De cor laranja e representado pelo elemento Água, ele está conectado às energias sexuais e reprodutivas, à aceitação de novas pessoas e experiências e a uma criatividade mais desenvolta, além de também reger nossa relação de amor com a vida.
Quando aberto e em harmonia, o chakra umbilical nos guia à compreensão da energia sexual e incita a reflexão sobre o Eu interior. Além disso, promove o bem-estar, o prazer, a alegria e acende o lado criativo, visto que, por também ser o chakra da reprodução, rege a criação em todos os sentidos.
Você também pode gostar de:
- Chakras: o que são e como funcionam
- Entenda suas dinâmicas energéticas através da leitura da Aura: Chakras
- Afirmações dos chakras
Quando em desarmonia, porém, o bloqueio deste centro pode ser responsável pelo medo de proximidade física ou pelo desenvolvimento de uma mente movida excessivamente pela racionalidade, que nos impede de aproveitar os prazeres da vida. Seus sintomas físicos envolvem anemia, hipoglicemia, problema nos rins, sintomas pré-menstruais graves, problemas de infertilidade e dores nas articulações. Já quanto aos sintomas psicológicos, são notáveis extrema sensibilidade, medo, ansiedade, além da depressão e ataques de pânico.
Práticas holísticas (yoga, respiração consciente, reiki) e o uso de cristais (citrino, cornalina, jaspe e opala de fogo) podem ajudar a harmonizar esse chakra.
Namaste ?