Comportamento Reiki Saúde Integral

Magnified Healing e Reiki no Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Homem deitado sobre uma mesa. Ele segura um copo de bebida alcoólica.
Worawit Chunlasin / 123RF

Como dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional da Combate ao Uso de Drogas e Alcoolismo, neste artigo citarei sobre como as Terapias Vibracionais com as quais trabalho (Reiki, Magnified Healing® e Light Healing®) podem auxiliar na recuperação de indivíduos com problemas de dependência de drogas ilícitas ou lícitas. Eu sempre começo o tratamento dos meus pacientes com a análise do Mapa Natal Astrológico, para auxiliar a conhecê-los melhor, então vejo nos trânsitos e nas progressões como está o seu estado atual. O Mapa Natal Astrológico indica se há tendência à dependência e Trânsitos e Progressões indicam em quais momentos da vida o indivíduo estará mais suscetível.

É sabido que tanto a dependência em drogas quanto o alcoolismo são doenças e a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde cita que:

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, em que o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.”

As consequências do uso quase sempre trazem não só prejuízo ao indivíduo, mas também a familiares, pessoas próximas e, com certa frequência, para a sociedade.

Aqueles que são afetados por essas consequências (e elas podem ser bastante desagradáveis) tendem a achar que o indivíduo tem uma falha de caráter, não uma doença. Quanto mais afastada da pessoa, mais difícil fica entender que o usuário precisa de ajuda profissional para se curar.

Os fatores são complexos e não é esse o alvo deste artigo.

Garrafa de uísque sobre mesa de madeira.
Pixabay / Pexels

Não tive a oportunidade de tratar muitos pacientes com problemas de dependência, mas todos manifestavam uma autoestima muito abalada e a crença de que a culpa que sentiam pelos efeitos desagradáveis era um castigo merecido. Um deles falou o seguinte sobre isso:

“Quando passa o efeito ‘agradável’ e inicia a fissura ou a ‘nóia’ ou quando agrido alguém que amo com atitudes, palavras e ou quebrando coisas, eu sinto que esse é o castigo que mereço. Isso me leva pro fundo do poço e entro em depressão. Aí sei que tô lá por que mereci isso”

Como o Reiki pode auxiliar? Um tratamento traz ao indivíduo:

  • Equilíbrio energético;
  • Revitaliza o corpo físico e os corpos sutis;
  • Combate a causa das doenças nos corpos sutis;
  • Libera emoções bloqueadas;
  • Amplia a consciência;
  • Desintoxica;
  • Reestabelece harmonia, bem-estar e ameniza o estresse, entre outras coisas;

No tratamento com o Reiki, o Reikiano a partir do nível II é iniciado nos símbolos, e há um símbolo específico para a cura emocional. Usá-lo na sessão potencializará o tratamento das dependências. Há chakras que estão diretamente envolvidos com as questões emocionais, então usar esse símbolo neles traz um aporte bastante grande de equilíbrio.

Mulher em sessão de Reiki.
Anete Lusina / Pexels

Esse equilíbrio e essa sensação de maior bem-estar e aceitação de si fortalece a autoestima do indivíduo e proporciona condições muito favoráveis para o reestabelecimento total (que só será obtido com acompanhamento médico psiquiátrico em integração com as terapias vibracionais).

Outra técnica usada no Reiki é o Byosen que, segundo Usui Sensei, é um método intuitivo que o Reikiano usa para buscar onde está a doença e, em seguida, tratá-la. O Byosen já é usado desde o nível I do Reiki.

No tratamento com Magnified Healing® 1ª fase, há um momento em que se faz a conexão com o sistema nervoso central, o que proporcionará muitos benefícios a essa área do corpo, na qual desequilíbrios podem ser os fatores a desencadear a dependência. Outro momento bastante importante é o tratamento do karma, no qual a falta de amor, em especial por si próprio, pode ser cuidada.

No Light Healing®, o foco está mais no corpo físico (embora os corpos sutis também sejam tratados) e como o tratamento é feito por sistemas, pode-se, além de tratar as sequelas do consumo (como lesões no fígado, estômago, pulmões, cérebro), fortalecer o organismo para ajudar a evitar que elas surjam.

Importante é que o tratamento requer cuidados médicos psiquiátricos. As terapias vibracionais complementam e agem em muitas áreas importantes, mas isoladamente NÃO proporcionarão a recuperação total do indivíduo.

Que a Luz e o Amor envolvam todos os dependentes e seus familiares. Que vençam o estigma e procurem ajuda médico-psiquiátrica e que busquem a nós, terapeutas holísticos, para complementarem seu tratamento.

Sobre o autor

Alexandre Maradei Nogueira

Graduado em enfermagem pela Unisantos, desde 1990. Trabalhou quase que exclusivamente na docência (em especial de anatomia humana) e deixou de exercer a profissão há 15 anos para se dedicar profissionalmente à terapia holística.

Em 2005 obteve o título de especialista em artes corporais terapêuticas em medicina tradicional chinesa pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário Senac.

Formou-se em astrologia em 1997 na Escola Santista de Astrologia e especializou-se em astrologia e saúde pela Gaia Escola de Astrologia, em 2005.

Integrou a 1ª turma do CPG (Central de Pesquisas Gaia) na Gaia Escola de Astrologia, onde obteve o 1º lugar no Prêmio Novos Astrólogos com a pesquisa “Marte e a Linguagem Corporal”. Esse trabalho foi publicado na 8ª edição do CBA (Caderno Brasileiro de Astrologia).

É canceriano com ascendente e Lua em Peixes.

Em 2010 tornou-se reikiano nível III.

Em 2011 tornou-se Master Teacher in Magnified Healing® 1ª fase.

Em 2021 tornou-se terapeuta praticante de Magnified Healing 3ª fase – Light Healing®.

Possui um espaço terapêutico no qual atende em seu consultório, ministra cursos, dá palestras e conduz semanalmente Meditação da Chama Violeta e um Grupo de Estudos sobre Espiritualidade.

Ministra cursos em diversos locais pelo Brasil.

É terapeuta voluntário na Casa da Luz Santos (https://www.facebook.com/casadaluzsantos – @casadaluzsantos), onde coordena o atendimento de Reiki dos Bichinhos.

É terapeuta credenciado ao Sinte desde 2012 – CRT 47268

Contatos
Email: amn.luno@gmail.com
Facebook: Alexandre Maradei Nogueira
Instagram: @alexandre.tholistico
Site: alexandremaradei.terapeutaholistico.com.br