Saúde Integral

Uma visão holística de conexão com a vida

Ivna Tavoloni
Escrito por Ivna Tavoloni



Atualmente, é difícil vivermos um dia todo sem passar por momentos de estresse, por relações que exijam muito ou mesmo por minutos de tomada de decisões importantes. Os dias vão passando, os meses acabando, os anos trazendo a realidade e não nos damos conta do que realmente é importante para nós. Neste artigo, convido você, leitor, a experimentar algo novo: eleger o que realmente importa em sua vida para que você tenha a sensação do dever cumprido quando assim o fizer, para que você saiba que colocou suas energias no que é mais importante ao final do dia. Enfim, esta experiência não tem o objetivo de concluir um assunto, mas instigar em você a urgência da organização e clareza de pensamentos neste mundo cada vez mais ligeiro e caótico.

Por mais que tentemos priorizar a atenção em nossa saúde, qualidade de vida, bem-estar, família e trabalho, é inevitável que dezenas de novas informações cheguem até nós através da velocidade da internet neste mundo globalizado. É quase impossível organizar tantas responsabilidades sem parar para refletir e ordenar as ideias. Não é à toa que diversas pessoas estão sofrendo da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Pensamento Acelerado. As informações nos bombardeiam todos os dias, ocupando nosso HD interno sem deixar muito tempo para refletir sobre elas. Mas o pior é que muitas dessas informações podem, no mínimo, ser descartadas, pois trazem muitos assuntos irrelevantes.

A palavra estresse já está sendo utilizada com tanta normalidade que parece que as pessoas não estão dando mais a devida importância a ela. Em alguns dias ou em determinados momentos, essa palavra está com intensidade alta, em outros, parece estar em seu estado brando ou quase “natural”.

Então, uma vez que não podemos modificar a velocidade com que o mundo se comunica e na qual as informações chegam até nós, cabe aqui organizar, classificar e eleger aquelas que serão relevantes aos nossos objetivos de vida. Isso inclui a mudança de comportamento ao enfrentar o estresse, a adaptação a novas realidades e a atenção seletiva, fazendo com que os impactos negativos do momento de estresse sejam diminuídos ou até mesmo anulados.

O primeiro passo para enfrentar o estresse com inteligência está nas questões básicas, por exemplo, acalmar a mente. Eleger para você uma prática, como meditação, acupuntura ou mesmo terapias manuais, para que haja um tempo só seu. Para que a mente possa limpar o desnecessário e as ideias possam fluir com clareza e objetividade.

A meditação contempla um estado calmo e tranquilo, estimulando a atenção em sua respiração, seu diafragma, os músculos que estão em sua caixa torácica, a frequência das batidas de seu coração e as sensações.

Beautiful athletic girl doing yoga exercises indoor. Lotus pose.

Já a acupuntura também vai lhe trazer benefícios no modo de respirar e controlar a ansiedade, através do autoconhecimento e da regulação energética dos meridianos que percorrem o corpo.

As terapias manuais, que podem ser o Reiki, as massagens clássicas ocidentais ou orientais, vão promover o relaxamento do corpo e consequentemente da mente, aliviando pontos de tensões musculares, promovendo uma melhor circulação sanguínea e nutrição dos tecidos e órgãos do corpo. Toda prática exige do praticante tempo, autocontrole e cuidados específicos para eliminar a ansiedade gerada pelo futuro e as saudades carregadas do passado.

Dor de cabeça, dor muscular por tensões, má digestão, constipação, insônia, vertigem, dores lombares, agitação, zumbidos no ouvido ou sintomas de cansaço podem ter sua origem na ansiedade. O que pode acarretar um estado emocional instável, choros sem motivo, solidão ou mesmo raiva. Prejudicando o individuo como um todo, afetando seu sistema cognitivo, nervoso e musculoesquelético.

Após acalmar a mente, preste atenção nas coisas que você insiste em mudar, mas que não estão ao seu alcance. Aceite-se, aceite o outro como ele é, seja realista, todos temos limitações. Seja consciente de si, do seu corpo.

Pratique: 

Pare por um instante e feche os olhos, permaneça parado e sinta seu corpo, direcione sua atenção para a sua inspiração e expiração, sinta os movimentos dos músculos abdominais e torácicos, sinta como seu tronco se posiciona em relação a sua cabeça e a sua bacia. Tente relaxar qualquer músculo que esteja tenso ou aliviar o semblante.

Faça exercícios físicos regulares, sorria, cante, dance, tenha um espírito livre, descubra o que te faz feliz, divida seus sentimentos e suas emoções. Planeje… nada acontece sem esforço e metas, faça com que cada momento esteja alinhado com seus objetivos. A vida é feita de pequenas escolhas que nortearão seus caminhos ao longo de sua jornada. Sossegue a mente, agite seu corpo e seu espírito agradecerá!

Sobre o autor

Ivna Tavoloni

Ivna Tavoloni

Fisioterapeuta, Acupunturista e Esteticista; Cursos: Método Pilates, Medicina Tradicional Chinesa e Estética. Diretora da Bioart Studio Pilates e Acupuntura. Estudos na Área de saúde e física quântica e apaixonada pela vida! Também ministra cursos de maquiagem, estética e colorimetria.

Contatos:

Site: http://simplesmentevidablog.com.br/
Telefone: (19) 98819-7282
E-mail: [email protected]