Astrologia Comportamento

Conheça os significados dos signos do zodíaco

Ilustração de um círculo com o zodíaco
Francesco Ungaro / Canva
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem 12 signos do zodíaco, dos quais cada um apresenta sua própria personalidade, características, qualidades e também fraquezas. O que se conhece popularmente como signo, na verdade, é o signo solar, determinado pela posição do Sol em relação à Terra no momento do nascimento, porém há a presença de outros signos no mapa astral, tais como o signo ascendente, descendente, Lua, entre outros, cada um regido por um planeta, no entanto o signo solar é de costume o que expressa mais particularidades nas pessoas.

Os 12 signos se relacionam por meio dos quatros elementos essenciais da natureza, sendo eles fogo, água, ar e terra. Os elementos representam a principal energia atuante em cada signo. Essas energias podem influenciar diversos fatores da vida, tais como as relações sociais, emoções, pensamentos, comportamentos, caráter básico, etc. Por isso, muitas pessoas aprofundam seus estudos e conhecimentos na astrologia, o campo que permite compreender melhor a força que os signos têm, além de ajudar a se concentrar nos aspectos positivos e trabalhar os negativos em busca de melhorias.

A astrologia pode oferecer algumas respostas e ajudas para, por exemplo, resolver problemas, melhorar relacionamentos, tomar decisões ou até conseguir dicas de como lidar com alguém de determinado signo. Muito legal, né? Então vamos entender melhor o que é astrologia, sobre os 12 signos do zodíaco e o que suas simbologias representam.

O que é astrologia?

Imagem do céu estrelado com todos os astros brilhando.
Calwaen Liew / Unsplash

A astrologia é considerada uma pseudociência que estuda a influência dos astros, de acordo com suas posições e movimentos, na vida humana. Acredita-se que as posições dos corpos celestes podem interferir e dar informações sobre a personalidade de uma pessoa, suas relações interpessoais, comportamentos e até mesmo fazer previsões, a partir da data e da hora de nascimento.

Na astrologia, o zodíaco representa a circunferência das posições dos planetas no céu através dos 12 signos, sendo eles: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Além disso, há o agrupamento dos signos pelos 4 elementos do zodíaco: água, ar, terra e fogo.

Cada elemento possui sua própria atmosfera de características e particularidades, reunindo três signos do zodíaco em cada grupo dos elementos.

Signos do elemento água

De modo geral, as pessoas do signo de água são guiadas pela emoção. Bastante intuitivas e amorosas, adoram estar na presença de quem amam. Os signos que compõem esse grupo são: Câncer, Escorpião e Peixes.

Signos do elemento ar

As pessoas de signo de ar geralmente são bastante comunicativas, amigáveis e independentes. Os três signos que compõem este grupo são: Aquário, Libra e Gêmeos.

Signos do elemento terra

As pessoas dos signos de terra são bastante “pé no chão”, realistas, práticas e gostam de estabilidade, podendo ser um pouco emocionais. Os signos deste grupo são: Capricórnio, Touro e Virgem.

Signos do elemento fogo

Os signos de fogo trazem pessoas aventureiras, fortes, idealistas e de temperamento forte, podendo muitas vezes ser bravas. Os signos de fogo são: Leão, Áries e Sagitário.

Imagem de fundo azul onde constam 12 quadrados representando cada um dos 12 signos do zodíaco contendo a data de cada um deles, ou seja, o calendário inicial do período de cada signo.
Gerd Altmann / Pixabay

Os 12 signos do zodíaco

O signo do zodíaco é, na verdade, o signo solar, ou seja, a posição que o Sol ocupa no momento do nascimento. Veja a seguir o calendário dos signos:

1. Áries: 21 de março a 20 de abril

2. Touro: 21 de abril a 21 de maio

3. Gêmeos: 22 de maio a 21 de junho

4. Câncer: 22 de junho a 23 de julho

5. Leão: 24 de julho a 23 de agosto

6. Virgem: 24 de agosto a 21 de setembro

7. Libra: 22 de setembro a 23 de outubro

8. Escorpião: 24 de outubro a 23 de novembro

9. Sagitário: 24 de novembro a 21 de dezembro

10. Capricórnio: 22 de dezembro a 21 de janeiro

11. Aquário: 22 de janeiro a 19 de fevereiro

12. Peixes: 20 de fevereiro a 20 de março

Imagem quadrada de fundo azul que traz os 12 símbolos dos signos que compõem o zodíaco.
InspiredImages / Pixabay

Significado dos símbolos e características de cada signo

O primeiro signo do zodíaco é Áries, representado pelo carneiro, um animal forte, que anda sempre para a frente, assim Áries abre caminhos para os outros signos que vêm atrás dele. As pessoas do signo de Áries são, de modo geral, corajosas, firmes. Muitas vezes podem ser consideradas bravas, mas são líderes natos.

O touro é o próprio simbolismo de seu signo, um animal que representa poder, força e vontade de viver, assim como os nativos desse signo. Os taurinos, quando bravos, não perdem a chance de atacar, mas mantêm os pés no chão e gostam de conforto e segurança.

O signo de Gêmeos é representado pelo símbolo de duas pessoas conectadas, demonstrando a ambiguidade presente nesse signo. O geminiano costuma ser uma pessoa bastante inteligente, comunicativa e de facilidade para criar conexões com outras pessoas, estando sempre rodeado de amigos.

Os cancerianos são representados pela figura do caranguejo, um animal que, com suas garras, costuma se agarra à coisas e pessoas, assim como os indivíduos de seu signo. Apesar da carcaça dura, são sensíveis por dentro, sendo pessoas amorosas, que agem pela emoção.

Os leoninos, como o próprio nome sugere, são representados pelo leão, um animal nobre, imponente e de grande liderança. Por isso quem tem o Sol em Leão adora ser o centro das atenções, tendo uma boa autoestima, autoridade e coragem para se aventurar na vida.

O símbolo do signo de Virgem é a letra “M” da palavra “mãe”, carregando um significado maternal, remetendo à pureza e à perfeição. É assim que as pessoas do signo de Virgem se identificam: buscam o perfeccionismo em suas ações, humanidade e colocam ordem onde há caos, assim como as mães.

Linda imagem de fundo azul trazendo a constelação e todos os elementos astrológicos que a compõe.
DarkmoonArt_de / Pixabay

A representação do signo de Libra é a figura de uma balança, indicando que os nativos desse signo buscam sempre o equilíbrio e a harmonia, por isso, de modo geral, os librianos são pessoas pacíficas, um pouco indecisas, mas bastante diplomáticas e éticas.

O símbolo representante do signo de Escorpião é uma mistura de dois animais: a águia, significando a capacidade de se elevar; e o próprio escorpião, que se esconde em lugares ocultos. Essa dupla simbologia mostra a luta presente entre o espírito e o material nos escorpianos, sendo eles muito perspicazes, bastante intuitivos e intensos.

A criatura mitológica do centauro com um arco e flecha é o símbolo representante do signo de Sagitário. O centauro representa o lado intelectual do ser humano, com a força e a velocidade do cavalo, enquanto a flecha representa a busca pela conquista. Sendo assim, os sagitarianos são pessoas que prezam pela liberdade, são otimistas e aventureiras.

A cabra de chifres retorcidos é o símbolo do signo de Capricórnio. Esse animal representa persistência e ambição, características marcantes nos capricornianos. De modo geral, são pessoas responsáveis, focadas, maduras e que dão bastante valor aos bens materiais, buscando sempre ascensão social.

O signo de Aquário é o décimo primeiro do zodíaco, representado por um aguadeiro derramando água, que transmite a ideia de liberdade, inteligência e criatividade, características comuns aos nativos desse signo. O aquariano costuma ser independente, original e inovador, podendo em algumas situações parecer “rebelde”.

A simbologia do signo de Peixes é retratada por dois peixes em direções opostas, porém amarrados por um cordão, demonstrando a contradição presente nos piscianos, os quais geralmente são emocionais e sonhadores, vivendo um mundo de fantasias. Por outro lado, podem viver um mundo de espiritualidade, buscando a evolução da humanidade. O peixe também representa o encerramento de um ciclo, por isso é o último signo do zodíaco.

Imagem de uma mulher feliz e dando um ok com uma de suas mãos, confirmando que pessoas que acreditam em signos são mais felizes.
Robin Higgins / Pixabay

Pessoas que acreditam em signos são mais felizes

O estudo sobre os signos do zodíaco é bem interessante, não acha? Com ele é possível entender a posição dos signos no mapa astral e como essas influências estão conectadas com a personalidade e o nosso dia a dia, gerando possível autoconhecimento e compreensão dos fatos.

Você também pode gostar

Claro que não há comprovação científica de exata precisão. Para muitos a astrologia não passa de superstição, porém uma coisa é comprovada: pessoas que acreditam na astrologia são, de modo geral, mais felizes e satisfeitas com a sua vida pelos benefícios que ela pode proporcionar.

Conheça mais sobre o seu signo:

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]