Astrologia

Entenda o significado de ter Ascendente em Capricórnio

Céu estrelado
Honglouwawa / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O signo ascendente de uma pessoa é aquele que estava surgindo no horizonte leste no momento em que ela nasceu. Para identificá-lo, então, é preciso separar a data, o local e o horário de nascimento desse alguém e depois chegar ao Mapa Astral de quem está sendo analisado.

No entanto, se você não entende muito bem de Astrologia, pode estar se perguntando por que essa informação é tão relevante para a personalidade de uma pessoa. Na verdade, ainda que o signo solar seja o mais comum e o mais simples de ser descoberto, ele não diz tudo sobre a personalidade de alguém.

Nesse sentido, o signo ascendente é o que nos mostra como uma pessoa se coloca no mundo e qual é a impressão que ela causa nos outros. É importante conhecer esse dado para identificar se a nossa essência está condizente com a imagem que transmitimos, ampliando nosso autoconhecimento.

Agora que você já sabe por que o ascendente é importante, é só aprender quais são as características de cada um deles. A seguir, vamos entender o que o ascendente em Capricórnio diz sobre uma pessoa, quais desafios ele proporciona e como afeta o amor e o trabalho. Confira!

Características da pessoa com ascendente em Capricórnio

Paciência e determinação são duas palavras que definem as principais características de quem tem ascendente em Capricórnio. Essas pessoas são realistas, focadas no mundo concreto e dedicadas ao trabalho como ninguém. Uma vez que traçam um objetivo, são capazes de fazer de tudo para alcançá-lo.

Mulher olhando para o lado com seriedade
Godisable Jacob / Pexels

Outra característica importante do ascendente em Capricórnio é a forte presença do bom senso e do utilitarismo. Isso significa que essas pessoas, em geral, são vistas como sensatas, já que elas acreditam que ações boas levam ao bem e ações negativas levam ao mal.

Ainda que pareça que esse aspecto astrológico desperte apenas uma boa impressão, a verdade é que algumas atitudes de quem tem ascendente em Capricórnio podem ser mal interpretadas. O foco no trabalho e nos próprios objetivos, por exemplo, pode atrapalhar a boa convivência com essas pessoas.

Desafios de quem tem ascendente em Capricórnio

Por mais que o ascendente em Capricórnio estimule a paciência e a determinação, ainda há alguns pontos que devem ser observados nesse tipo de personalidade. O individualismo, por exemplo, é um desafio que deve ser enfrentado por esses nativos, visto que nem sempre os próprios objetivos são mais importantes do que o bem comum.

Mulher olhando para montanhas a sua frente
Brooke Cagle / Unsplash

Além disso, a característica apática e conservadora de quem tem ascendente em Capricórnio pode fazer com que essas pessoas tenham dificuldade para acompanhar as mudanças pelas quais o mundo passa. Afinal, para que isso ocorra, é preciso ter empatia e desejo de mudar, características que podem não ser tão evidentes nesse caso.

O último desafio enfrentado por quem tem ascendente em Capricórnio é a introversão. É possível que essas pessoas tenham dificuldade para conviver com diferentes grupos sociais ou que não tenham muitas habilidades para se envolver em causas ou em projetos coletivos.

O amor para quem tem ascendente em Capricórnio

Quando o assunto é amor, quem tem ascendente em Capricórnio enfrenta alguns problemas. O primeiro deles é a dificuldade para demonstrar afeto e carinho, o que pode ser interpretado como frieza e insensibilidade. O segundo problema é declarar os próprios sentimentos a outra pessoa, afastando-se de relacionamentos duradouros e de situações de intimidade.

Duas pessoas com as mãos dadas
Kat Jayne / Pexels

Ou seja, por mais racional e realista que esse nativo seja, ele ainda não é capaz de se mostrar vulnerável, alguém com sentimentos, com dúvidas, com incertezas e com inseguranças. Por mais que quem tem ascendente em Capricórnio reconheça as próprias emoções, pode ser difícil traduzi-las com exatidão.

Dessa maneira, se você ama uma pessoa cujo ascendente é em Capricórnio, tenha paciência e evite perguntas invasivas. Respeite o tempo dessa pessoa que ainda está aprendendo a lidar com os próprios sentimentos e que tem muito amor para dar, mesmo que não saiba muito bem como fazer isso.

O trabalho para quem tem ascendente em Capricórnio

Trabalho e Capricórnio são duas palavras que combinam muito. Quando esse é o signo ascendente de uma pessoa, o trabalho será prioridade na vida dela. Apesar de já ter alcançado a posição ou a carreira dos sonhos, por exemplo, ainda se dedicará a crescer ainda mais, o que pode ser ótimo no ambiente profissional.

Facilidade para assumir cargos de liderança e de controle é uma característica marcante de quem tem ascendente em Capricórnio. Como essa pessoa gosta de realizar um trabalho da melhor forma possível, é natural que ela queira controlar cada processo que o envolve, guiando as pessoas a aproveitarem o próprio potencial ao máximo.

Com a paciência típica do ascendente em Capricórnio, esse profissional tem a capacidade de superar inúmeros obstáculos que se mostram no caminho para o sucesso. Isso significa que é uma pessoa que sabe lidar com crises e que sempre colocará a razão à frente da emoção em situações de estresse.

A partir do que foi apresentado sobre o ascendente em Capricórnio, é possível compreender que as pessoas que nascem com esse aspecto astrológico podem obter muito sucesso profissional, mas precisam olhar para os relacionamentos com mais atenção. Mantenha sua curiosidade sempre viva e continue aprendendo sobre quem você é, desvendando outras partes do seu Mapa Astral!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]