Cristaloterapia Saúde Integral

Cristais para gestantes e bebês

Eduardo Mello
Escrito por Eduardo Mello
Hoje resolvi escrever sobre esse tema que não se fala muito dentro do mundo da cristaloterapia, mas que pode ser de grande relevância para as mulheres que estejam nessa fase da vida e queiram uma ajudinha extra dos cristais para deixar a gestação mais leve e tranquila.

A gestação é um período muito especial na vida das pessoas, é um momento lindo onde a natureza proporciona a possibilidade de dar vida a um novo ser e ser testemunha do milagre que acontece dentro do ventre feminino por nove meses. Uma simples “semente” se transforma em um ser extremamente complexo com trilhões de células que funcionam tal qual uma orquestra, em harmonia e perfeição. A vida é um milagre, nós que não paramos para pensar sobre isso.

Mesmo todo esse processo sendo maravilhoso, a maioria das pessoas que já passaram por um processo de gestação ou estiveram ao lado de alguém neste momento tão especial, sabe que nem tudo são flores, existem muitas oscilações emocionais, mudanças no corpo, novas responsabilidades, dentre muitos outros desafios. Sendo assim, não se faz necessário passar por todos esses desafios “sozinha”, além da ajuda de amigos e familiares, os cristais podem, e devem, estar ao lado da gestante nesse período para que ela possa passar por esse momento de maneira mais leve e tranquila. A paz da mãe durante a gestação é de fundamental importância para o bebê e para ela mesma.

Durante esse período, costumo não indicar cristais que possam ter efeitos muito profundos na gestante, sempre penso que esse não é um momento de olhar para grandes questões emocionais, como traumas e processos complexos, deixemos isso para antes ou depois da gestação, nesse momento o ideal é trazer o máximo de ACOLHIMENTO, NUTRIÇÃO E SEGURANÇA para a mãe e seu pequeno filho. Para isso, trabalho com quatro pedras principais, são elas: CRISOCOLA, MANGANO CALCITA, ÁGATA BLUE LACE E CRISOCOLA. Vamos a cada uma delas:

CRISOCOLA

Este cristal também é conhecido pelo nome de Turquesa Peruana, porém não é um turquesa de verdade, leva esse nome apenas por possuir, em alguns exemplares, um azul que lembra o da cor turquesa. Ele trabalha questões ligadas à maternidade e traz a energia do feminino materno, acolhedor. Possibilita a futura mamãe uma possibilidade de ir se acostumando com essa nova energia materna que está se fazendo presente. Não são todas as mulheres que conseguem se sentir tranquilas na gestação, acham que não vão dar conta ou que não nasceram para ser mãe. Este cristal será de grande valia para esses casos, porém mesmo as mães que estejam tranquilas com a gestação podem utilizar este cristal, pois ele deixa o processo inteiro mais harmônico e pacífico.

A melhor maneira de utilização da Crisocola é junto ao corpo, como pingente, presa ao corpo ou no bolso. Também pode ser usada em meditações.

MANGANO CALCITA

Este cristal singular possui um tom rosa claro, quase um rosa “bebê”. Sua energia é extremamente suave e acolhedora. Sua principal função é trabalhar a NUTRIÇÃO EMOCIONAL, ou seja, ela ajuda a preencher o chakra cardíaco com uma energia muito amorosa que traz mais segurança e a sensação de estar plena com si mesma. Isso é muito importante na gestação, pois dessa forma a mãe pode passar toda essa amorosidade para o seu filho, o que com certeza resultará em uma gestação muito mais gostosa. A utilização nesse caso seria mais indicada sobre o chakra cardíaco (no centro do peito) antes de dormir, durante momentos de relaxamento e meditação. Aqui prefiro não indicar o uso contínuo dela, apenas em alguns momentos do dia, porém seu uso pode ser feito várias vezes ao dia se for necessário.

ÁGATA BLUE-LACE

Esta variedade de ágata possui um tom azul bebê, bem claro, que é lindo. Algumas pessoas pensam que não existe ágata azul, que todas são tingidas. Mas essa variedade é 100% autêntica e é muito utilizada na cristaloterapia por suas características energéticas muito particulares. A maior “especialidade” deste cristal é quebrar a rigidez das pessoas e deixar que a “criança interna” presente em cada um seja livre, leve e se expresse de maneira autêntica. Ou seja, é o cristal para sermos nós mesmos, sem se preocupar com o que os outros pensam. No caso da gestação, é um dos cristais que utilizamos para o bebê, mesmo na barriga. O utilizamos para que ele(a) possa se sentir tranquilo e nutrido em sua natureza pura, sem pressões e expectativas. Sei que parece meio loucura achar que a criança em sua fase gestacional pode sentir algo ou perceber algo, mas é EXATAMENTE isso que acontece. Se desde a barriga pudermos deixá-lo mais tranquilo e fortalecido, com certeza seu nascimento e crescimento serão muito beneficiados. Vamos cuidar da “criança interna” da criança desde antes de seu nascimento, isso é fantástico, não é!? O uso deste cristal na gestação também não será ininterrupto, o ideal é apoiá-lo sobre a barriga da gestante durante momentos de descanso, leitura, relaxamento e meditação. Pode ser usado como pingente caso a mãe sinta vontade, mas não é a primeira opção.

ANGELITA

Enfim chegamos ao último cristal, a Angelita. Este cristal geralmente vem do Peru e ultimamente não está muito barato, mas vale a pena procurá-lo. Sua cor é de um azul claro e ao toque é um cristal mais poroso do que os quartzos (não o deixe mergulhado em água, pois ele perde sua cor). A característica principal deste cristal é trazer uma sensação de segurança e bem-estar ao seu portador. Dizemos que ele traz a energia do “anjo da guarda”, ou seja, uma energia que acolhe e protege, fazendo com que nos sintamos mais leves e relaxados ao utilizá-lo. Uma gestante e o bebê precisam se sentir assim, acolhidos e protegidos em uma energia amorosa e tranquila, e é exatamente isso que este cristal trará. A Angelita poderá ser utilizada tanto como pingente ou pedra de uso cotidiano, como pedra para apoiar sobre a barriga da gestante durante momentos de descanso.

Agora que conhecemos as quatro pedras mais importantes, algumas pessoas podem perguntar: “Posso usar todas juntas durante a gestação?”. A resposta é: SIM! Mas como pingente ou pedra para ficar o dia todo, use apenas uma, de preferência a Angelita, pois ela pode estar sempre próxima a nós. Neste caso, um exemplo seria utilizar um pingente de Crisocola e uma Angelita no bolso.

Se for para utilizar os cristais sobre o corpo, o ideal seria uma crisocola e uma mangano calcita no quarto chakra (centro do peito), e uma angelita, uma mangano calcita e uma ágata blue-lace sobre a barriga. Mantenha as pedras por uns 30 minutos, ou até sentir que já está ok. Não ultrapasse uma hora, não é necessário. Após esse uso, retire as pedras e guarde-as para um próximo uso. Você pode lavá-las em água corrente entre cada uso para retirar excessos energéticos. Como esses cristais só serão usados pela gestante, e não por terceiros, não é preciso limpezas mais profundas entre cada uso. Apenas quando sentir vontade.

Depois do nascimento da criança, é indicado manter a Angelita, Ágata Blue-Lace e a Mangano Calcita no quarto do bebê. A Crisocola não será mais necessária. Os cristais podem ficar dentro de um frasco de vidro, em uma estante ou onde a criatividade permitir. TEMOS APENAS QUE TER CUIDADO PARA NÃO DEIXAR OS CRISTAIS DIRETO COM A CRIANÇA, POIS SE O CRISTAL FOR MUITO PEQUENO PODE HAVER RISCO DE O BEBÊ ENGOLIR A PEDRA. ELE NÃO PRECISA TOCAR NA PEDRA PARA RECEBER SUA ENERGIA, BASTA QUE OS CRISTAIS ESTEJAM NO MESMO AMBIENTE.

Espero que muitas mamães e bebês se beneficiem deste maravilho uso dos cristais.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eduardo Mello

Eduardo Mello

Naturólogo - formado pela Universidade Anhembi Morumbi (2010);
Pós-graduado em Acupuntura pelo CETN – Centro de Estudos de Terapia Naturais (2013);
Formação em Cristaloterapia com Antônio Duncan (2005);
Formação em Terapia Floral Sistema Bach, Califórnia, Austrália e Filhas de Gaia;
Atuação clínica com a Cristaloterapia, mais de 10 anos de experiência;
Ministra Cursos e Workshops sobre Cristaloterapia em diversas cidades do Brasil

Contato:

Site: eduardomellocristais.com
E-mail: [email protected]
Telefones para contato: (11) 99148-8886
Atendimentos: (11) 5531-3812 (Núcleo Pluri)