Medicina Ayurvédica Saúde Integral

Beleza e medicina Ayurvédica

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar da medicina ayurvédica? É uma ciência surgida na Índia, há mais de 7 mil anos, que trabalha para conquistar o equilíbrio entre o corpo e a mente humana. Uma ciência que vê as disfunções físicas e emocionais como consequência de desequilíbrios causados por aquilo que ingerimos e pensamos. Portanto, na Ayurveda, precisamos equilibrar nossa alimentação e nossa mente para viver de forma saudável.

Nesta medicina milenar, cada ser humano é único e por isso os tratamentos são direcionados e específicos para cada indivíduo. De forma bem simplificada, a medicina Ayurvédica divide as pessoas em três perfis diferentes, chamados doshas, e define os tratamentos e as características de cada indivíduo de acordo com essa classificação. A Ayurveda trabalha para manter o ser humano em conjunto com a natureza. Enquanto não existir consciência e equilíbrio entre o homem e o ambiente em que ele vive, o corpo está suscetível a doenças e transtornos emocionais.

Para alcançar esse equilíbrio, diversas práticas são adotadas, e todas elas utilizam recursos de tratamento naturais. Pela ausência de efeitos colaterais e pelo papel importantíssimo que a medicina Ayurvédica contém, ela vem ganhando cada dia mais espaço e importância e já foi inclusive reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como medicina tradicional, eficaz para tratamento e prevenção de doenças.

Os efeitos positivos dessa ciência são inúmeros, e ela também pode ser usada em diversos procedimentos estéticos e de beleza. Além de nos mostrar a praticidade das receitas caseiras, a medicina Ayurvédica trabalha apenas com substâncias totalmente naturais, que costumam ser bem mais baratas que os cosméticos de mesma finalidade.

Com base nos ensinamentos da Ayurveda, é possível cuidarmos de pele, cabelos, unhas e até de nossa dieta sem muita preocupação ou esforço. Por isso, selecionamos cinco substâncias naturais que ajudam a cuidar de sua estética e ainda trazem benefícios para sua saúde e bem-estar.

Óleo de coco

Você provavelmente já ouviu falar do óleo de coco. Esse produto natural está ficando cada vez mais conhecido entre as brasileiras, principalmente por sua eficácia para a hidratação de pele e cabelos. O que você provavelmente não sabe ainda é que os benefícios e usos do óleo de coco não param por aí. Ele também é ótimo para hidratar as cutículas, os lábios, remover maquiagem e até repelir mosquitos e insetos. Além disso, este óleo pode ser usado no lugar do açúcar com o café, por exemplo, e substituir a manteiga ou os óleos de cozinha na hora de prepararmos alguns pratos. Vale ainda ressaltar que os ácidos presentes no óleo de coco também podem ser bastante úteis no combate à acne e a fungos e bactérias, como micoses e frieiras.

Hortelã

A hortelã – ou menta – é bastante conhecida pelo seu sabor característico e marcante na culinária, mas ela também pode oferecer diversos benefícios se aproveitada de outras formas. Essa planta medicinal tem diversas propriedades para nossa saúde e bem-estar. Com propriedades relaxantes, a folha da hortelã pode ser usada em banhos, por exemplo, e, em forma de pomada, a menta ainda é bastante eficaz na cicatrização de queimaduras. O benefício mais conhecido da hortelã é sua capacidade de auxiliar no processo de digestão e aliviar desconfortos estomacais e, além deste, ainda podemos utilizar esta planta medicinal em forma de óleo para fortalecer e tonificar os fios de cabelos.

Babosa

Também conhecida como Aloe Vera, essa planta tem propriedades ótimas para cuidados com a pele e os cabelos. A seiva extraída diretamente da folha é ótima como hidratante e pode ser usada diretamente nos fios ou na pele, deixando agir por cerca de 15 minutos antes de enxaguar bem. Além disso, também podemos nos beneficiar do gel extraído da folha de babosa como cicatrizante, anti-inflamatório, anestésico e antitérmico, ajudando no combate à febre.

Chá de camomila

A camomila tem diversas propriedades terapêuticas, como sua ação calmante, anti-inflamatória e relaxante. Além disso, esse chá também pode ser usado de diversas outras formas. Para combater as aftas e refrescar a mucosa da boca, podemos realizar bochechos periódicos com o chá. As compressas frias de chá de camomila também são muito úteis: servem para acalmar a pele em casos de alergias leves e assaduras e ainda são aliadas de quem sofre com olheiras. Em casos de desgaste muscular ou fadiga, o chá de camomila pode ser utilizado num banho de imersão ou num escalda-pés. Cerca de 30 minutos imergidos já podem dar uma prazerosa sensação de relaxamento e bem-estar. Por fim, o chá de camomila ainda pode ser usado para clarear os fios de cabelo de forma natural. Basta aplicar um pouco do chá nos fios e expor o cabelo ao sol por alguns minutos.

Mel

Além de ser rico em nutrientes e antioxidantes, o mel pode trazer benefícios enormes para a saúde de nosso corpo se usado para outras finalidades. Para hidratar a pele do rosto, por exemplo, o mel pode ser aplicado sobre a pele limpa e seca, deixando agir por 15 minutos. Essa receita ainda acelera a produção de colágeno da pele e ajuda na redução de cicatrizes causadas pela acne. Ainda na pele, o mel pode ajudar bastante na cicatrização. Se aplicado uma vez por dia sobre as cicatrizes, facilita a eliminação do tecido morto e ajuda no combate de novas bactérias. Para os cabelos, o mel tem características hidratantes e pode fazer a vez do condicionador, deixando os fios mais brilhantes e sedosos. Ele pode ser aplicado, junto com o azeite de oliva, diretamente nos fios molhados. Deixe agir de 50 minutos a uma hora e lave bem. Para completar, o mel também pode ser aplicado em queimaduras de sol, ajudando a aliviar o ardor e a hidratar a pele, e diretamente nos lábios para combater o ressecamento.

Lembre-se, ainda, de que a medicina Ayurvédica ensina que as substâncias extraídas diretamente da natureza são as nossas maiores aliadas na hora de nutrir a pele e o corpo. Estes cinco itens são apenas alguns dos infinitos benefícios que a natureza pode nos trazer para auxiliar nos cuidados estéticos. Os recursos naturais são incontáveis e sempre farão a diferença na hora de cuidarmos de nosso corpo e nossa mente. Aproveite-os com sabedoria e sinta-se cada vez mais saudável e revigorado.


Texto escrito por Laís Mori da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]