Aromaterapia

5 óleos de massagem que podem te ajudar a relaxar

Chegar em casa após um dia cansativo e estressante e receber uma massagem do seu amor, de um amigo, de um familiar ou até mesmo uma automassagem pode transformar o seu humor e o seu corpo. Por isso é que recomendamos essa prática, que traz muitos benefícios para a mente e o corpo.

Ainda que qualquer tipo de massagem já ajude um corpo cansado e uma mente exausta, óleos para esse fim podem deixar tudo ainda mais relaxante. Além disso, eles ajudam a massagem a fluir melhor, porque deslizam e têm poderes naturais que promovem relaxamento e descanso.

Preparamos uma lista com 5 óleos de massagem que poder fazer o momento relaxante da massagem ser ainda mais reparador. Mas, antes, confira os principais benefícios dessa prática.

Principais benefícios da massagem:

  • Diminui dores musculares e nos tendões em até 30%, de acordo com um estudo da Universidade de Sidney publicado em 2019.
  • Reduz os níveis de cortisol, o hormônio causador do estresse, em até 31%, segundo estatísticas do mesmo estudo.
  • Aumenta os níveis de hormônios como dopamina e serotonina, causadores do bem-estar, ainda de acordo com os resultados da pesquisa australiana.
  • Além de aliviar dores, tensão e estresse, combate os sintomas de problemas como depressão, transtorno de ansiedade generalizado e síndrome do pânico, especialmente com o auxílio de óleos essenciais.
  • Ajuda você a conhecer o próprio corpo, já que é possível fazer automassagem e promover um momento de relaxamento consigo mesmo.
Potes de vidro contendo óleos de massagem enquanto uma mulher recebe uma massagem
Kzenon / Canva

Óleos de massagem que ajudam a relaxar

Ainda que você possa comprar um óleo de massagem já pronto, preparar o seu em casa é muito fácil. Você só precisa de um óleo-base, como óleo de coco, de amêndoa, entre outros, que podem ser encontradas em casas que vendem esse tipo de produto.

Além disso, você vai precisar de óleos essenciais, que são feitos à base de substâncias liberadas por plantas, então são naturais e contêm os benefícios vegetais. A receita é a mesma para todos os óleos essenciais que citaremos abaixo: para cada 30 ml de um óleo-base, 5 gotas de óleo essencial.

Agora que você já conhece a receita, veja quais são as essências mais relaxantes para óleos de massagem:

1 – Aloe vera

Bastante conhecido por seus benefícios aos cabelos, a essência de aloe vera é uma grande aliada para a pele. Seus minerais e suas vitaminas proporcionam um efeito antioxidante, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a circulação e desintoxica o corpo. Além disso, reduz o risco de infecções.

Adicionalmente, o óleo de aloe vera é ótimo para massagens porque tem efeito hidratante, então deixa o corpo com aquela sensação de estar limpinho e completamente hidratado.

Frascos contendo óleos sobre uma superfície de madeira juntamente com diferentes flores
monicore / pixabay / Canva

2 – Lavanda

Um dos mais comuns entre os óleos de massagens, o óleo essencial de lavanda tem propriedades relaxantes que ajudam a aliviar as tensões a promover relaxamento dos músculos. Então promove grande relaxamento no corpo, diminuindo a sensação de cansaço físico e as dores musculares.

Além desses benefícios físicos, o óleo essencial de lavanda é bastante usado na aromaterapia porque seu odor traz benefícios também para a mente. Ele ajuda a manter o funcionamento do sistema nervoso e alivia enxaquecas, diminuindo também os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.

3 – Camomila

Quando falamos de calmantes naturais, a camomila talvez seja o mais popular. Seu uso é tão disseminado que o famoso chá de camomila é indispensável em muitas casas de pessoas ansiosas e que sofrem com problemas como insônia. De fato, a camomila tem propriedades relaxantes, que combatem o estresse e a ansiedade, entre outros problemas.

Além de relaxar a mente, o óleo essencial de camomila alivia dores musculares, tensões, dores de cabeça ou enxaquecas e cólicas menstruais. Por fim, ele também é usado em tratamentos médicos, porque ajuda a curar algumas alergias – mas, nesse caso, é essencial consultar um médico antes da aplicação.

4 – Sândalo

Ainda que tenha propriedades relaxantes, como a camomila e a lavanda, o sândalo é usado para relaxamento em outra situação: a de intensidade em atividades físicas. Por ter ação antioxidante, ele melhora a circulação e a tensão arterial, o que é ótimo para o fim de um dia corrido e cheio de atividades físicas.

Adicionalmente, ele tem propriedades relaxantes para a mente também, então é um óleo muito útil quando aplicado perto do momento de dormir, porque ajuda a dar aquela relaxada “final” no corpo, antecedendo o momento de fechar os olhos e se entregar ao descanso.

Frasco de vidro contendo óleo de massagem apoiado sobre uma superfície de madeira em meio a algumas plantas
ersler / Getty Images / Canva

5 – Amêndoas

Muitas pessoas reclamam dos óleos essenciais, ou até mesmo são alérgicas a eles. Então a opção, em casos como esses e de outras indisposições aos óleos essenciais, é usar o óleo-base “puro”. E um que pode ser bastante útil para promover relaxamento é o óleo de amêndoas.

Rico em nutrientes, além de hidratar peles ressecadas e ajudar a atenuar estrias, ele promove diminuição do nível de cortisol e é um dos que mais têm efeito “deslizante”, então torna o toque muito mais suave e agradável.

Você também pode gostar

Essas foram 5 dicas de óleos essenciais que podem tornar a sua massagem muito mais relaxante e desestressante. E lembre-se: óleos essenciais podem ter fortes efeitos em pessoas alérgicas ou que tenham alguma indisposição a eles, então pode ser útil consultar um médico a respeito deles, e também caso algum sintoma apareça.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br