Comportamento Saúde Integral

6 partes do corpo que sofrem com o estresse mental

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quantas vezes, depois de uma situação grande de estresse ou profundo cansaço, você sentiu como se um caminhão tivesse te atropelado? Posso apostar que em várias delas. Isso acontece porque situações que nos deixam nervosos, estressados ou cansados mentalmente podem nos colocar em estado de completa fadiga, o que afeta também nosso físico.

Por mais que pareçam duas coisas separadas, nossa mente e nosso corpo estão extremamente ligados. Afinal, é do cérebro que vem todos os comandos recebidos pelo nosso corpo, inclusive os de tensão, incômodo, rigidez e dor, os principais sintomas do estresse mental. Algumas pessoas que vivem em constante estresse também já atingiram um nível em que a dor é crônica. É como se aquela rigidez nos ombros já fosse uma velha amiga da qual não temos como nos livrar.

O estresse causa dor de estômago, irritabilidade, mau humor, síndromes de pânico e também dores específicas por conta da constante rigidez dos músculos. Confira as partes do corpo que são afetadas com mais frequência:

Cabeça

A dor de cabeça é, na verdade, na maior parte das vezes, um indicativo de que algo na sua vida e no seu corpo não vão bem. Muitos acham que a dor é um problema na cabeça, mas quase sempre ela é um sintoma de algum outro contratempo. No caso do estresse mental, a causa está bem perto.

Pescoço

A rigidez muscular mais conhecida e experimentada por todos. De forma geral é só ficarmos nervosos que sentimos todos os músculos de nosso pescoço ficarem completamente rígidos. Já imaginou viver com essa dor por dias seguidos? Pois saiba que as pessoas que vivem estressadas sobrevivem assim. Algumas vezes a dor no pescoço pode também ser um sinal de que você tem que passar por cima de algumas coisas e deixar outras pra trás.

Ombros

Geralmente, em conjunto com a rigidez do pescoço vem a dor nos ombros. Os músculos ficam tensos e a dor começa logo em seguida. Em geral é sinal de que você está carregando mais responsabilidade do que deveria ou, então, de que está sob a influência de uma forte carga emocional. Neste caso, é hora de praticar o desapego ou de dividir um pouco desse peso com as pessoas que se importam com você.

Parte superior das costas

Dores emocionais costumam afetar esta parte do corpo. Não se sinta menos do que é e inferiorizado por algum motivo. Trabalhar sua confiança e conversar sobre seus sentimentos com as pessoas que te magoaram pode ser um remédio infalível para te livrar dessa dor.

Parte inferior das costas

Quando essa parte dói cronicamente pode ser um indicativo de problemas financeiros. Não há nenhuma fórmula mágica pra te livrar disso, apenas controlar gastos, refazer contas e trabalhar o quanto for possível.

Você também pode gostar

Quadris

Dores nos quadris geralmente indicam a resistência a mudanças. Por mais que elas possam ser assustadoras, nossa vida é feita de constantes modificações, resistir a elas só te impede de crescer e, de quebra, ainda te dá essa dor desagradável. É hora de se mexer!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br