Yoga

Buti Yoga

Mulher sentada em pose de meditação. Ela está sentada na areia, ao fundo há um oceano e a mulher está sorrido enquanto olha para cima.
Mudra Yoga
Escrito por Mudra Yoga



“Buti está mudando a cena do Yoga pelo mundo. A técnica mistura Asanas tradicionais com movimentos sensuais e músicas fabulosas.” (Cíntia Suris – Mudra Yoga).

A idealizadora do método, Bizzie Gold, era esquiadora profissional. Em entrevista para “Get to Know a Yogi”, Bizzie afirma que a atividade atlética era bastante competitiva. Toda a sua vida girava em torno do esporte, a energia masculina moldava a sua forma de encarar o mundo e vivenciar os acontecimentos. Nesse sentido, ela chegou a ter ataques de pânico e depressão.

Bizzie deixou as competições por um motivo físico, um ferimento devastador no joelho. No momento em que buscava reabilitar o joelho, ingressou em uma aula de yoga com Misty na Om Time, em Boulder. Ao final da aula, percebeu uma profunda sensação de paz aliada àquele sentimento conhecido de força e capacidade atlética, tendo certeza que a sua vida mudaria para sempre.

Segundo Bizzie, Buti significa “a cura para algo escondido ou mantido em segredo”. A prática é focada em movimentos espiralados, com evoluções dinâmicas dos tradicionais kriyas e asanas do yoga esculpindo o corpo de maneira surpreendente, enquanto transforma a sua visão emocional sobre a forma física como um todo. Esse método é chamado de Técnica de Estrutura Espiral™.

Uma mulher vestida com uma calça branca e uma regata branca. Ela está em meio a um bosque, fazendo uma posição de yoga em que ela está apoiada em um joelho e flexionando o outro, enquanto os dois braços estão esticados para cima. A mulher é morena e tem cabelos pretos presos em um rabo de cavalo.

A idealizadora afirma que criou o método Buti Yoga para servir como uma prática que honra a maneira única como os corpos femininos se movem e se relacionam uns com os outros, ajudando a construir uma tribo de mulheres capacitadas, que, unidas, seguem em uma jornada focada em ficar mais forte, mais saudável e mais conectada com o todo.

As mulheres são encorajadas a prestar atenção à intenção, compreendendo que o movimento pode ser tão poderoso quanto uma ferramenta de cura. Yogapedia diz que trata-se de uma prática de capacitação feminina estimulante e motivadora, que possibilita deixar o ego de lado e abraçar a sua própria beleza.

Buti é uma prática para descobrir o seu verdadeiro poder e potencial total, com uma mistura poderosa de dança tribal, movimentos primitivos, pliometria e vinyasa yoga. Incorpora os movimentos que os nossos corpos anseiam, equilibrando hormônios, alinhando os chakras e nutrindo a saúde do sistema endócrino.

Os chakras mais trabalhados durante a prática são muladhara e swadhisthana. Buti Yoga causa um grande impacto no praticante, desbloqueando todo o seu potencial, ativando a faísca que o habita e espera para ser liberada. Celebra a energia feminina que habita em todos, pois todo mundo tem tons de masculino e feminino. A prática, fisicamente, é incrivelmente desafiadora, mas todos os níveis são amigáveis e acessíveis. Você começa onde está e com o que tem. Por meio dessa jornada, você aprende aceitação, compaixão e amor-próprio.

Definitivamente, essa não é uma prática comum de yoga. As diferenças passam pela música, pelas roupas utilizadas, pela energia contagiante do grupo… Tem tudo a ver com a batida, você poderá encontrar boas músicas de dança tribal com um toque de hip-hop. A energia do grupo é intensa, não se surpreenda se houver gritaria durante toda a aula. É motivador, divertido, energético e, apesar de ser desafiador, o tempo de aula parecerá voar.

A prática é explosiva e aparentemente não é delicada, porém à medida que você transpira os seus passos de dança, a Técnica de Estrutura Espiral™ e tudo o que envolve o Buti Yoga começa a mostrar do que você é verdadeiramente e totalmente capaz. Sob o desafio físico, encontra-se uma camada mais profunda de beleza, graça e equilíbrio em cada movimento.

Buti usa esses movimentos em espiral para ativar a Shakti (o aspecto feminino da energia divina). A própria energia da Kundalini é uma espiral de energia que começa no primeiro chakra. A prática do Buti Yoga concentra-se na remoção de bloqueios no primeiro e segundo chakras para, por sua vez, ativar a nossa sexualidade, poder e confiança. Todos nós nascemos com essas qualidades, mas vivendo na cultura e na sociedade ocidentais, o poder que se origina de nosso primeiro e segundo chakra fica mudo.

Quatros mulheres em uma sala praticando yoga.

O resultado físico e mental?

Quadris apertados e mentes fechadas. Há muitas culturas que têm rituais de dança que incorporam a espiral do quadril e da pelve. Esses movimentos ajudam a abrir e alinhar o nosso primeiro e segundo chakras. Você cultiva todo um novo nível de consciência mente-corpo e encontra uma definição inteiramente nova de forte.

A prática do Buti Yoga não termina com você, porque atrás de você está uma tribo inteira de mulheres que são conectadas por essa prática mágica. A primeira vez que você tentar, reconhecerá a sua mágica. Essa modalidade atrai mulheres confiantes e seguras o suficiente para amar e celebrar, ao invés de serem ameaçadas por outras mulheres, formando um grupo poderoso de elogios e apoio mútuo. Isso porque a liderança em Buti Yoga é pelo exemplo.

Cultiva-se uma comunidade baseada primeiramente no amor-próprio, para então espalhar o amor todo-inclusivo para o resto da tribo. Essa é a vida da tribo. Essa é a vida Buti. Essa é a prática, a magia e o poder do Buti Yoga.

Este artigo foi escrito por Cíntia Suris, instrutora de Yoga na escola Mudra Yoga/POA.

Cíntia Suris é Instrutora de Vinyasa Flow Yoga, com certificação reconhecida pela Aliança Internacional de Yoga. Instrutora de Aerial Yoga, com certificação by Sarah Clotworthy de Aerial Yoga Brasil. Reikiana Nível II, pelo Sistema Mikao Usui. Analista de Inteligência Emocional Assessment Six Seconds® – SEI®. Formação de Atores, pelo Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA).


Você pode gostar de outros artigos da colunista Mudra Yoga. Acesse: Como tirar o Yoga do tapetinho?

Sobre o autor

Mudra Yoga

Mudra Yoga

Descrição da Escola
Localizada no Coração de Porto Alegre, a escola Mudrá Yoga foi fundada em 2007 e está preparada para receber o aluno que deseja se desenvolver através da prática regular.
Temos também cursos de Formação para quem deseja fazer do Yoga sua Profissão.
Nossas Redes de Aerial Yoga são instaladas dentro dos padrões de segurança para suportar o peso do aluno que pode executar os exercícios com tranquilidade.
Com várias Professoras em nossa Equipe temos aulas em diversos horários com diferentes tipos de Yoga, tais como: Aerial Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Nidra Yoga e Meditação.
Escolha o tipo de Yoga com o qual você mais se identifica e venha experimentar.
PS.: Temos também Aulas Regulares e Cursos de Formação em Dança Indiana.
--------
Descrição da Principal Escritora nesta Coluna
Maria Helena Lakshmi é a Escritora Responsável por esta coluna. (Outras professoras da nossa equipe também enviarão artigos para esta coluna.)
Praticante de Yoga há mais de três décadas e proprietária da Mudrá Yoga.
Formação acadêmica em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, tendo atuado em várias agências de publicidade e propaganda em Porto Alegre. Ministrou aulas de Pesquisa Mercadológica na UNISINOS como assistente de ensino.
Escritora, com dois livros publicados, e Instrutora de Yoga com formação em várias modalidades:
- Hatha Yoga, com certificação de Cosmelli Yoga Centre e Satyananda Yoga Brasil.
- Vinyasa Flow Yoga, com certificação by Padma Hare, reconhecida pela Aliança Internacional de Yoga.
- Aerial Yoga, com certificação by Sarah Clotworthy de Aerial Yoga Brasil.
- Cursos de Meditação e Mantras, por Sivananda Yoga de Porto Alegre.
- Terapêuta Floral pelo Sistema Florais de Saint Germaim.
- Cursos de Tarot dos Deuses Hindus e Tarot das Flores.
- Viajou à Índia onde fez curso de Concentração Tântrica e experienciou vida de Ashram seguindo suas rotinas.

Contatos
Endereço da Escola
Av. Borges de Medeiros, 343 - Conj. 46
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Fone (51) 3024-0401
WhatsApp (51) 98114-4420
Contato por e-mail [email protected]
Site: www.mudrayoga.com.br
Facebook: /MudraYogaPortoAlegre
Instagram: @/mhlakshmi