Plantas Medicinais Saúde Integral

Cáscara Sagrada

Há mais de 2 mil anos, nas regiões montanhosas do Canadá, as cascas do caule de uma árvore chamada cáscara sagrada eram utilizadas como planta medicinal. Com o nome científico Rhamnus Purshiana, a cáscara auxiliava os povos nativos da região a curar problemas estomacais e digestivos.

Atualmente, mais de 17 países ao redor do mundo utilizam a cáscara sagrada como laxante, para tratar, principalmente, a prisão de ventre. Essa ação da planta é possível porque ela é rica em antraquinonas, que estimulam o funcionamento do intestino. Ainda assim, a ação desse tipo de composto é considerada leve, quando comparada a plantas como sene e aloe vera.

Por mais notável que seja a ação laxante da cáscara sagrada, existem outros benefícios que a planta medicinal pode trazer para a saúde de alguém. Além disso, as cascas podem atuar até mesmo em um aspecto mais espiritual. Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse elemento da natureza!

Benefícios da cáscara sagrada

Embora a propriedade laxante seja a mais conhecida da cáscara sagrada, a planta pode trazer outros benefícios para a sua saúde. Identifique como as cascas do caule atuam no seu organismo:

1) Ação laxativa: a principal ação da cáscara sagrada no corpo humano é a ação laxativa. Como explicado anteriormente, a presença de antraquinonas nesse ingrediente faz com que ele estimule o funcionamento do intestino, facilitando a liberação das fezes.

2) Ação diurética: a cáscara sagrada favorece a eliminação de toxinas e de resíduos do organismo não só pelas fezes, mas também pela urina. Ainda que não seja uma das principais funções da planta, ela pode ser utilizada com um fim diurético.

3) Ação estimulante: outro benefício da cáscara sagrada é a ação estimulante que a planta exerce no corpo humano. O ingrediente é capaz de melhorar o funcionamento do organismo, inclusive reduzindo a absorção de gordura pelo fígado. Logo, a cáscara pode ser um detox natural.

4) Ação tônica: a ação tônica da cáscara sagrada funciona como um estímulo a mais para o metabolismo trabalhar adequadamente. Além disso, a planta favorece a saúde do couro cabeludo e da pele, podendo trazer uma sensação de rejuvenescimento.

5) Ação emagrecedora: considerando o efeito laxativo da cáscara sagrada, muitas pessoas acreditam que a planta pode ser utilizada para a perda de peso. Nenhum produto laxativo deve ser ingerido sem recomendação médica, mas o produto realmente pode ajudar na digestão.

Como consumir?

Para aproveitar os efeitos da cáscara sagrada no seu corpo, é possível ingerir a planta na forma de cápsula, de pó ou de chá. No mercado, a versão mais conhecida do produto é a cápsula. No entanto você só deve utilizar essa planta medicinal com indicação e acompanhamento médico.

Bule depositando chá quente em uma xícara branca sobre uma mesa
Wiro.Klyngz / Shutterstock

Receitas

Caso você já tenha o aval de um profissional da saúde para consumir a cáscara sagrada, você pode preparar um chá com esse produto. Nesse caso, você vai precisar comprar as cascas da planta em si em uma loja de produtos naturais.

Feito isso, você só precisa adicionar 25g das cascas de cáscara sagrada em uma panela com um litro de água fervente. Depois de 10 minutos, você já pode começar a ingerir o líquido coado, consumindo no máximo duas xícaras por dia da bebida.

Tabela nutricional

Em uma porção de 1,5g de cáscara sagrada, que equivale a três cápsulas do produto, a tabela nutricional aponta os seguintes números:

Valor energético0 Kcal
Carboidratos0g
Proteínas0g
Gordura total0g
Gordura trans0g

Cáscara Sagrada e espiritualidade

Todo o poder da cáscara sagrada também se mostra em um aspecto espiritual. Essa planta é conhecida por promover proteção, resolver problemas na justiça e atrair dinheiro. Para promover cada uma dessas energias, só é preciso utilizar a planta do jeito mais adequado para o objetivo pretendido.

A função do banho com cáscara sagrada, por exemplo, é expulsar as vibrações negativas do corpo espiritual de uma pessoa, além de trazer mais dinheiro para ela. Nesse sentido, a planta pode desobstruir caminhos que estão fechados.

Ao mesmo tempo, a aspersão do chá de cáscara sagrada em volta de casa ou em volta de um tribunal é um ritual conhecido para vencer processos judiciais. Caso você esteja passando por um problema desse tipo, as vibrações da planta vão te ajudar.

Além disso, a cáscara sagrada pode ser consumida na forma de chás ou de banhos para ativar uma importante propriedade fitoenergética da planta. Isso porque a cáscara sagrada promove uma limpeza não só no intestino, mas também no campo energético de um indivíduo. Logo, o ingrediente pode descarregar todas as toxinas que alguém carrega, em todos os sentidos.

Contraindicações

Mesmo que a cáscara sagrada tenha muitos benefícios, ela não pode ser ingerida por gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos de idade, quem sofre de doenças no estômago e no intestino. Além disso, não deve ser combinada a outros medicamentos. Se consumida em excesso, pode provocar diarreia, dores abdominais, falta de apetite, cansaço, desidratação, tontura e vômitos.

Em quanto tempo a cáscara sagrada faz efeito no corpo?

Muitas vezes, o consumo em excesso da cáscara sagrada ocorre porque a pessoa que faz uso da planta acredita que ela não está fazendo efeito. Após consumir o medicamento, ele pode levar entre seis e oito horas para agir no organismo. Então, em vez de ingerir uma dose mais alta, aguarde o tempo necessário para a primeira dose funcionar.

Para quem é indicada a cáscara sagrada herbarium?

A Cáscara Sagrada Herbarium é um medicamento como outro qualquer. Por isso só pode ser consumida com recomendação médica. Em geral, os profissionais da saúde costumam indicar a planta para quem sofre de prisão de ventre, hemorroida e fissuras anais, quando é necessário estimular o funcionamento do intestino para a expulsão das fezes.

Você também pode gostar:

A partir das informações apresentadas, você aprendeu todos os detalhes sobre a cáscara sagrada, uma poderosa planta medicinal. Caso você esteja passando por algum problema intestinal, consulte um profissional da saúde para saber se você pode utilizar esse elemento da natureza para recuperar seu bem-estar. Aproveite tudo que a cáscara sagrada pode oferecer!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br