Astrologia Autoconhecimento

Características do signo de Escorpião

Céu estrelado com símbolo do signo de escorpião
AlxeyPnferov / Canva / Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Observadores, reservados, românticos e muito obstinados. Esses são os escorpianos! Você, no entanto, conhece todos os detalhes sobre esse signo tão especial? Você sabe o que significa o símbolo dele, como ele se comporta no amor e quais são suas principais características? Descubra, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a personalidade dos escorpianos e sobre o signo deles!

Sol em Escorpião

Para entender o significado de ter o Sol em Escorpião, é importante entender, antes de mais nada, o significado do Sol no Mapa Astral. No momento em que nascemos, todos os astros e os planetas estavam se movimentando por alguma constelação, então essa constelação é que vai influenciar, com suas características, o que o astro ou o planeta específico diz sobre nós. O Sol, por exemplo, é quem define os contornos principais da nossa personalidade e os traços fundamentais de quem somos. Se você nasceu quando Sol estava em Escorpião, esse signo é quem vai ditar suas características mais essenciais.

Símbolos de Escorpião

Escorpião é simbolizado por dois animais: o escorpião, obviamente, e a águia. Enquanto o escorpião simboliza o lado instintivo do signo, a águia representa sua capacidade de se elevar ao instintivo, de entrar em contato com coisas maiores. Essas relações se dão porque a águia voa e é um dos animais mais ativos nos céus, enquanto o escorpião se arrasta e é capaz de encontrar esconderijo em quase todos os lugares. Ambos os animais aparecem juntos no símbolo desse signo porque representa um conflito interno entre o que é material e o que é espiritual.

Imagem de fundo com um lindo por do sol e em destaque a silhueta de um lindo casal de mãos dadas.
Alexis Muñoz / Pixabay

Signo de Escorpião no amor

Quando o assunto é amor, Escorpião é considerado o signo mais intenso do zodíaco, porque ama de maneira visceral e sem medir as consequências. Há quem diga que os escorpianos são apaixonados pelo amor, até mesmo mais do que são apaixonados pelas pessoas com quem se relacionam. Além de terem essa característica romântica, os escorpianos são conhecidos por serem bastante sensuais e por adorarem jogos de dominação e de flerte. Depois de conquistada a pessoa amada, porém, eles sossegam e se entregam de corpo e alma ao relacionamento.

Personalidade de Escorpião

Os escorpianos costumam ser misteriosos, então não abrem o jogo com frequência, mesmo que confiem na pessoa com quem conversam. São pessoas persistentes e, acima de tudo, obstinadas em relação aos objetivos que desejam alcançar. São amorosos e sensuais com seus parceiros e bastante carinhosos e afetivos com todas as pessoas de quem gostam. Costumam ser ciumentos e, em alguns casos, possessivos. Os nativos de Escorpião são também muito leais aos amigos e fieis aos parceiros. A personalidade dos escorpianos é, enfim, intensa em todos os seus aspectos.

Características do signo de Escorpião

Desconfiados, apesar de amarem muito intensamente, os escorpianos demoram um pouco para se entregar e até mesmo para revelar o sentimento profundo, por isso vão testando o terreno pouco a pouco. Escorpião é um signo fixo, então os escorpianos desejam bastante estabilidade, especialmente em relacionamentos amorosos, que são tão importantes para eles. Eles gostam de relacionamentos longos, sejam de amizade, sejam afetivos, porque conseguem demonstrar e curtir toda a profundidade que têm. Por fim, são pessoas observadoras e sempre atentas a todo o entorno.

Imagem de um gramado bem verdinho e em destaque uma mulher deitada sobre ele. Ela usa camiseta regata branca e um grande e lindo cabelo ondulado e armado na cor preto.
Free-Photos / Pixabay

Escorpião e os outros signos

— Áries: a relação pode ser difícil, porque os arianos são expansivos e “agressivos” na abordagem, mas os escorpianos são mais reservados.

— Touro: expectativa de boa relação, porque ambos amam estabilidade, confiança e segurança.

— Gêmeos: podem existir conflitos, já que os geminianos são mais espontâneos e os escorpianos são mais reservados.

— Câncer: muito emocionais e leais, cancerianos e escorpianos têm tudo para viver um grande amor ou uma bela amizade.

— Leão: leoninos e escorpianos são donos de personalidades fortes e obstinadas, o que pode causar conflitos.

— Virgem: mais metódico e frio, o virginiano pode ter dificuldade de entender as paixões, as emoções e a intensidade do escorpiano.

Imagem de um casal andando de bicicleta em uma rua de terra e ao lado muitas árvores. Ambos vestem calça jeans, casacos de frio na cor preto e um capacete protetor na cabeça.
Rudy and Peter Skitterians / Pixabay

— Libra: o libriano é mais intelectual, mais analítico, e o escorpiano é emotivo, mas ambos buscam segurança e lealdade.

— Escorpião: entre si, escorpianos podem se dar muito bem ou muito mal, porque tanta intensidade é, ao mesmo tempo, perigoso e delicioso.

Sagitário: sagitarianos adoram se deixar levar, então podem ser bons companheiros para os escorpianos, que adoram liderar.

Capricórnio: capricornianos e escorpianos são bastante focados em seus objetivos e são bem desconfiados de pessoas novas. Podem se dar bem caso se abram, mesmo que aos poucos!

— Aquário: o aquariano ama liberdade e tem ideias muito idealizadas sobre o mundo, o que pode contrastar com a necessidade de tranquilidade e segurança do escorpiano.

— Peixes: piscianos e escorpianos amam confiança e parceria, além de serem bastante protetores, então pode ser uma relação incrível para ambos!

Inferno astral de Escorpião

O inferno astral do escorpiano começa 30 dias antes de seu aniversário e geralmente acontece durante o signo de Libra. O principal efeito do período do inferno astral sobre o nativo de Escorpião é que, sempre tão obstinando e decidido, ele começa a ter dúvidas sobre tudo e fica um pouco paralisado. Agitação também é algo que acontece com frequência, então buscar si mesmo e estar em lugares que tragam paz é essencial nesse momento. Dedique a maior parte do seu tempo nesses 30 dias a si mesmo, colocando-se como prioridade acima de todos e de tudo.

Imagem de um jovem de cabelos escuros, barba e bigode. Ele está encostado em uma árvore, usa uma jaqueta jeans com pele de carneiro e segura em uma das suas mãos uma máquina fotográfica.
Free-Photos / Pixabay

Decanatos de Escorpião

Cada signo ocupa 30º na roda do zodíaco e cada 10º desse espaço é regido por diferentes características da personalidade geral do escorpiano. Entenda quais são os três decanatos de Escorpião e suas principais características:

1º decanato (de 23/10 a 01/11) — Pessoas bastante intensas e sinceras, amam tudo o que é misterioso e são bastante sensuais. São pessoas que ouvem sua própria intuição acima de todas as coisas.

2º decanato (de 02/11 a 11/11) — Escorpianos muito emotivos e sentimentais, especialmente quando o assunto é amor. Não tem medo de viver à flor da pele e, especialmente, de viver um grande amor.

3º decanato (de 12/11 a 21/11) — Nativos de Escorpião que são bastante observadores e mais obstinados do que todos os outros. São batalhadores e conseguem superar as maiores dificuldades.

Essas são as principais características do signo de Escorpião. Para conseguir entender por completo as influências dos astros sobre alguém, porém, é preciso fazer um mapa astral completo e analisar como cada um dos astros e dos planetas influenciam de maneira específica a personalidade da pessoa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]