Adoção Convivendo

Os benefícios de se adotar um cão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter um animal de estimação traz inúmeros benefícios para a saúde do seu dono. Alguns estudos apontam a relação dos cães com a saúde física da pessoa e outros o laço de amizade, capaz de fortalecer as relações sociais.

Ambos os benefícios podem ser notados quando se adota um cão. A família cresce, fica mais feliz e envolvida. O envolvimento é tanto que os animais de estimação passam a ser considerados membros da família. Prova disso são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de um estudo realizado em 2013, que de cada cem famílias, 44 criam cachorros. Mas por que esse crescimento?. Os benefícios são comprovados.

Cão: considerado um leal amigo

Nos últimos anos aumentou também a proteção sobre os cães que sofrem algum tipo de violência ou que são abandonados. Por mais que existam benefícios de se compartilhar a companhia de um amigo peludo, acredite, é preciso paciência e dedicação. Diferente dos gatos que são mais independentes, os cães são mais ligados aos seus donos, por serem considerados mais carentes. Por isso, aquela alegria enorme quando você volta para casa.

shutterstock_283665779E sobre a frase que diz que eles são seus verdadeiros amigos, você pode notar facilmente. Experimente xingá-lo e depois o chamar de volta, ele retorna facilmente e ainda feliz. Assim, eles são um verdadeiro exemplo de como as pessoas poderiam se importar menos com as atitudes e darem valor às coisas que importam.

Afinal, quais benefícios eles trazem aos seus donos?

Depois que você adota um cão, dificilmente vai se sentir sozinho novamente. A presença deles é marcante. E se você quiser habituá-lo para sair com você, tanto para uma caminhada como ao parque, pode ter certeza que ele ficará muito feliz e agradecido. Mas conheça mais alguns dos benefícios que ele promove:

  • Aumenta a segurança e autoestima do seu dono, ajudando assim na saúde mental;
  • Na saúde física, são capazes de promover uma diminuição da pressão sanguínea e ainda o sedentarismo;
  • Aumentam os níveis de serotonina, que é o hormônio do bem-estar;
  • Também auxiliam a diminuir os níveis de ansiedade das pessoas;
  • Ajudam a lidar com as fases da vida, desde o nascimento, crescimento e reprodução;
  • Podem melhorar as suas relações sociais;
  • E ainda, um estudo realizado pela ONG britânica Blue Cross, constatou que os donos dos cães podem ser mais ricos e felizes, além de saudáveis. Um grande incentivo para adotar, heim?  Isso tudo além do amor incondicional que ele sentirá por você, fielmente!
Cuidados antes de adotar

shutterstock_257700844Se você se empolgou e ainda não tem um cachorro em seu lar e ficou com vontade, saiba que é preciso fazer algumas reflexões como, por exemplo: você terá um pouco de tempo para dar atenção a ele? Não ficará irritado caso ele destruir um objeto ou a sua flor favorita?

Assim como as crianças, os cachorros gostam de carinho e precisam de atenção. E se você ainda não tem, aproveite e visite algumas ONGs que possuem inúmeros cachorros sem família. Com certeza ficarão muito felizes se você der uma oportunidade a eles de ter sua própria casa!

ONGs para conhecer em São Paulo:

Patinhas Unidas: http://www.patinhasunidas.com.br/
Instituto Santo Pet: https://www.facebook.com/institutosantopet

ONG para conhecer no Rio de Janeiro:

Oito Vidas: https://www.facebook.com/oitovidas.8


• Artigo escrito por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]