactando de maneira direta na qualidade de vida e também na longevidade.

10 — Você se cerca de mais gentileza

Nós já comentamos neste artigo que a maneira como os outros te tratam é um reflexo da maneira como você trata a si mesmo. Portanto, quanto mais gentileza você direciona para as próprias atitudes, pensamentos e comportamentos, mais gentileza você irá receber de pessoas que nem espera.

É como se fosse uma onda: o tratamento empático vai contaminando de indivíduo para indivíduo até construir uma rede de muito carinho e respeito. E você pode ser justamente a pessoa que dá início a essa onda de amor, começando pelo mais básico: tratando a si mesmo com gentileza. Não é incrível?!

Assita a um vídeo que te ensina a exercitar o amor-próprio:

Como começar a se tratar com mais gentileza

Mas, afinal, como fazer isso na prática? Se você já entendeu que precisa ser mais gentil na hora de se olhar no espelho, aqui vão algumas dicas de como começar essa mudança:

  • Fale com você como se fosse com um amigo: ser gentil com os outros é geralmente muito mais fácil do que ser gentil consigo mesmo. Até porque nós temos muitas cobranças e pressões que estão apenas dentro da nossa cabeça e isso influencia diretamente na forma como nos enxergamos. Mas pense em você como um amigo querido. De que maneira você falaria com ele? Como você o aconselharia frente a um erro ou a uma limitação difícil? Provavelmente, com muito mais bondade e acolhimento, não é mesmo? Então faça isso. Cuide de si mesmo como cuidaria de quem você ama.
  • Evite o autojulgamento: é bastante complicado deixar de culpar a si mesmo, pois todas as nossas ações do passado resultam em consequências no presente, sejam elas boas ou ruins. Mas também não é preciso ser tão duro. Ninguém é perfeito e todos estão sujeitos ao erro. E quanto antes você entender isso, menos medo, raiva e ansiedade você vai gerar sobre si mesmo e sobre as suas escolhas. Tente medir as exigências que coloca sobre as próprias decisões e reflita se elas realmente cabem ao momento que você está vivendo.
  • Pare de se comparar com os outros: uma das formas de passar longe da gentileza é comparar a própria realidade com a dos outros, que não são e não vivem as mesmas coisas que você. É fácil cair na tentação de se achar pior do que aquela pessoa, afinal, ela já conquistou tudo o que você sempre sonhou. Mas será que essa é realmente a verdade? Lembre-se de que, principalmente nas redes sociais, as pessoas mostram apenas um lado de suas vidas. Todos temos problemas e é preciso levar em consideração as próprias dificuldades na hora de compreender qualquer decisão.
  • Perdoe-se mais: beleza, você errou. E agora? Vai ficar se remoendo pelo resto da vida? Quantas vezes outras pessoas erraram com você e você as perdoou? Porque a lógica é diferente consigo mesmo? Demonstre mais compaixão com o próprio caminho. Errar é natural e se faz necessário para atingir a própria evolução. Se fosse diferente, você talvez não aprenderia o que precisava aprender. Por isso, seja mais humano com as próprias escolhas. Não esqueça os erros, mas também não os coloque como um motivo para se martirizar todos os dias.
  • Fale afirmações positivas para si mesmo: essa é a dica de ouro. Parece muito difícil colocar os hábitos acima em prática? Então comece por palavras simples. Diga em voz alta frases como “eu estou fazendo o meu melhor”, “eu estou me acalmando para conseguir tomar a melhor decisão”, “eu me perdoo pelo que fiz”. Isso vai ajudar a te guiar e te dar a confiança necessária de que você é capaz de realizar o que quiser, sem pressões absurdas sobre os próprios ombros.

Você também pode gostar

Começando por esses pequenos passos, você vai ver que é possível agir com muito mais gentileza no seu dia a dia, mudando a sua vida e a vida das pessoas que te amam para melhor. Acolher a si mesmo é uma maneira de investir na própria evolução. E aí, por onde você vai começar a agir com mais compaixão na sua vida?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br