Meditação Saúde Integral

Meditação – Práticas – Imunidade e Saúde

Mulher sentada praticando Yoga.
ammentorp / 123RF
Escrito por Wilton Cruz

O que é meditação em poucas linhas? É uma prática ou técnica que ao ser realizada permite um estado de relaxamento, calma, serenidade, autoconhecimento e até cura. Com o uso de técnicas e posturas simples, alguns minutos e uma decisão verdadeira. Isso pode ser transformador, traz benefícios para a vida. Experimente.

Em tempos de pandemia, quarentena e isolamento, fica claro e evidente que todos precisamos de práticas fáceis e com resultados para nosso dia a dia. Penso que hoje todos precisamos de meditação, dessa prática em nossas vidas.

Com a meditação podemos alcançar um grau maior de serenidade, tranquilidade em dias estressantes, manter as boas expectativas e positividade e até mesmo o aumento da imunidade.

Procure um instrutor de confiança, inicie essa prática e faça parte de um mundo de infinitas possibilidades e conquistas de uma vida feliz e completa. A vida que você realmente merece.

Para começar, tome a decisão, mesmo na dúvida não se sabote por “preconceitos ao desconhecido”. Entre em contato comigo e faça parte do grupo de meditação guiada, aberto a todos e grátis, ou outra pessoa que possa ser seu guia no início, ou se já experimentou, reinicie de forma diferente desta vez. Após escolher seu guia “professor”, reserve um tempo para a prática, seja disciplinada por um tempo mínimo, descreva objetivos e propósitos e siga firme, com base sólida, posturas conscientes, coração e mente alinhados e tranquilos. Medite até que essa prática seja seu combustível diário, para viver mais leve e tranquila no mundo que temos em nossa volta e sob qualquer circunstância.

A origem do trabalho de meditação e da mente, como instrumento de transformação e de qualidade de vida

Não existe um local e período exato e determinante, o que sabemos é que a meditação é uma técnica e prática muito antiga, de milênios, e foi utilizada, assim como os cristais, como ferramenta de cuidados, transformação e cura.

O seu uso pode ser direcionado para auxiliar em processos de transformação pessoal e transição, cuidados paliativos e cura. A meditação vem sendo aprimorada e utilizada agora não apenas no Oriente, mas no Ocidente. E com as dificuldades e desafios enfrentados por todos, em tempos de pandemia, ela tem sido cada vez mais conhecida e procurada.

Mulher pratica yoga dentro do quarto. Ela está sentada sobre a cama.
Andrea Piacquadio / Pexels

Podemos apontar outros motivos para essa crescente valorização da prática, pode ser usada como preventivo e melhoria do bem-estar e imunidade ou tratamento sem riscos se administrado por profissional, elementos extraídos da percepção da natureza, sem acréscimo de elementos artificiais, ensinamentos trazidos pelo tratamento que incentiva a mudança de hábitos e consequentemente uma vida mais leve, além de outros motivos apontados mais à frente.

Hábitos sociais da sociedade moderna nocivos e prejudiciais a uma mente saudável

Poderíamos descrever uma grande lista desses maus hábitos, mas vamos enfatizar apenas alguns, com a intenção de que você verifique se esses hábitos te trazem conforto ou insatisfações e desequilíbrios. E neste momento positivo reflita como tem sido sua vivência e “aceitação” com este período desafiador.

  • Muitas horas de trabalho e poucas de relaxamento e contato com você mesmo;
  • Desejo de controle e posse;
  • Busca constante de reconhecimento, aprovação e consumismo;
  • Disputas de poder social ou econômico;
  • Alimentação com conservantes e embutidos, com horários desregrados;
  • Comparações e números que classificam as pessoas nas redes sociais;
  • Preconceitos e julgamentos baseados nas diferenças;
  • Excessos e vícios;
  • Excesso de fadiga física e mente conturbada;
  • Isolamento, tristeza, ansiedade e medo.

“Aquilo que consome sua mente controla sua vida”. —Ziglar, Zig

O cuidado da mente com a meditação vem para nos libertar desses hábitos e parâmetros, trazendo a paz e a tranquilidade, por muitas vezes pensadas impossíveis.

Meditação como tratamento

Acontece em diversas etapas, a princípio eu afirmaria que tomar como decisão, reservar um tempo para o autocuidado. Isso já é o primeiro passo para a transformação, tratamento e cura para os mais diversos tipos de males e dificuldades.

Essa ferramenta, meditação, é simples, de fácil acesso, baixos recursos. Disponível e possível a toda e qualquer pessoa.

Crianças podem realizar a prática e conquistarem mais atenção, criatividade e disciplina.

Mulher e menina riem enquanto praticam yoga em sala de estar.
Ketut Subiyanto / Pexels

Jovens e adultos mais autoconhecimento, poder de decisão, equilíbrio, fortalecimento da imunidade e estilo de vida mais saudável.

Pessoas idosas e em recuperação e convalescidas de saúde, paciência, aceitação e consciência da inconstância e temporariedade terrena.

Essa prática pode ser administrada individualmente, em grupo, escolas, clubes, eventos, empresas, dentre outras situações.

E iria além em afirmar que nunca a humanidade necessitou tanto conhecer e praticar a meditação como processo de cura, no sentido mais amplo e transformador.

Alerto a você, que já chegou até aqui, que perceba o que está acontecendo e seus pensamentos, sentimento de desejo e chamado para essa prática ou ceticismo sem oportunidade de teste.

A mente é trabalhada, fortalecida e ampliada com a meditação. Os pensamentos são observados, cuidados, classificados, reconhecidos e desintoxicados com essa prática. E se não for tomado o cuidado necessário com o próprio pensamento e com a mente, pode ser o seu pior “bloqueio” para acesso ao novo.

“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta”. — Buda

Conquistas com a prática da meditação

Com o exercício e prática da meditação você terá acesso a inúmeras novas experiências e sensações, podendo até ser difícil de descrevê-las em palavras.

Mas ao serem acessadas e reconhecidas se farão presentes e necessárias em todo seu novo estilo de vida.

Alguns benefícios que você já pode ter ouvido sobre esse exercício, mas que me permito trazer novamente:

  1. Tranquilidade, paz e paciência;
  2. Equilíbrio entre corpo, mente e espírito;
  3. Presença no presente;
  4. Energia física e imunidade fortalecida;
  5. Autoaceitação e das diferenças;
  6. Consciência da limitação física e infinitude da alma;
  7. Sentimento de pertencimento do todo em nós e de nós no todo;
  8. Melhor restabelecimento e controle de doenças físicas e psicológicas;
  9. Melhor vivência nos relacionamentos;
  10. Dentre outras.

“O homem que adquire a habilidade de tomar posse completa de sua própria mente, pode tomar posse de qualquer coisa que tenha direito” — Carnegie, Andrew

Se quiser fazer parte de um grupo gratuito de meditação guiada todas as quintas-feiras às 19h30, é só entrar no grupo de WhatsApp. Acolho você com muita satisfação.

Referências Bibliográficas:

• BRIGANTI, R. Carlos. Psicossomática entre o bem e o mal. Ed. Summus. 1999

• CHOPRA, Dr. Deepak. Conexão Saúde. Ed. Best Seller. 1987.

• JOHARI, Harish. Chakras. Ed. Pensamento. 2010.

• LEADBEATER, C.W. Os Chrakras. Ed Pensamento. 2009.

• S. Siegel, M. D. Bernie. Amor, medicina e milagres. Ed. Best Seller. 2000.

• SADHGURU. Engenharia Interior. O guia de um yogi para a alegria. Ed. Academia. 2019.

• SIVANANDA. Swami. O poder do pensamento pela IOGA. Ed. Pensamento. 2018.

• TITMUSS, Christopher. Cura pela Meditação. Ed. Pensamento – Cultrix. 2015.

Sobre o autor

Wilton Cruz

Atendo como terapeuta naturopata, cristaloterapeuta, numerólogo e numeroterapeuta.

Atendo com sistema de transformação pessoal, por meio de equilíbrio de chacras, utilizando cristais e outras ferramentas.

E como numerólogo com mapas e numeroterapia.

De forma online e presencial.

Realizo jornada de autoconhecimento + curso de cristais para público geral e específico para terapeutas e profissionais da área de saúde. Além de oficina de japamala e meditação.

Possui dois e-books lançados. Um sobre numerologia e um em coletivo com mais 28 profissionais sobre terapias integrativas e oráculos.

Email: wiltonterapiasholisticas@gmail.com
YouTube: Terapia Dexcomplicada
Facebook: wiltonterapiasholisticas
Instagram: @wiltonterapiasholisticas