Alimentação consciente Nutrição

Os benefícios de cada cor de alimento

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A cor dos alimentos diz muito sobre o quanto de vitaminas e nutrientes ele carrega e, quanto mais colorido o prato, mais saúde é possível se obter. Cada tonalidade apresenta diferentes benefícios e, em sua maioria, podemos encontrá-los nas verduras, nos legumes, nos grãos e nas frutas. Confira um pouco mais sobre como funciona esse quadro e aproveite ainda mais todas as vantagens oferecidas pela alimentação saudável, sugeridas pela nutricionista Mirtes Stancanelli, coordenadora dos cruzeiros temáticos Fitness e Bem-Estar.

Alimentos na cor branca

Esse tipo de alimento é rico em cálcio e potássio, portanto auxilia fortemente na formação e no enriquecimento dos ossos, mantendo-os resistentes e firmes. Outra atribuição a eles se atenta ao funcionamento dos músculos e do sistema nervoso, ajudando também com a regulagem dos batimentos cardíacos. Inclua em seu cardápio mais banana, leite, couve-flor, batata e feijão branco. Todos os ingredientes são fontes riquíssimas para manter em ordem o movimento.

Alimentos na cor vermelha

Nessa ordem, localizamos iguarias capazes de combater uma série de transtornos e doenças. Carregadas de antioxidantes, frutas como o morango, caqui, melancia, cereja, goiaba vermelha e tomate são excelentes na produção de neurônios, segundo pesquisa da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. O estudo também concluiu que com os vermelhinhos é possível eliminar o estresse oxidativo, o que faz com que os riscos de doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes e câncer sejam reduzidos. Outras recomendações apontam esses alimentos como surpreendentes no tratamento de depressão, na falta de desejo sexual e com o cansaço.

Alimentos na cor laranja

O elemento principal que dá essa tonalidade laranja a esses alimentos é o betacaroteno. Tal substância tem ação antioxidante e é quem produz a vitamina A em nosso organismo. Essa vitamina é a responsável pelo funcionamento de nossa visão, da força dos cabelos e unhas, na prevenção de infecções e do aspecto sadio da pele. Tanto que o betacaroteno é o encarregado em manter o bronzeado por mais tempo. Alguns exemplos são o milho, o mamão, a cenoura, a abóbora, a manga e o damasco. Como é de conhecimento popular, a vitamina C aqui é abundante e contribui grandemente para o sistema imunológico.

Alimentos na cor verde

Essa coloração acontece devido à larga quantia de clorofila da qual se pode extrair um potente remédio no combate as substâncias cancerígenas, na desintoxicação das células e nos cuidados com os cabelos. Com uma enorme porção de ferro e fósforo, o abacate, o kiwi, o repolho, o quiabo, a alface, a abobrinha e o brócolis são alguns dos alimentos que você também pode utilizar para melhorar o funcionamento do intestino, já que são ricos em fibras.

Alimentos na cor marrom

Fazendo parte deste grupo alimentar nos deparamos com os cereais integrais e as oleaginosas. Numeroso em fibras e vitaminas do complexo B e E, seu consumo facilita a função intestinal e na precaução com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e Alzheimer. Soja, arroz integral, nozes, aveia, trigo, lentilha e uma variedade de comidas do gênero podem ser achados facilmente nos supermercados. Essas especiarias também são ótimas para as mulheres que sofrem com TPM, pois contêm ativos que ajudam na luta contra a depressão e a ansiedade.

Alimentos na cor roxa

De cor viva e vibrante, neste menu identificamos como componente principal o ácido elágico e a antocianina, incumbidos em retardar o envelhecimento precoce e em neutralizar as substâncias cancerígenas. Cumprem um bom papel reforçando o sistema nervoso, além de cooperar com a circulação do sangue. Beterraba, ameixa, alcachofra, uva, jabuticaba e repolho-roxo são alguns dos agentes disponíveis nesta categoria.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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