Autoconhecimento

5 técnicas para vencer o medo

Mulher parada e olhando para o horizonte
OleksandrMasnyi
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O termo “medo” já carrega em si uma sensação de negatividade e de desconforto. Porém, essa palavra pequena, mas com poder imenso é presença frequente em nossas vidas e não deve ser encarado apenas como um mal. Visto por outro ângulo, ele é de certa forma um gatilho que nos impulsiona a agir de maneira diferente e vai de encontro com a obtenção de novos resultados. Ressignificar é a sentença de ordem quando discutimos sobre seu papel em nossas jornadas.

Senti-lo faz parte e está dentro do que é considerado normal e saudável entre especialistas, o modo como o enfrentamos é o que dita o nosso relacionamento com ele e qual é o tamanho de sua carga em nossas vivências. Tudo o que excede traz desiquilíbrio ao funcionamento natural das coisas. A fobia, o pânico e o pavor acarretam problemas bem maiores, fazendo com que a ansiedade e a inquietação constante tomem conta do fluir espontâneo e genuíno de nossa personalidade.

No entanto, nem sempre é fácil enfrentar tais situações com discernimento e disposição necessários. Separamos algumas dicas que te auxiliarão neste convívio complexo, a fim de te trazer mais equilíbrio e paz para seguir em frente.

1. Tudo começa com uma boa respiração

O simples ato de respirar corretamente oferece diversos benefícios e essa é uma das coisas que você deveria se atentar, já que não prestamos muita atenção por ser algo automático e funcional do organismo. Dissolver a tensão física e emocional, aumentar a qualidade de sono, redução de colesterol, melhorias no sistema imunológico, maior concentração e bem-estar são apenas algumas das benfeitorias desta prática.

Inspire e expire devagar e profundamente por alguns segundos, se atente ao nariz e concentre-se em seu abdômen, que é onde se localiza a força que empurra o ar. Repita o exercício por um minuto, faça uma pausa e complete mais duas séries. No começo é um pouco mais trabalhoso, porém, com assiduidade os resultados serão proveitosos.

2. Caderno e caneta

Caneta e papel
Pexels de pixabay

Mesmo que tenhamos amigos e familiares dispostos a ajudar, nem sempre existe a liberação de sentimentos através de uma boa conversa ou pelo simples desabafar com alguém. Para uns, isso se torna uma tortura devido a incapacidade de discernir no íntimo qual é o sentimento que está lhe tirando o sono. Se você se encontra neste grupo, separe um caderno e caneta para começar a soltar o que te aflige. Escrever é um meio de reorganizar as ideias e pensamentos atribuindo a ambos interpretações e sentidos diferentes dos quais talvez você tenha dado anteriormente, sem refletir com calma. Esta é uma oportunidade de novos caminhos.

3. Atenção no hoje

Centralização é quando você consegue canalizar o seu momento atual e o que está acontecendo ao seu redor, com clareza. Portanto, foco é o ponto de partida na solução deste problema. Lembre-se que você só tem o dia de hoje para se preocupar. Não perca tempo raciocinando sobre possíveis contratempos futuros. É claro que precisamos nos organizar com afazeres, agenda de tarefas para cumprir e atividades comuns do dia a dia, mas faça tudo com entendimento de que tais artifícios não devem te tirar do controle.

4. Meditação

Em um local sem muito barulho, reserve um momento para meditar. Essa técnica milenar carrega em si uma série de proveitos que vão além do imaginário popular. Concentre-se na respiração e deixe fluir todo o tipo de pensamento que surgir. Ficar sem pensar é uma ilusão e não existe a possibilidade de isto acontecer. Aqui, o importante é sentir o momento, o que está acontecendo e ficar ligado em como você absorve tudo isso. Dentre algumas das vantagens em se praticar a meditação, encontramos:

  • Diminuição da insônia e depressão;
  • Controle da ansiedade e estresse;
  • Melhoramentos da memória e criatividade;
  • Redução de dores de cabeça;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Desenvolvimento de autoestima;
  • Aumento do bem-estar;
  • Satisfação e uma porção de outras benesses oferecidas.

5. Lembre-se de suas conquistas anteriores

Quando a aflição bater na porta e o receio te impedir de seguir em frente com algum projeto ou qualquer tipo de situação, volte ao passado e relembre com alegria e gratidão de todas as suas glórias. Sejam elas grandes ou pequenas, as vitórias que você obteve ao longo de sua trajetória te fizeram crescer como ser humano e isso deve ser celebrado.

Você também pode gostar:

Essas são apenas algumas orientações dentre as mais diversas em seus nichos. Procure aquela que se encaixa melhor com o seu perfil, procure a ajuda de um profissional, se for o caso, mas não deixe que o medo tome conta de quem você é e pode se tornar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br