Energia em Equilíbrio

Quartzo

Pedras de quartzo rosa, acompanhadas por um ramo de lavanda.
Pam Walker / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Branco, rosa, roxo, fumê… O cristal de quartzo aparece na natureza em diferentes cores e, às vezes, varia até no formato. Seu simbolismo espiritual também é bastante variado. Leia o artigo abaixo e entenda mais a fundo sobre essa poderosa pedra!

Da joalheria à decoração, o quartzo é uma presença garantida. Afinal, trata-se de um dos minerais mais presentes no planeta Terra. E você sabia que essa famosa pedra natural também apresenta benefícios espirituais?

Pois é! As propriedades dessa pedra vão além do universo palpável e podem agregar ao bem-estar espiritual de quem a utiliza. Mas é preciso saber como usá-la da maneira correta e qual tipo de quartzo escolher, pois existe uma grande variedade na natureza.

Para entender um pouquinho mais sobre o assunto e explorar melhor o mundo espiritual, continue lendo este artigo. Aqui traremos todas as informações para que você aproveite as propriedades dessa poderosa pedra. Vamos nessa!

O que é Quartzo?

Zoom em pedras de quartzo amarelo.
Barbara Ash / Shutterstock

Compondo 12% do volume total de minerais no planeta Terra, o quartzo é considerado o segundo mineral mais presente no globo terrestre. A pedra é composta por dióxido de silício (SiO2), sendo a base na constituição de rochas ígneas ácidas, além de estar muito presente em rochas sedimentares.

Seu formato ideal é hexagonal, formado por um prisma de seis lados. No entanto, na natureza, a pedra costuma ser encontrada em formas mais irregulares. Apesar de geralmente ser incolor ou branco, o quartzo também é encontrado em outras cores, devido à ação de impurezas em sua formação natural.

Dessa variedade, o ser humano originou diferentes usos para a pedra ao longo da história da humanidade. Que tal descobrir mais sobre isso?

Quartzo na história da humanidade

Na Pré-História, o quartzo era usado na confecção de utensílios e armas, devido a suas propriedades físicas resistentes. O cristal também era usado como adorno, na decoração.

Na Grécia Antiga também existiu uma ideia de que o quartzo hialino (transparente) era nada menos que água tão congelada que não podia voltar à forma líquida. Essa ideia perdurou até meados do século XVIII.

Tal associação com o gelo levou a certas práticas como a que ocorria entre os romanos, que utilizavam a pedra para refrescar as mãos e para diminuir a febre.

Já no Egito Antigo, o uso da pedra ficou marcado ao encontrarem quartzo lilás e hialino no túmulo de Tutancâmon, um dos mais antigos e importantes faraós.

E os maias, por sua vez, usavam o quartzo hialino como um cristal de adivinhação, por meio do qual podiam consultar o futuro.

O que diferencia o quartzo de outras pedras?

Considerado um dos diversos cristais existentes na natureza, o quartzo, às vezes, é utilizado para simular um diamante em joias. Mas essa prática não consegue equiparar as duas pedras.

Sua pureza e dureza são inferiores às do diamante. Por isso, sua lapidação se torna mais penosa. Assim, em termos estéticos, é impossível conferir a ambos a mesma qualidade final em uma joia.

Significados e usos dos diferentes tipos de pedra de quartzo

Pedras de quartzo roxo dentro de um recipiente. Ao lado, quartzo rosa e um ramo de lavanda.
Pam Walker / Shutterstock

Tendo em vista as características gerais do quartzo, que tal conhecer mais especificamente suas variações? Você verá que cada uma pode servir a um propósito interessante. Confira a seguir!

  • Quartzo rosa: diferentemente da maioria dos quartzos, não apresenta forma geométrica. É maciço, cristalino e com granulação grossa. Está associado ao chakra do coração e é usado para lidar com questões referentes ao amor e à cura emocional.
  • Quartzo branco: de cor branca e aspecto leitoso, carrega bastante energia positiva e é usado para afastar a negativa. Também está associado à sabedoria e à cura, sendo usado para lapidar a calma e a concentração.
  • Quartzo verde: sua dureza é mediana, e a cor verde se deve a incrustações de fucsita, outro mineral. É considerada a pedra da natureza, e seu uso visa uma vida mais saudável, tanto física (pois age no rejuvenescimento das células) quanto mentalmente. Também se relaciona com o chakra do coração.
  • Quartzo azul: também chamado de quartzo safira, sua coloração se deve ao titânio presente na composição. É usado para relaxar e acalmar, reduzindo a ansiedade e o estresse. Está relacionado com chakra laríngeo, o que o torna propício para tratar problemas na tireoide.
  • Quartzo cinza: de cor acinzentada e clara, essa pedra está ligada à energia de sustentação da Terra. Tem grande poder desintoxicação e neutralização de energias negativas. É usado para guiar as pessoas rumo à realização.
  • Quartzo fumê: formada na exposição ao magma, essa pedra carrega a energia do fogo. Assim, proporciona ânimo e determinação, sendo excelente para tratar tristeza, desânimo e padrões negativos. Pode ser usada, inclusive, para afastar tendências suicidas e o humor depressivo.
  • Quartzo transparente: por vezes confundida com o quartzo branco, essa pedra tem poderes generalizados, pois reúne, em si mesma, todas as cores. Desse modo, atrai equilíbrio e calma para qualquer tipo de situação.
  • Quartzo roxo: também conhecido como ametista, pode variar em sua cor, indo desde o lilás até um roxo intenso. É uma das pedras mais conectadas ao mundo espiritual. Por isso, é um ótimo catalisador para ser usado durante meditações.
  • Quartzo vermelho: composto por uma mescla de cor vermelho-rubi e tons de um vívido rosa, esse quartzo está ligado ao chakra básico, responsável pela vitalidade e saúde do corpo físico. A pedra também é usada para atrair mais amizade e amor, além de estimular bons sentimentos.
  • Quartzo amarelo: também chamado de citrino, o quartzo amarelo atrai energia e estimula a criatividade. Pode ser usado para espantar o desânimo e combater doenças que atingem o metabolismo. Além disso, está ligado ao chakra do plexo solar.

Onde encontrar o cristal de quartzo

Na natureza, a pedra de quartzo pode ser encontrada em rochas sedimentares, que são formadas por resíduos e matéria orgânica compactados com o passar do tempo. Tais rochas são encontradas tanto nos continentes quanto no fundo do mar e constituem boa parte das rochas do planeta.

Algumas lojas (inclusive online) comercializam essa pedra em suas muitas variações. São lojas como a Helena Cristais, que vende online e em sua loja física; e a WeMystic, que tem somente loja online.

Ambas são especializadas em produtos místicos e esotéricos, que vão muito além do quartzo, e você pode conferir clicando nos links disponibilizados.

Você também pode gostar

Com sua ampla variedade de cores e significados espirituais, o quartzo é usado há milhares de anos para diferentes fins. Cada uma de suas variedades serve a um propósito, como vimos, mas, no geral, essa pedra representa cura, purificação e equilíbrio energético. Se você anda precisando disso, que tal incorporar o quartzo em sua vida? Aproveite e também compartilhe esse conhecimento com outras pessoas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br