Comportamento Cromoterapia

Significado das cores

Faixas de tinta coloridas sobre um quadro.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cada pessoa enxerga as cores de um jeito diferente. Desta forma, existem muitos tons possíveis para o azul, para o vermelho, para o amarelo e para todas as outras cores que estão no nosso cotidiano. No entanto existe algo em comum entre elas: todas transmitem emoções e sensações distintas, que podem ser compreendidas pelo significado das cores.

No cinema, nas roupas, no ambiente e em processos de cura, as cores são fundamentais para criar determinadas atmosferas, traduzir sentimentos e estimular energias e virtudes. Alguma vez você já sentiu desconforto em um ambiente monocromático ou que fosse muito vermelho ou muito azul, por exemplo? Você já vestiu uma cor que te deixou se sentindo mal?

As cores que conhecemos emitem vibrações distintas no ambiente onde são inseridas e nos corpos que as vestem. É por meio do conhecimento do significado das cores que nos tornamos capazes de usá-las corretamente.

A seguir, você vai conhecer o que as cores significam em cada um dos aspectos citados anteriormente. Explore esse mundo colorido e entenda as peculiaridades que tornam cada tom único e especial.

Significado das cores no cinema e no ambiente

Pôster do filme "Moonlight" (2016), em que o protagonista se divide entre as fases de criança, jovem e adulto, cada uma representada por uma cor diferente.

Existem muitas formas de criar atmosferas diferentes em um filme. Músicas tristes ou felizes, cenas de chuva ou de dias ensolarados, diálogos extensos e reflexivos ou sorrisos e olhares. Em todos esses casos, há um pano de fundo na tela que auxilia no processo de traduzir emoções e sentimentos de uma cena.

As cores são responsáveis por causar no público as sensações que a cena busca transmitir. Para criar a atmosfera ideal, é preciso conhecer o significado das cores. Embora haja algumas sensações que são associadas diretamente a tons frios ou quentes, isso pode variar de um filme para o outro. Entenda!

Cores frias (azul, roxo, verde e turquesa), em geral, transmitem tristeza, solidão, introspecção ou frio. Por outro lado, também podem significar tranquilidade, paz, calma e misticismo, principalmente quando representam águas profundas ou seres mitológicos.

Você também pode gostar

A cores quentes (vermelho, amarelo, laranja e rosa) evocam as sensações que fazem o coração acelerar. Ao mesmo tempo em que esses tons podem representar amor, paixão, romance e alegria, também podem significar violência, vingança, medo ou loucura.

Os tons que não pertencem a esses dois espectros são neutros e cumprem a função de ressaltar as cores frias ou quentes. O significado das cores, assim sendo, pode transmitir imagens ambíguas, que precisam ser esclarecidas por outros elementos de cena, como os diálogos e as músicas.

Quando os significados das cores são atribuídos a um ambiente, por exemplo, é importante que você tenha em mente que os tons frios podem ser mais facilmente associados à tranquilidade, enquanto os tons quentes podem trazer mais energia.

Significado das cores nas roupas

Blusas e casacos coloridos pendurados.

Principalmente nas festas de Ano Novo, as pessoas buscam o significado das cores que usam em suas roupas. Não é só na virada do ano que as suas roupas podem transmitir desejos e impressões. Entenda o que cada cor transmite e descubra qual combina mais com você!

1) Branco: simplicidade, pureza, perfeccionismo, tranquilidade e paz;

2) Cinza: tristeza, depressão ou opressão, a não ser que esteja sendo complementada por outras cores;

3) Marrom: responsabilidade, dedicação, segurança, confiança e seriedade;

4) Azul: limpeza, harmonia, tecnologia, serenidade e intelectualidade;

5) Verde: esperança, boa sorte e crescimento;

6) Amarelo: criatividade, energia, entusiasmo e alegria;

7) Laranja: força, bom humor e alívio do estresse;

8) Vermelho: sedução, amor, paixão, dominância e liderança;

9) Rosa: afeto, carinho, romance e gentileza.

Significado das cores para a cura

Imagem ampliada de uma pessoa olhando para a câmera com o rosto pintado com tintas de diferentes cores.

O significado das cores pode ser aplicado no cinema e no vestuário, mas há um função ainda mais especial para as pessoas engajadas em processos de cura. A cromoterapia é uma técnica que promove o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente por meio das cores.

Desta forma, de acordo com a cromoterapia, cada cor emite uma energia distinta, que pode ser utilizada adequadamente para atingir um resultado benéfico para uma pessoa que busca algum tipo de tratamento. Veja o significado das cores para esse processo de cura:

1) Amarelo: estimula a atenção, a digestão e o funcionamento do coração;

2) Anil: favorece a limpeza energética de um ambiente e de um corpo, promovendo o equilíbrio de energias do corpo e da mente;

3) Azul: permite que uma pessoa se sinta mais tranquila e relaxada, então é ideal para situações de estresse;

4) Laranja: estimula o otimismo, a recuperação mental e física e favorece a reconstrução do corpo;

5) Verde: equilibra as energias do corpo e da mente, além de proporcionar tranquilidade;

6) Vermelho: repele a tristeza e a negatividade, despertando a energia interior;

7) Violeta: isola o corpo, a mente e o ambiente de vibrações negativas, fortalecendo a conexão com a espiritualidade.

Para aplicar o significado das cores no processo de cura, você pode usar alguns recursos. Luzes que emitem as cores mencionadas, janelas que apresentam vitrais coloridos, garrafas de diversas cores preenchidas com água ou meditação e visualização da cor que mais trará benefícios para você.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br