Saúde da Mulher

Período fértil: tire todas as suas dúvidas

Mulher segurando uma flor com as duas mãos
cottonbro/Pexels
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todas as mulheres saudáveis e férteis, que já tiveram a primeira menstruação e ainda não chegaram na menopausa, passam pelo período fértil em todos os ciclos menstruais. Esses dias são geralmente desde três dias antes da ovulação até três dias depois, que costuma ser no 14° dia do ciclo, caso a mulher tenha um ciclo regulado.

Nesses dias as mulheres podem ter sintomas específicos. Entender cada fase do próprio ciclo também é uma forma importante de autoconhecimento, já que em cada fase uma mulher se comporta de uma forma e tem vontades diferentes.

Sintomas comuns no período fértil

Mulher segurando flor em frente a barriga
cottonbro/Pexels

Para quem deseja engravidar, essa é a fase para manter as relações sexuais. Já quem quer passar longe de gravidez pode até mesmo evitar relações nesse período. Independentemente do motivo, é importante entender as características dessa fase e como calculá-la.

Assim como sensações físicas e psicológicas que a famosa TPM (tensão pré-menstrual) pode trazer, o período fértil também pode provocar alguns sintomas. Percebê-los é mais uma maneira simples de identificar o período fértil, lembrando que eles podem mudar de mulher para mulher!

1. Muco vaginal transparente

Uma das principais características é a secreção vaginal transparente, a textura lembra a da clara de ovo crua, primeiro sinal de que a ovulação está chegando e consequentemente está próximo da fase mais fértil do mês.

Isso ocorre porque nessa fase há liberação do hormônio estradiol, que ajuda a produzir mais líquido, uma espécie de mecanismo de lubrificação que auxilia que os espermatozoides entrem no canal vaginal. O corpo humano é perfeito, não é?

2. Aumento na temperatura basal

Mulher segurando termômetro
rido/123RF

Toda essa mudança hormonal pode ocasionar um aumento leve na temperatura basal, inclusive muitas mulheres conseguem utilizar essa observação (a partir da medição diária) como método contraceptivo!

A alteração na temperatura pode ser de 0,3 a 0,8 °C, e é medida com um termômetro logo ao acordar. Existem até termômetros com duas casas após a vírgula para ajudarem a perceber essa mudança. Ela ocorre, pois é nesse período que os folículos liberam óvulos que aumentam a quantidade do hormônio progesterona, responsável por esse aumento.

3. Espinhas, libido e apetite

Um aspecto fácil de ser percebido é o aumento da oleosidade da pele e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas, quando o período fértil está próximo.

Essa fase também é conhecida pelo aumento na libido, a mulher costuma se sentir mais atraente e com maior desejo sexual, além disso é comum que o apetite aumente. Todas essas alterações são devido ao aumento dos níveis hormonais.

4. Dor no baixo-ventre

Mulher sentada na cama com as mãos na cintura
Polina Zimmerman/Pexels

Nem todas as mulheres sentem ou percebem, mas é muito comum que uma dor no

baixo-ventre incomode um pouco, mais ou menos na altura dos ovários. Podem ser leves pontadas ou até mesmo cólicas que aparecem e desaparecem, é um importante indicativo de que está ocorrendo a ovulação.

Como calcular o período fértil?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que como somos humanos e cada organismo tem suas especificidades, é difícil informar uma conta com exatidão que dê certo. Mas existe uma forma padrão para mulheres com o ciclo regular, ou seja, que demoram sempre a mesma quantidade de dias para menstruar, ou com pouca variação.

O período fértil costuma ser no meio do ciclo, então se o seu ciclo tem 28 dias, é provável que ovule no 14° dia, sendo assim, três dias antes e três dias depois dele é o seu período fértil.

Para quem tem ciclos menstruais irregulares, os cálculos não são seguros, mas uma forma de ter uma estimativa dos dias férteis é anotar a duração de cada ciclo durante um ano, depois subtrair 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo. O resultado da primeira subtração será o início do período e o da segunda o final, podendo assim auxiliar na percepção.

O que é teste de fertilidade e como fazê-lo?

Mulher segurando calendário menstrual
dmvasilenko77/ 123RF

Uma forma cada vez mais utilizada pelas mulheres para descobrir o próprio período fértil com exatidão é utilizando teste de fertilidade. Uma ajuda para quem tem o ciclo irregular e quer engravidar, e também para as que mesmo com ciclo regular querem saber os dias com mais assertividade.

Ele mede a quantidade do hormônio LH no corpo, que costuma ser mais alto na fase fértil. Facilmente encontrado em farmácias ou pela internet, ele tem a mesma praticidade dos testes de gravidez.

Digital ou com pipeta, basta deixar alguns minutos em um pouco de urina e o resultado aparecerá, cada teste tem as instruções específicas para a realização. Em geral é recomendado que seja feito pela manhã ou após quatro horas sem urinar, além disso entre as 15h e as 19h o hormônio costuma ficar em maior quantidade, então é o horário mais adequado para fazer o teste.

Calculadora da ovulação

Alguns sites como o Alô Bebê e o Tua Saúde disponibilizam uma calculadora online para facilitar a contagem dos dias férteis, mais prático do que realizar a conta e com resultado rápido.

Para utilizar a calculadora da ovulação, basta saber o primeiro dia da última menstruação e quantos dias em média dura o seu ciclo menstrual, com apenas um clique no botão após preencher os dados, o resultado aparece na tela.

Período fértil e o arquétipo da Mãe

Mulher sorrindo ao lado de umas flores
RF._.studio/Pexels

Cada mulher pode observar em si mesma alterações nas sensações durante as fases do ciclo menstrual e a repetição toda vez que ocorre novamente. No Sagrado Feminino existem associações dessas qualidades específicas de cada fase do ciclo com arquétipos femininos, ou seja, figuras que podem facilitar a interpretação dessas fases e de como o próprio corpo se comporta em cada uma. Não existe nenhum padrão, mas é interessante conhecer para observar como o próprio corpo funciona durante essas mudanças de energia.

A fase fértil está relacionada com o arquétipo da Mãe, ao verão e à lua cheia. A energia costuma ser voltada para fora, nessa fase é comum estar disponível para as outras pessoas, socializar e celebrar! Um ponto positivo de perceber o próprio comportamento nessa fase é saber que é a melhor época para marcar reuniões, encontros e desfrutar da vida em grupo!

Além disso é possível se sentir mais amorosa, comunicativa e atraente, com maior desejo sexual e vontade de desfrutar do prazer. Não é à toa que essa fase é associada ao verão, período de abundância de alimento e sol.

Você também pode gostar

Nem todas as mulheres conhecem as próprias fases que não sejam a menstrual, é um presente se autoconhecer e entender como o próprio corpo funciona, que o corpo da mulher é cíclico e que em cada fase pode se aproveitar para fazer atividades distintas de acordo com a disposição.

Dessa forma o período fértil é mais um importante período da mulher, cada uma pode percebê-lo observando a si mesma, seja pelos sintomas, temperatura, cálculos ou testes. Certamente há muito o que descobrir sobre a ciclicidade feminina, e cada mulher pode encontrar essas características em si mesma e desfrutar de acordo com os objetivos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]