Astrologia

Calendário dos signos: saiba qual é o seu!

Imagem ilustrativa dos 12 signos do zodíaco representando o calendário astrológico.
Roman Volkov / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Tem muita gente por aí que, antes mesmo de saber o nome da pessoa, já pergunta logo de cara: qual é o seu signo? E olha que, dependendo da resposta, isso se torna um motivo de simpatia logo à primeira vista, uma investida na paquera ou até uma “torcidinha de nariz”. Sim! Nós acreditamos no Zodíaco e na influência que os signos exercem em nossas afinidades, defeitos, amizades, humor e por aí vai.

Aquela lidinha básica no horóscopo antes de sair de casa, verificar se o seu signo combina com o do crush… Quem nunca, não é mesmo? Mas não sei se você já parou para pensar – e pesquisar! – o que são os signos e de onde surgiu o horóscopo? Pois é! Então vamos falar um pouco desse tema que desperta tanto interesse nas pessoas. Para isso, temos que começar realmente do início, láááá atrás quando se iniciou a astrologia!

Bom, de uma maneira bem objetiva, podemos dizer que a astrologia tem início quando o ser humano olha para o céu a primeira vez, quando começa a perceber todo movimento do Sol, que se levante e se põe, da Lua e suas fases e assim começa a relacionar todos esses movimentos com a natureza. Desta forma, esse “estudo dos astros” começa a servir para a vida do ser humano e suas atividades, como a pesca, a agricultura, a época de colheitas e por aí vai.

Alguns astrólogos mantém a teoria de que a astrologia começou na mesma época em que começaram a ser construídos os calendários. Naquela época, os calendários eram muito diferentes do que temos agora. Nos primeiros calendários, o tempo era guiado pelo Sol e pela Lua. Surge então o calendário Lunar, onde a Lua era utilizada para fazer a contagem dos dias e, por meio de suas fases, podia-se saber em que época do ano se estava, ajudando assim nas atividades que falamos anteriormente, começando assim a sincronia entre o céu e a Terra. Só para lembrar, a astrologia só recebeu mesmo esse nome a partir do século V a.C.

Imagem ilustrativa do mapa astrológico, contendo os 12 signos do zodíaco.
Tatiana Kasianova / 123RF

Tá, mas e os signos?

Podemos dizer que a primeira relação, além dessa com os “movimentos do dia e da noite” (o que conhecemos por “rotação”), que os primórdios tiveram foram com as estações do ano, no caso, períodos: o frio, o calor, os ventos, as flores… Ou seja, o ser humano agora tem a percepção que há quatro momentos no ano diferentes (as 4 estações) e que, em dois dias do ano, a duração do dia é igual à da noite, isto é, os equinócios, sendo o equinócio de Primavera e o equinócio de Outono!

A partir daí, é construído o Zodíaco! Dividiram-se então os 4 signos cardinais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, sendo o início de cada estação, e logo depois, são divididos em mais 8 signos, referente aos 3 meses de cada estação, e assim são formados os 12 signos do Zodíaco!

Com essa análise do céu e a posição dos planetas no momento em que nascemos, temos, então, por meio de nosso signo, que é referente à época em que nascemos, as características principais que formam nossa personalidade.

No Zodíaco, cada signo possui um elemento – fogo, terra, água e ar – representando assim a energia que atua em nós e que causa influência em nosso caráter e maneira de agir.

Então depois dessa breve análise histórica sobre como surgiu o zodíaco, já deu para perceber que os signos são totalmente diferentes e que cada um é regido por um determinado planeta, bem como possui um elemento, induzindo nossa maneira de ser. Conheça (ou reconheça!) agora as características de seu signo, descubra o elemento que o representa e o planeta pelo qual é regido:

Imagem ilustrativa do signo de áries.
VIKTORIIA IGNATEVA / 123RF

Áries: de 21 de março a 20 de abril

Elemento: Fogo

Planeta regente: Marte

Características: Impulsivo e impetuoso, o ariano quando vê, já fez e já foi! Ousados e conhecidos por serem pioneiros, não possuem medo de arriscar. Ele gosta mesmo é de uma agitação e necessita gastar energia. Se tem alguém de Áries ali, não tem tédio. Haja pique para acompanhar!

Touro: de 21 de abril a 20 de maio

Elemento: Terra

Planeta regente: Vênus

Características: Lealdade é a principal característica desse signo. Necessitam estarem seguros para engajar na felicidade. Um pouco ciumentos, mas talvez pelo excesso de proteção. Despertam admiração por onde passam e não desistem facilmente. Tem um taurino, então tem esperança!

Gêmeos: de 21 de maio a 20 de junho

Elemento: Ar

Planeta regente: Mercúrio

Características: Imprevisíveis, não dá para saber o que vem de um geminiano! Pouco pacientes, às vezes um tanto explosivos. Mas gostam de viver aventuras e possuem muito bom humor. Adoram “festar”, estão sempre rodeados de pessoas e possuem um grande poder: o da persuasão!

Imagem ilustrativa do signo de câncer.
VIKTORIIA IGNATEVA / 123RF

Câncer: de 21 de junho a 22 de julho

Elemento: Água

Planeta regente: Lua

Características: Adoram um carinho! Sensíveis, demonstram os sentimentos com facilidade e não fazem cerimônia para se declarar. Fazem amizades muito rápido, mas um pouco inconstantes às vezes! Muito confiável, é dedicado aos amigos e com um espírito muito protetor. Muito fofo, não?

Leão: de 23 de julho a 22 de agosto

Elemento: Fogo

Planeta regente: Sol

Características: Comunicativos e gostam de demonstrar poder. Leoninos gostam de marcar território e de serem os melhores. Tudo isso pode ser um pouco de insegurança, às vezes. Carismáticos por onde passam, leoninos ou são amados ou odiados e nunca passam batido. Além disso, amáveis e leais.

Virgem: de 23 de agosto a 22 de setembro

Elemento: Terra

Planeta regente: Mercúrio

Características: Nascidos para brilhar! Sempre com um objetivo em mente, costumam se cobrar demais. Críticos, estão sempre em busca de detalhes. Perfeccionismo é a palavra-chave deste signo! Podem até parecer arrogantes, mas embora não pareça, são muito tímidos.

Libra: de 23 de setembro a 22 de outubro

Elemento: Ar

Planeta regente: Vênus

Características: Paga para não entrar em uma briga e a imparcialidade é sua maior aliada. Indecisos, mas muito sensíveis, são atraídos pela harmonia e beleza. Totalmente ligados às artes, se identificam com conversas profundas e se arriscam a filosofar acerca de tudo e todos. Equilíbrio e cautela, sempre!

Imagem ilustrativa do signo de escorpião.
VIKTORIIA IGNATEVA / 123RF

Escorpião: de 23 de outubro a 21 de novembro

Elemento: Água

Planeta regente: Plutão e Marte

Características: Determinados, não medem esforços para conseguir o almejado. Escorpianos tendem a ser muito românticos e sexuais, mas curtem um relacionamento sério e fixo! Usam e abusam da arte da conquista e possuem a enorme necessidade de estarem no controle de tudo.

Sagitário: de 22 de novembro a 21 de dezembro

Elemento: Fogo

Planeta regente: Júpiter

Características: Simpáticos e afim de viver a vida. Gostam de conhecer pessoas e fazer novas amizades. Ter um amigo como um sagitariano é tudo de bom! Sempre do lado da justiça, estão sempre defendendo aqueles que amam. Possuem um espírito aventureiro, às vezes um pouco inconsequente!

Capricórnio: de 22 de dezembro a 20 de janeiro

Elemento: Terra

Planeta regente: Saturno

Características: Dedicado ao trabalho, o que o faz parecer um pouco antissocial às vezes, mas é pura dedicação. Realistas, pé no chão e ótimos conselheiros quando o assunto é financeiro! Demoram a ganhar confiança, mas, quando conquistada, se tornam amigos muito leais!

Aquário: de 21 de janeiro a 18 de fevereiro

Elemento: Ar

Planeta regente: Urano e Saturno

Características: Espírito livre e independente! Sempre em busca de coisas novas e novas pessoas para se relacionar. São excêntricos e usam e abusam da criatividade. Gostam mesmo é da novidade! Aquarianos gostam de ser originais e inovadores. Não são muito chegados em dar o braço a torcer e um pouco rebeldes às vezes.

Imagem ilustrativa do signo de peixes.
VIKTORIIA IGNATEVA / 123RF

Peixes: de 19 de fevereiro a 20 de março

Elemento: Água

Planeta regente: Netuno

Características: Românticos e sonhadores. Preza por aqueles que ama e, às vezes, parece viver e acreditar em um conto de fadas. Um ponto forte dos regidos pelo signo de Peixes é a empatia com o próximo. Fazer o bem agrada a esse signo! Um pouco distraído, mas isso é fruto de tanto sonhar acordado!

Você também pode gostar

E aí, se identificou? Bem sabe-se que a astrologia é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento e, por meio dela, podemos nos orientar e centralizar nosso potencial. Tivemos aqui um breve resumo do que é cada signo. Porém a astrologia vai muito além disso. Se nos aprofundarmos nesse conhecimento, descobriremos mais do que imaginamos a respeito do nosso eu e da maneira como somos regidos e influenciados. Por isso sempre é recomendado que se faça um Mapa Astral, pois, com ele, você poderá entender muito mais sobre suas características e conflitos, aprendendo a lidar consigo mesmo e com as situações, estando certo daquilo que está reservado a você, afinal os Astros não mentem nunca!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]