Massoterapia Saúde Integral

O poder relaxante da massagem

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

De tântrica à relaxante, passando por linfática e modeladora, a massagem é sempre bem-vinda por todos. Fazer massagem está inserido na rotina de algumas pessoas em diversos formatos e funções. Alguns usufruem como terapia alternativa, como algum tratamento, outras como procedimento estético e ainda outros simplesmente para relaxar.

Independentemente da função desejada, a manipulação do tecido do corpo com pressão em certos músculos, articulações e órgãos é muito conhecida pelo seu poder relaxante e agradável.

Benefícios

Muitos são os benefícios à saúde que a massagem pode proporcionar. Ela é capaz de prevenir contra doenças, melhorar distúrbios de estresse e ansiedade. Além disso, tem como “base” a meditação, ou seja, quando alguém se submete à massagem passa a quase que automaticamente a meditar, devido ao relaxamento físico e psíquico a que se expõe fazendo com que se concentre mais em si e se interiorize, livrando-se do ambiente externo.

A sensação de relaxar que sentimos provém da mente, realmente mais livre de pressões num momento de calma e também do interior de nosso corpo. Com o toque os músculos tiram a tensão de suas fibras fazendo com que elas fiquem mais afastadas e consequentemente relaxadas.

Por conta disso, a massagem também pode ser utilizada como tratamento a lesões ou dores musculares por fazer a circulação ser mais ativa na área massageada assim como fazer com que o músculo livre-se de tensões.

Além do que sabemos

Para além de tais efeitos mais conhecidos da massagem, estudos e experimentos comprovaram que tratamentos de massagem também podem trazer alterações biológicas, ou seja, os níveis de hormônio e quantidade de glóbulos do sistema imunológico podem ser atingidos por meio dela.

Os resultados de tais estudos mostram que as alterações observadas trazem, como consequência, o controle do nível de estresse à longo prazo com efeitos duradouros.

Tipos de massagem e seus principais benefícios

Alguns dos tipos de massagem mais conhecidos e suas funções mais específicas, são:

– Shiatsu:

A técnica trabalha com os pontos de energia do corpo. É um método chinês milenar capaz de auxiliar problemas como insônia e ansiedade, dores de cabeça e problemas intestinais. Com pressão em certas áreas com fluxo orientado em sentido horário, a circulação melhora e o corpo entra em melhor equilíbrio de energias e funcionamento.

– Pedras Quentes:

O tipo mais procurado para relaxamento é a massagem de pedras quentes. Isso se deve ao fato da massagem, o toque em si, estar associado ao calor das pedras, o qual além de facilitar o relaxamento do músculo traz confortante temperatura agradável.

– Desportiva:

A massagem desportiva se trata de um outro tipo comum de tratamento para atletas. Com o papel de combater lesões musculares, massagear áreas específicas em intensidades também controladas melhora a oxigenação do sangue e o relaxamento da musculatura para aquele atleta que submeteu o corpo a um grande esforço físico. É normalmente realizada nos ambulatórios de clubes e centros de treinamento por profissionais especializados.

– Ayurvédica:

shutterstock_256155931A Ayurveda é um sistema medicinal desenvolvido na Índia há milhares de anos atrás. Dentro deste sistema, diversos tratamentos têm lugar com condições diferenciadas que seguem os preceitos dos estudos hindus. Dentre eles está a massagem ayurvédica em que o objetivo é reestabelecer equilíbrio entre corpo e mente por meio da desintoxicação e purificação do organismo.

Procura alinhar os sete chacras para que o sistema imunológico composto pelos glóbulos brancos e sistema linfático seja atingido e o corpo se torne mais puro, equilibrado e forte.

– Reflexologia:

A reflexologia funciona como um tratamento de reequilíbrio das funções do corpo. O método trabalha com as terminações nervosas do corpo considerando que o toque e manipulação destas gera reflexão direta no funcionamento de órgãos melhorando disfunções e dores.

– Relaxante:

A mais comum em centros estéticos e cabeleireiros em geral, a massagem relaxante é feita com movimentos mais leves com a utilização de cremes e óleos aromáticos. Normalmente a sessão de massagem dura em torno de uma hora e acompanha música ambiente também relaxante.

De diversos tipos, duração e efeitos, a massagem é sempre um bem. Busque uma orientação de um local que tenha experiência com massagens, de preferência locais que trabalhem com ela em métodos tradicionais chineses ou hindus e entenda aquela que pode melhor lhe atender trazendo saúde, bem-estar e relaxamento para seu corpo e alma.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]