Nutrição Vegetarianismo

5 receitas vegetarianas que você pode cozinhar em 30 minutos ou menos

Pizza vegana.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nós amamos comidas saudáveis, principalmente quando podem ser feitas fácil e rapidamente durante a semana. Salada não é o único prato rápido de se preparar. Dê uma olhada em 5 receitas que você pode fazer.

Panqueca de abobrinha crocante

Ingredientes:

– 2 abobrinhas pequenas raladas

– 1 cebola pequena ralada

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de endro fresco, ou 1 colher de chá em pó

– Sal e pimenta a gosto

– 1/2 xícara de migalhas de pão (ou mais, se necessário)

– Óleo para fritar

– Iogurte ou creme azedo para guarnecer

Modo de preparo:

Em uma panela coloque a abobrinha, cebola, ovo, endro, sal e pimenta. Mexa bem até virar uma coisa só. Adicione as migalhas de pão e continue mexendo. Caso a mistura pareça muito molhada, adicione um pouco mais de migalha. Molde no formato de pequenas panquecas.

Em uma frigideira, coloque óleo suficiente para cobrir o fundo. Coloque uma panqueca no óleo. Ela deve fazer barulho na hora, do contrário, deixe o óleo ficar mais quente. Prove e veja se é necessário acrescentar mais sal e pimenta. Cozinhe até ficar dourado e crocante, por volta de 5 minutos, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Vire e faça a mesma coisa do outro lado. Retire da frigideira com papel toalha para remover o excesso de óleo. Sirva na hora com um pouco de iogurte ou creme de leite.

Frutas.

Parfait de iogurte

Essa é uma ótima ideia para ter um café da manhã rápido e saudável. A receita não tem segredo: você precisa das suas frutas favoritas, iogurte grego ou simples (os mais espessos são mais gostosos), e uma cobertura da sua escolha. Pegue um potinho, coloque uma camada de fruta e outra de iogurte. Faça quantas camadas quiser. Leve à geladeira e quando for comer é só adicionar a cobertura que preferir (granola, aveia, etc). Caso não saiba qual fruta usar, sugerimos essas combinações:

Morango e pistache

Amora e nozes

Amora e framboesa com granola

Damasco, cerejas e castanha de caju

Salada de repolho picado com Cranberry e Molho Balsâmico

Ingredientes:

– 1/4 de xícara de cranberries secas

– 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

– 6 xícaras de fatias finas de repolho verde ou roxo

– 1 colher de sopa de azeite extravirgem

– 1 colher de sopa de cebola picada fina

– 1/2 xícara de amêndoas inteiras, tostadas e levemente picadas

– 1/4 xícara de salsa italiana fresca picada

Modo de preparo:

Numa panela pequena, aqueça o vinagre em fogo médio, sem deixar ferver. Em uma tigela pequena, misture as cranberries e o vinagre. Deixe elas mergulhadas até amolecer, por volta de 15 a 20 minutos, e tire o excesso do vinagre. Coloque o repolho já picado em uma tigela grande e reserve. Numa panela pequena e em fogo médio, aqueça o azeite e adicione a cebola. Refogue por cerca de um minuto até ficar macia. Retire do fogo e acrescente as cranberries. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe descansando. Em outra panela, torre as amêndoas em fogo baixo. Despeje parte do molho sobre o repolho e misture bem. Deixe repousar por 5 a 10 minutos, e coloque mais um pouco de molho. Adicione as amêndoas e a salsa. Está pronto!

Comida vegetariana.

Vale tudo de tomate e guisado de feijão

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite

– 1 cebola picada

– 2 dentes de alho picado

– 1 colher de sopa de tomilho fresco

– 1 lata de tomate picado

– 3/4 de xícara de pimenta vermelha marinada picada levemente

– 1/2 xícara de azeitona sem caroço

– 1 lata de feijão roxo escorrido e enxaguado

– 1 maço de espinafre lavado e picado (pode substituir por acelga ou couve)

– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Numa panela grande, aqueça o azeite até brilhar. Adicione a cebola e cozinhe até ficar transparente, cerca de 5 minutos. Acrescente o tomilho, o alho e cozinhe até dourar, também por volta de 5 minutos. Adicione os tomates, a pimenta vermelha e as azeitonas sem caroço. Mexa tudo e cozinhe de 15 a 20 minutos, até que os sabores se misturem. Inclua o feijão e o espinafre. Cozinhe até que os feijões se aqueçam e o espinafre cozinhe, cerca de 5 minutos. Sal e pimenta a gosto. Está pronto!

Hambúrguer de grão de bico e chipotle

Ingredientes:

– 1 lata de grão de bico

– 2 batatas cozidas e cortadas em quadradinhos

– 1 cebola média picada fina

– 1 tomate grande picado grosseiramente

– 1 pedaço pequeno de pimenta jalapeno picada (opcional)

– 2 pedaços de chipotle em molho de adobo

– 1 colher de chá de sal

– Pimenta do reino

– 1/3 de xícara de migalha de pão (ou flocos de quinoa ou farinha de milho)

– Azeite

Modo de preparo:

Aqueça o azeite numa frigideira pequena em fogo médio alto. Adicione e refogue a cebola até começar a dourar e ficar transparente. Acrescente a pimenta de jalapeno picada e refogue por 2-3 minutos, até amaciar. Adicione os tomates e cozinhe até que eles fiquem macios. Retire do fogo.

Misture o grão de bico, a pimenta chipotle e as batatas num processador de alimentos até ficar homogêneo. Adicione a mistura de especiarias, a cebola, o tomate, e mexa bem com uma colher ou garfo. Num prato grande, salpique as migalhas de pão.

Faça o formato do hambúrguer e o empane com as migalhas. Numa frigideira grande, aqueça um pouco de azeite em fogo médio. Coloque os hambúrgueres e cozinhe até dourar, cerca de 3-5 minutos. Vire e faça o mesmo com o outro lado. Sirva no pão com alface, tomate e tudo o que um bom hambúrguer pede.

A correria do dia a dia afeta todo mundo, mas não é por isso que você deve deixar de comer bem. Além disso, ser vegetariano não quer dizer que sua única opção de uma refeição rápida seja uma salada. Aposte nessas 5 receitas e veja como é possível preparar algo rápido, ser saudável e ainda assim comer bem.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br