Energia em Equilíbrio Terapias

Conheça a Terapia Holística

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Cada vez mais tem crescido a procura pelo tratamento holístico, que visa o cuidado com o ser humano num todo, tratando o paciente e não apenas a doença. Todos nós temos um corpo físico, um energético e um espiritual e não devemos tratá-los separadamente.

A terapia holística visa encontrar o equilíbrio entre o psíquico, o social e o corpóreo, ensinando o indivíduo a conhecer-se e trabalhar todos esses pontos em busca do seu bem-estar.

Sintomas como dores nos ombros e nas costas, estresse físico e emocional, angústia, ansiedade, TPM, entre outros, são causados quando esses campos estão em desarmonia em nosso organismo. Através de uma avaliação o terapeuta busca em nós o que está causando esses sintomas e elabora um tratamento para eliminá-lo.

No Brasil, as técnicas mais usadas de terapia holística são: o Reiki, a acupuntura, o tai-chi-chuan, o yoga, a massoterapia, florais, entre outros. Não há um padrão nesse tipo de tratamento, diferente da medicina convencional em que a mesma doença é tratada igual em diferentes pessoas, na terapia holística cada caso é trabalhado de acordo com cada indivíduo, respeitando as particularidades de cada um. 

shutterstock_237970111Uma febre, por exemplo, é sinal de alguma inflamação no corpo.Na medicina convencional as causas são ignoradas, buscando apenas o desaparecimento da inflamação, o que de acordo com a terapia holística não elimina a causa, podendo haver outras manifestações.

O terapeuta holístico busca o foco do problema, considera todo o histórico do paciente, conversa não somente sobre os sintomas, mas procura saber informações pessoais, com o intuito de encontrar fatos que possam estar causando o mal-estar e auxiliando a pessoa a compreender-se melhor, sendo capaz não só de encontrar tratamento, mas evitar ficar doente novamente.

A terapia holística funciona fazendo a ligação entre o corpo físico e o energético, buscando a harmonia entre eles. O terapeuta faz o tratamento, porém o mais importante é ensinar a pessoa a buscar essa harmonia sozinha, sem depender sempre da terapia, aprendendo a lidar com o corpo e as emoções.

É importante ressaltar que o terapeuta holístico não é médico, por isso ele não faz diagnósticos e nem receita medicamentos. É feito uma avaliação do caso para encontrar o problema e além do tratamento recomendado é comum receitar remédios naturais, apenas.

Por isso ao optar por esse tipo de tratamento é importante ter muito zêlo na escolha desse profissional, pesquisar bem o histórico e a formação, para não se iludir com falsas promessas de curas milagrosas. 


  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]