Alimentação consciente Nutrição Saúde Integral

Você sabe o que é sinergia alimentar?

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabe o que é sinergia alimentar? Alguns alimentos ficam mais nutritivos se combinados com outros. Aprenda o que é sinergia alimentar e conheça as melhores combinações de alimentos.

O que é sinergia alimentar? Sinergia é uma “ação ou esforço simultâneos, cooperação, coesão, trabalho ou operação associados”. Na culinária, é a combinação de dois ou mais alimentos que aumenta a capacidade nutritiva de ambos. Durante esse processo, as propriedades são absorvidas e processadas ao mesmo tempo pelas células.

O brasileiríssimo arroz com feijão é o exemplo mais conhecido. Os aminoácidos metionina (arroz) e a lisina (feijão) tornam-se uma “proteína completa” com valor biológico elevado. Se o arroz for integral, o casamento é mais feliz ainda. O prato é ideal para quem faz exercícios antes do almoço ou jantar, pois ajuda na recuperação e ganho de massa muscular. As melhores combinações alimentares

Descubra agora as combinações alimentares mais saudáveis:

Vitamina B6 + Vitamina B9 + B12

A vitamina B6 ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor regulador do humor, apetite, sono e sensibilidade à dor. Ela ainda ameniza os sintomas da TPM. A B9 atua na produção das células sanguíneas. A B12 melhora a ação do ferro no organismo, faz o sistema nervoso funcionar corretamente e ajuda na formação do DNA. Veja alguns exemplos de alimentos ricos nessas vitaminas:

• Vitamina B6: salmão, batata e ameixas secas.

• Vitamina B9: vegetais verdes escuros, abacate e beterraba.

• Vitamina 12: leite desnatado, ovo e bife de fígado.

Ovo + brócolis + arroz integral

O magnésio do arroz + vitamina D do ovo melhora a fixação do cálcio do brócolis.

Cenoura + laranja

Ótima dupla para quem tem colesterol ruim. A vitamina C e o ácido fenólico da cenoura reduzem os níveis do LDL. As fibras da cenoura diminuem a absorção de açúcar e ainda traz saciedade.

Chá verde +limão + castanha-do-pará

A vitamina C do limão aumenta o poder do antioxidante catequina do chá verde. A vitamina E da castanha é melhor absorvida pelo antioxidante. Resultado da combinação? Retardamento do envelhecimento celular. Você também pode unir chá verde com pimenta. A catequina do chá verde e a capsaicina da pimenta aumentam a saciedade.

Tomate + brócolis

O licopeno presente no tomate ajuda a prevenir alguns cânceres. Consumido junto com brócolis, ricos em antioxidantes, cria-se uma forte barreira contra a doença.

Carne + alecrim

Um bife frito e o churrasco têm toxinas. Use alecrim da próxima vez que preparar a carne. Com o calor, a erva libera o ácido carnósico e o ácido rosmarínico, anti-inflamatório e antioxidante que neutraliza as substâncias nocivas da carne. Melhores combinações alimentares para vegetarianos

Confira as combinações alimentares mais saudáveis para vegetarianos:

Aveia + morango

Aumenta os níveis de vitamina D. Combinação para músculos, dentes e ossos fortes.

Tofu + farinha de trigo integral

A vitamina D melhora a fixação do cálcio.

Abacate + aveia + laranja

Trio cheio de fibras que traz saciedade e controla o açúcar no sangue. A vitamina C da laranja aumenta a imunidade. As fibras dessa turma ainda fazem muito bem ao intestino.

Abóbora + semente de girassol

O betacaroteno da abóbora é convertido em vitamina A pelo organismo. A vitamina E da semente é antioxidante. Dupla que fortalece o sistema imunológico, olhos, mucosas e pele.

Você também pode gostar

Percebeu que o abacate foi muito citado nessas dicas de combinações alimentares? Conheça curiosidades sobre a fruta.

Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br