Astrologia

Quais são os símbolos dos signos e o que eles representam?

Imagem de fundo azul com o desenho de uma circunferência e nela está desenhado cada símbolo que representa os 12 signos do zodíaco.
Quique / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você acredita nos ensinamentos da Astrologia, certamente conhece os símbolos de boa parte dos signos: o carneiro de Áries, o caranguejo de Câncer, a balança de Libra… todos símbolos famosos e bastante conhecidos. Mas você já parou para se perguntar de onde vêm esses símbolos e o que eles significam?

Entender o símbolo de cada um dos signos é essencial para aprofundar-se no que eles dizem a respeito da nossa personalidade, então confira a seguir qual é a origem do símbolo de cada signo e por que ele foi escolhido para representar determinada constelação:

Áries

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de áries, sendo representado por um carneiro.
DarkmoonArt_de / Pixabay

O símbolo de Áries é um carneiro, um dos animais mais destemidos do reino animal, além de ser capaz de realizar feitos incríveis, como escalar montanhas e viver em temperaturas baixíssimas. Esse signo é normalmente representado pela cabeça do carneiro, o que simboliza liderança; os chifres do animal também remetem aos modos agressivos e determinados dos arianos, que são capazes de superar qualquer obstáculo.

Touro

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de touro, sendo representado pela face do touro.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Simbolizado pela face do próprio touro, esse animal foi escolhido para simbolizar esse signo por duas principais razões: a primeira é que os touros são pais muito protetores, característica bastante ligada aos taurinos. Além disso, os touros são bastante agressivos caso se vejam ameaçados ou caso vejam algum membro de sua manada em perigo, então são pacíficos, mas somente até que sejam provocados.

Gêmeos

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de gêmeos, sendo representado pela face de dois irmãos gêmeos.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Nos tempos atuais, muita gente simboliza o signo de Gêmeos com alguma ilustração de irmãos gêmeos, mas esse não é o símbolo original desse signo, que é representado por quatro palitos, dois horizontais e dois verticais, um símbolo muito parecido com o número dois em algarismos romanos. O símbolo faz uma referência aos gêmeos Castor e Pollux que, segundo a mitologia grega, receberam um lugar no céu mitológico desde que jamais se separassem.

Câncer

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de câncer, sendo representado por um caranguejo.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Esse signo é representado por um caranguejo, que, segundo diversas crenças antigas, era relacionado aos seios femininos, por causa do formato de suas garras. Esse símbolo foi escolhido porque os seios é que matam a fome dos filhos recém-nascidos, e esse é um signo muito relacionado à proteção e à nutrição. Além disso, as pinças nas garras desse animal demonstram uma tendência a apegar, a segurar e agarrar, e a carapaça representa uma proteção à sua sensibilidade extrema.

Leão

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de leão, sendo representado por um leão e sua exuberante juba.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Fortes, corajosos e líderes natos, não haveria outro símbolo para os nativos desse signo que não fosse o animal que é conhecido como o mais forte de todos e, portanto, o rei da selva. Além das características de força, a exuberante juba do leão é uma referência à necessidade que os leoninos sentem de sempre estarem em evidência.

Virgem

Imagem de fundo azul com alguns pontos de luz. Ao fundo a imagem de uma mulher simbolizando o signo de virgem.
DarkmoonArt_de / Pixabay

O símbolo clássico e original do signo de Virgem é uma mulher carregando milho nas mãos. Apesar de parecer meio abstrato, esse símbolo é uma referência ao comprometimento e à determinação que o virginiano tem para trabalhar duro e colher aquilo que plantou.

Libra

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de libra, sendo representado por uma balança.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Esse signo é o único do zodíaco que é representado por um objeto inanimado, ou seja, que não é animal ou humano. O signo de Libra é representado por uma balança, que faz referência direta à necessidade de os nativos desse signo estarem sempre em busca de equilíbrio e harmonia em suas vidas, além de representar que estão sempre medindo pesos, fazendo comparações e buscando justiça em suas ações.

Escorpião

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de escorpião, sendo representado por um escorpião e uma águia.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Único signo representado por dois animais, o signo de Escorpião tem como símbolo um escorpião e uma águia, que remetem à ideia do embate entre o material e o espiritual. Enquanto o escorpião faz referência a um animal que caminha pelos menores cantos do mundo terrestre, a águia é uma referência de animal que sobrevoa os céus, vê o todo e se amalgama ao céu.

Sagitário

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de sagitário, sendo representado por um animal mitológico centauro, que tem a metade inferior de seu corpo com membros de cavalo e a metade superior do corpo com membros humanos.
DarkmoonArt_de / Pixabay

O símbolo desse signo é o animal mitológico centauro, que tem a metade inferior de seu corpo com membros de cavalo e a metade superior do corpo com membros humanos. Os centauros, de acordo com a mitologia grega, destacavam-se por serem bastante sábios e, ao mesmo tempo, ágeis, características bastante associadas a esse signo. Além disso, os centauros eram grandes arqueiros, segundo a lenda, por isso é que o arco com uma flecha sendo disparada também representa esse signo.

Capricórnio

Imagem de fundo azul com alguns pontos de luz. Ao fundo a imagem de um animal mitológico denominado capricornus,  simbolizando o signo de capricórnio.
DarkmoonArt_de / Pixabay

Outro signo representado por um animal mitológico, Capricórnio é simbolizado pelo animal capricornus, que tem a metade superior do corpo de cabra e a metade inferior de peixe. A ideia desse símbolo se relaciona à ambição do capricorniano: ele pode tanto escalar montanhas e mostrar sua força em terra firme quanto nadar e performar bem no mar.

Aquário

Imagem de fundo azul trazendo o símbolo do signo de aquário, sendo representado por uma cânfora derramando água e por duas ondas nessa água.
DarkmoonArt_de / Pixabay

É representado por uma cânfora derramando água e por duas ondas nessa água. O símbolo está relacionado às características de independência e liberdade dos aquarianos, que, como a água, conseguem se adaptar e assumir qualquer forma, desde que possam circular livremente. A água também se relaciona à fluidez, característica marcante dos nativos de Aquário, que são bastante progressistas.

Peixes

Imagem de fundo azul com alguns pontos de luz. Em destaque dois peixes unidos por um cordão enquanto nadam em direções opostas, representando o símbolo do signo de peixes.
DarkmoonArt_de / Pixabay

O símbolo desse signo tem dois peixes unidos por um cordão enquanto nadam em direções opostas. Esse símbolo se realiza com a dualidade em que o pisciano sempre vive: a ansiedade de desvendar os maiores mistérios do mundo, por isso está indo na direção dos céus, mas também a vontade de explorar os prazeres da Terra, simbolizada pelo peixe que vai para baixo.

Você também pode gostar

E aí, surpreso em descobrir o que significa o símbolo que se refere ao seu signo? Você acha que outro símbolo representaria melhor o signo do qual você é nativo? Conta pra gente nos comentários!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]