Autoconhecimento Mindfulness

15 coisas que pessoas mindful fazem diferente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mindful é um estado de atenção plena ao momento que está vivendo. Além de explicarmos o que é, vamos falar das 15 atitudes das pessoas com mindful. Preparados para essa inspiração?

O que é mindfulness?

O mindfulness é uma espécie de meditação. Grande entusiasta do mindfulness, o cientista biomédico Jon Kabat-Zinn conheceu a prática em 1979 durante uma palestra ministrada pelo missionário Zen Budista Philip Kapleau no MIT (Massachusetts Institute of Technology). O interesse foi tanto que Kabat-Zinn dedicou-se a estudar o assunto, criou a Clínica de Redução de Estresse na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts e desenvolveu o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), adaptado dos ensinamentos budistas, mas sem conceitos religiosos.

A atenção plena, pilar do mindfulness é, nas palavras de Kabat-Zinn, “a consciência que surge por meio de atenção, no propósito, no momento presente, não julgamento… É sobre saber o que está em sua mente”. Em outras palavras, a atenção plena é a consciência sobre o agora: sentimentos e pensamentos, mas também a aceitação sem julgamentos.

Todos nós possuímos tal capacidade de plena conexão com o real, entretanto, a voracidade do cotidiano muitas vezes nos divide em dois, o físico está em um lugar e a cabeça em outro. Essa situação é comprovada quando estamos conversando e, ao sermos questionados, não fazemos a menor ideia do que o interlocutor disse.  

Vivendo plenamente

O mindfulness diminui o estresse, a ansiedade e aumenta a capacidade de concentração. Quem pratica, passa a viver de outra forma. Conheça os 15 comportamentos das pessoas mindful e inspire-se você também!

  • Mantêm o corpo saudável

Buda diz “Manter o corpo em boa saúde é um dever… caso contrário, não seremos capazes de manter nossa mente forte e clara”. Isso é comer verduras, legumes, frutas, ter as refeições nas horas certas, dormir bem, além de evitar bebidas e outras drogas.

  • Comem conscientemente

Morder e mastigar devagar para sentir o sabor dos alimentos. Além de tornar as refeições mais agradáveis, o hábito também ajuda o metabolismo.

  • Têm contato com natureza

Ficar ao ar livre reduz o estresse, melhora a atenção e a memória, ou seja, é ótimo para reiniciar a mente.

  • Não se levam muito a sério

Às vezes, gastamos tempo e energia com besteira. Pessoas mindful gastam suas energias com sapiência.

  • Escutam com atenção

Atenção no que o outro diz, sem levar-se por distrações internas e externas. Dessa forma, as respostas são sinceras.

  • Fazem uma coisa de cada vez

Ninguém é mais produtivo por fazer mil coisas ao mesmo tempo. Pessoas realmente produtivas estabelecem prioridades e dedicam-se a elas intensamente. Isso vale no trabalho e vida pessoal.

  • Concentram-se em suas atividades

Sentem o que estão fazendo. Ao tomar banho, por exemplo, sentem a energia da água no corpo.

  • Leitura consciente

Concentração plena para a leitura, do contrário, o ato torna-se uma mera acumulação de informações.

  • Tem momentos para si

Fazem pausas durante o expediente para alongamentos e esfriar a mente. Esses intervalos também são feitos nos trabalhos domésticos.

  • Tudo se transforma

Nada é permanente e a vida nos mostra isso todos os dias. Nosso corpo muda ao longo da vida. As quatro estações do ano são diferentes uma da outra. A casa onde moramos não é mesma de quando nos mudamos…

  • Não evitam ou negam suas emoções

Indivíduos mindful vivem bem mesmo com as oscilações sentimentais, as quais todos estamos sujeitos. A diferença é eles sabem que as emoções são movimentos, ou seja, elas vêm e vão.

  • Observam suas mentes

Isso significa prestar atenção nos pensamentos. Essa consciência é vital para espantar padrões de pensamento e crenças não convenientes a uma vida saudável.

  • Desafiam constantemente as crenças

É ouvir sempre todos os lados e filtrar, retirando as melhores ideias e adaptar à sua vida.

  • São sempre curiosos

Curiosidade para compreender sentimentos e pensamentos. Essa característica remete à infância, quando queremos saber a razão de tudo.

  • Vivem como iniciantes

Quem possui atenção plena vive conforme a “mente do iniciante”. Viver dessa forma é fazer cada coisa como se fosse a primeira vez, o que permite encantar-se diariamente.

Quer saber mais sobre como o mindfulness pode ajudar você? Clique aqui.


Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]ronteiras.com.br