Talvez você tenha ouvido com frequência essa simples frase vinda em forma de conselho dos amigos e familiares: você precisa relaxar! Mas, devido ao hábito de realizar uma porção de tarefas ao mesmo tempo e tornar isso meio que um vício, você não encontrou meios de fazer uma pausa no que não é preciso para dedicar alguns minutos do dia e se desligar de tudo e todos a sua volta.
1. O poder da respiração
Uma das melhores formas de diminuir a sensação de ansiedade é o trabalho com a respiração. De acordo com a especialista em Terapias Integrativas Camila Montadon, a ansiedade estimula uma parte de nosso cérebro ao estado de hiperventilação (quando respiramos mais rápido) e para que isso se reverta a pessoa deve se voltar conscientemente para o ato de respirar lentamente. Isso faz com que o organismo se equilibre e retorne ao normal. Portanto, respire! Mas respire estando presente no momento, sem se preocupar com o ontem ou o amanhã.
2. Técnica de relaxamento progressivo
O nosso corpo é dividido em grupos musculares com funções diferentes, e dentre esses músculos existem pontos específicos que proporcionam um relaxamento ligado à mente. Essa técnica foi criada pelo médico Edmund Jacobson com o intuito de auxiliar pacientes que sofriam com a ansiedade. A ideia consiste na ação de apertar alguns músculos estratégicos para que a tensão daquele sentimento seja liberada, ajudando também no tratamento para baixar a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e na redução de convulsões.
3. Método Silva
O psicólogo, parapsicólogo e técnico de eletrônica José Silva, que é norte-americano, criou o seu método com base no ensinamento de técnicas para guiar e orientar a mente de quem o procura a fim de melhorar e trazer qualidade em áreas como criatividade, intuição, saúde e educação. São exercícios que facilitam o controle da mente e direcionam o praticante a obter uma consciência mais ampla de si e dos pontos a serem desbloqueados internamente.
4. Treinamento Autógeno de Schultz
Nesta modalidade é como se o corpo entrasse em um estado profundo de relaxamento, compreendido após uma técnica similar à auto-hipsnose. Desenvolvido por Johannes Heinrich Schultz, o treinamento se dá por meio de frases repetidas em ambientes calmos, para ativar o trabalho da consciência com o corpo. Dizeres como “estou completamente relaxado” ou “o meu plexo solar está quente e irradia calor” são utilizados seguidamente como uma afirmação de paz e bem-estar. Também traz benefícios para a concentração, diminuição do estresse, qualidade de sono, redução de ansiedade e etc. Basta escolher um cômodo tranquilo da casa e começar aos poucos.
5. Mindfulness
6. Caminhar ou fazer exercícios
Os exercícios físicos são fundamentais para quem procura equilíbrio entre saúde e mente. E como já era de se esperar, eles são grandes aliados na luta contra a ansiedade também, pois libera a produção de serotonina no corpo, proporcionando a sensação de prazer. A caminhada, além de trabalhar com músculos, circulação sanguínea e organismo de forma eficiente, é uma oportunidade de se conectar consigo mesmo. No momento em que se caminha você pode focar em coisas que precisam ser trabalhadas, estando em silêncio e concentrado.
7. Escutar música para relaxar
A música é mais poderosa do que se imagina. Ela ativa no cérebro o centro responsável por nos fazer sentir prazer, onde é liberada a dopamina (hormônio responsável por isso). Com isso, a impressão de bem-estar é invadida e o que fica é o sentimento de que tudo está bem, naquele momento. A musicoterapeuta e pediatra Ana Escobar citou outros benefícios que a música traz, como melhoria na comunicação, criação de vínculos, diminuição de dores, fortalecimento da memória, indução ao movimento e, é claro, relaxamento.
Texto escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.