Saúde Integral

Corpo físico, marcadores epigenéticos e despertar de consciência. Como alinhar?

Pessoa fazendo yoga sentado no chão
Mariana de Carvalho
Escrito por Mariana de Carvalho

Nos dois textos anteriores, falamos sobre o que são os marcadores epigenéticos e o quanto somos 100% responsáveis por nossa saúde e, também dei dicas de mudança de padrão mental e alimentar para potencializar o alinhamento dos corpos. Aliás, você colocou em prática pelo menos uma dica do conteúdo anterior? Espero que sim. Caso você se sinta confortável, pode compartilhar comigo como foi aqui nos comentários do texto ou por alguma rede social.

Enfim, eu fiquei de falar como usar o corpo físico para expressar sua melhor versão. Então segue um conjunto de ideias e dicas desde praticas até técnicas integrativas que você pode ser cliente/paciente para ajustar sua essência.

Antes de mais nada é preciso esclarecer que considero a prática de ao menos uma atividade física diária como obrigatória e não negociável para uma pessoa que almeja estabelecer sua saúde em equilíbrio. A prática da musculação é uma das mais acessíveis e também quando bem prescrita é possível ter tanto estímulos aeróbios quanto anaeróbios nas estruturas corporais. Mas amplie seus horizontes e se permita experimentar treinamento funcional ou um esporte em específico (vôlei, basquete, handebol, futebol…), pedalar, nadar, correr ou quem sabe ir intercalando as opções. Viva!

A partir desse ponto começam os hábitos e práticas complementares, os quais iremos sugerir.

Meditação

Mulher fazendo meditação em um topo de montanha
Matteo Di Iorio/Unsplash

Calma! Vamos desmistificar a prática. Primeiro sabemos que você, bem como eu, não é um monge que tem anos de ensinamentos direcionados a isso. Segundo, diminua a expectativa de chegar logo ao topo.

A meditação não está somente relacionada a ficar sentado numa posição específica por horas a fio em silêncio interno, mas sim na capacidade de não alimentar pensamentos além de se tornar um contemplador hábil daquilo que pipoca a mente.

A dica aqui é começar praticando o ato de contemplar os próprios pensamentos sem alimentá-los durante as atividades automáticas do dia a dia. Depois você pode separar bloquinhos de minutos com uma música instrumental que estimule você a calma. E gradativamente você irá se permitir ir aumentando o tempo ou se permitindo retirar os estímulos do ambiente para que você possa de fato acessar o processo meditativo.

A regra de outro aqui é a prática diária com leveza e sem cobrança interna. Apenas abra espaço no seu dia para olhar para dentro.

Yoga

Mulher fazendo Yoga de frente para o mar
Kike Vega/Unsplash

De forma muito básica e singela a prática pode ser dividida em duas formas. Uma irá usar o corpo para acessar um determinado padrão vibracional a ser trabalhado a partir de posturas que irão do estático ou dinâmico conforme a intenção da aula. Outra possibilidade é fazer uso de sons vocais para estimular a alteração da frequência interna.

Hoje é fácil encontrar várias escolas que ensinam e alternam as práticas.

Portanto, encontre sua turma e se permita ao novo.

Pilates

Mulher praticando pilates
Maddi Bazzocco/Unsplash

A premissa básica aqui será ajudar o “ser humaninho” que a pratica a ativar o seu centro de equilíbrio do corpo, o tal core, e mantê-lo ativo durante tudo aquilo que fizer, no dia a dia, alternando o nível de intensidade da contração da musculatura interna. A respiração também tem um papel importante aqui, pois é uma aliada para potencializar os momentos de contração e relaxamento que o exercício executado exige.

Fora a consciência corporal almejada, noção de espaço e equilíbrio também são possibilitados pelo pilates. Veja bem, uma boa aula de pilates não significa que você fará exercícios de ponta cabeça, mas sim que o movimento aparentemente mais simples é difícil quando feito de forma consciente e somente estando estável no mínimo é que há a progressão.

Artes marciais

Homem praticando artes marciais no meio da rua
Thao Le Hoang/Unsplash

Caso as dicas dadas até aqui não fizerem seu estilo, então que tal praticar artes marciais? A intenção é que você busque por escolas que visem trabalhar o indivíduo segundo uma filosofia e não simplesmente a luta. Acredite, ainda existem professores estilo “mestre miaygi”, basta procurar.

Tai chi chuan, kung fu, muay tai, boxe, krave maga, karatê dentre outras possibilidades. O interessante das artes marciais é o quanto há de estímulo no chacra básico, que pra quem não sabe está diretamente ligado a nossa capacidade de criar. E não só criar vida, mas também abundância e prosperidade. Aí convido o leitor expandir ao infinito e além o que isso pode proporcionar de forma concreta em sua realidade.

Técnicas terapêuticas

Mulher deitada em uma maca com alguém encostando em suas costas
123RF

Até aqui, falamos de práticas a serem executadas de forma mais independente, mas caso haja dificuldade em iniciar ou em se manter alinhado e tranquilo durante sua caminhada em crescente expansão saiba que existem várias técnicas capazes de amparar esse nível de complexidade crescente.

Cada uma terá sua peculiaridade, portanto podemos ir intercalando entre elas em decorrência daquilo que estamos vivendo. Algumas ajudarão mais no corpo físico, outras alcançarão até mesmo os marcadores transgeracionais, aqui vale seguir sua intuição e, novamente, como tudo, dependerá da sua ação em buscar aquilo que o ajudará a limpar e reprogramar sua mente/emoção/físico/espiritualidade.

Seguem algumas sugestões, algumas eu atuo de forma direta, outras eu fui cliente e outras apenas conhecedora da teoria (mas estão na lista para experenciar):

Microfisioterapia: técnica manual francesa que identifica no corpo a origem da dificuldade do organismo em estar em equilíbrio, ao mesmo tempo estimulará o corpo a eliminar o que esta causando a disfunção – do interior para o exterior – através de um toque leve e preciso.

Osteopatia: técnica manual norte americana utilizada para diagnosticar e tratar a origem da dor/doença/disfunção com o máximo de precisão e com a menor força possível estimulando o equilíbrio dos tecidos de dentro para fora.

Leitura biológica : Técnica neurolinguística alemã que promove uma nova visão sobre as doenças. A partir da expansão do consciente é possível CONSOLAR A DOR. Ressignificando o trauma e estimulando o corpo, mente e psique a sentir que o momento de hiper estresse já esta encerrado e cicatrizar as feridas.

BE yourself: condução terapêutica quântica – idealizada por mim – que irá reprogramar os padrões sabotadores expressos em seus marcadores epigenéticos. Será estimulada a sincronia de sua verdadeira essência ao seu propósito divino. Logo, o estado de percepção e consciência com o meio irá se alterar e o novo – A NOVA ERA – terá espaço para chegar até você. Livre das bagagens desnecessárias que o impediam de SER pleno e integrado a consciência maior do seu -EU SOU, o EU SOU.

Uso de óleos essenciais; Cura quântica; Registro Akashico; Constelação familiar; PNL; Reiki; Hipnose; Acupuntura; Barra de Acess, entre outras.

Xícara com chá e ao lado algumas flores com garrafas
Alexander Raths/123RF

Outro ponto muito importante que precisa ao menos ser sugerido é que você considere fazer a troca do tratamento alopático pela homeopatia. E aqui vale a ressalva que um profissional que segue a homeopatia com equilíbrio saberá avaliar se num caso extremo a alopatia deve ser usada.

Os florais também são fantásticos em auxiliar na eliminação de traumas bem como dão amparo às mudanças necessárias. Óleos essenciais (sugestão de marca dõTerra) também podem ser usados como remédios além de dar suporte em momentos em que é preciso estimular o corpo seja para ação, concentração, relaxamento ou dormir.

E aí, já escolheu por onde você irá começar a estimular seu “corpixo”?

Lembre-se: no começo você sentirá dor. Muitas vezes dor de verdade verdadeira, pois estará lidando com sentimentos internos de incapacidade, impotência e desvalorização os quais quando colocamos o corpo físico em ação ativam as memórias mais inconscientes armazenadas.

Como pura estratégia de sobrevivência seu corpo vai entender que você enlouqueceu e lançará do possível para mantê-lo num lugar seguro. Pura ilusão do ego mimizento que acha que controla tudo.

Então, convido você, criatura divina, que está lendo esse texto, a se permitir partir para ação a favor de você agora. E leve no seu coração a certeza de que cada dia é uma oportunidade de agir em coerência com sua essência rumo ao infinito e além.

Você também pode gostar

Despertar para o todo e acessar o seu EU SOU é uma caminhada em que o corpo que aqui existe – nesta Terra – não pode ser excluído ou diminuído, pelo contrário, ele faz parte da teia cósmica da sua consciência. Portanto, menosprezar a função do estar humano é de certa forma dificultar a ascensão da sua alma rumo a fonte.

Potencialize tudo o que há de melhor nessa experiência criando condições reais para a quebra de paradigmas e crenças limitantes através de todo o conjunto de variáveis que estar humano nos proporciona.

E um adendo para você que estuda despertar de consciência, você sabia que ao alterar os marcadores epigenéticos que estão ativos e inativos todo nosso campo vibracional muda e por consequência podemos não mais ser encontrados por desafetos? Mudar a expressão genômica vai muito além de galgar uma qualidade de vida aqui na Terra, uma vez que interfere diretamente naquilo que ressoamos e por consequência impacta em quem encontramos por aí pelas dimensões e suas conexões.

Portanto, vale a pena buscar expressar sua melhor versão. Vai muito além da vaidade. É uma ponta do seu processo do despertar. Siga! E se preciso: peça ajuda! Juntos somos um.

Com confiança, amorosidade e gratidão.

Sobre o autor

Mariana de Carvalho

Mariana de Carvalho

Sobre mim e minha formação.

Entusiasta pela vida! Nutro uma grande fé nas pessoas. Acredito que o amor é a força maior capaz de transmutar vidas e concretizar sonhos com alegria.

Para poder ser um instrumento para aqueles que me buscam, fui pesquisando técnicas que fizessem sentido para mim. Abordagens que me permitissem transmutar, primeiramente a mim e depois o outro. Mergulhei não só nas ciências em torno da saúde como fisioterapeuta por meio da microfisioterapia e leitura biológica mas também em quântica, filosofia, espiritualidade livre e conhecimentos herméticos.

Desde criança fui incentivada a fazer com que mais “SINS” ocorressem em minha vida. Fui estimulada a persistir, afinal o verdadeiro resultado de uma ação é alcançado quando se mantém o foco e se exerce a capacidade de encontrar soluções diante dos desafios.

Assim cresci, perseverando no bem, focada nos estudos, persistindo com o sonho de transmutar a minha vida e a de quem estivesse em torno. Durante essa trajetória, idealizei uma condução terapêutica para ser uma facilitadora do processo de despertar e acesso ao EU SOU – o BE yourself. E da experiência em consultório surgiu a necessidade de expandir esse conhecimento para vivências e cursos, possibilitando facilitar o caminho de mais pessoas ao mesmo tempo.

Para mim a busca pela reforma íntima é constante, pois quanto mais expandimos nosso nível de consciência mais integrados às LEIS que regem o Universo estamos. E, assim, os véus da ilusão são removidos e aprendemos a desapegar de tudo que é desnecessário, passando a focar no que realmente importa: o amor incondicional.

Assim inicia-se uma experiência interna, sem volta, rumo ao CRIADOR de Tudo que É. Rumo ao EU SOU.

Nos tornamos peças fundamentais na mudança do mundo, pois acredito piamente que ao mudarmos individualmente o mundo todo muda.

Basta despertar sua essência!

Pois a verdadeira mudança só se estabelece quando é de dentro para fora.

Algumas das situações em que posso ser um instrumento de auxílio na mudança do seu mundo:

• Despertar de consciência;

• Facilitar o acesso ao EU SOU;

• Reprogramar crenças limitantes;

• Harmonizar os pilares em torno da vida nesta dimensão;

• Estimular o seu salto quântico;

• Equilíbrio da saúde: física, emocional, mental, relacional;

• Bem-Estar e Vitalidade;

• Recuperar a Autoestima e a Autoconfiança;

• Traumas Emocionais: perdas, separações, abandono, agressões, abusos;

• Déficit de atenção e hiperatividade;

• Alterações hormonais;

• Ansiedade e Depressão;

• Câncer;

• Insônia e Distúrbios do Sono;

• Enxaqueca e Cefaleia;

• Eliminação de Medos, Fobias e Síndrome do Pânico.

O estudo se mantém em fluxo contínuo e se integra aos processos terapêuticos realizados por mim, mas a base maior do que faço está nas seguintes formações:

• Idealizadora e criadora do BE YOURSELF – Biological Experience for YOU;

• Formação Internacional em Microfisioterapia pelo Instituto Salgado;

• Formação Internacional em Leitura Biológica pelo Instituto Salgado;

• Pós-graduação em Osteopatia pelo Idot;

• Mestrado em fisioterapia pela Unesp;

• Especialização em reabilitação cardiovascular pela Unesp;

• Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Treinamento;

• Pós-graduação em Nutrição Esportiva;

• Formação internacional em pilates clínico;

• Formação em treinamento funcional CORE 360;

• Graduação em fisioterapia pela Unesp de Presidente Prudente;

• Graduação em Tecnologia em Saúde.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: dramarianadecarval.wixsite.com/permita
Facebook: Dra. Mariana de Carvalho
Instagram: @dra.marianadecarvalho
Instagram: Dra. Mariana de Carvalho