Astrologia Autoconhecimento

Lua em Capricórnio — Entenda a influência dela sobre você!

Lua Cheia
Claudiodivizia / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Timidez, introspecção e tendência a amar os momentos em que ficam sozinhos são algumas das principais características dos capricornianos, isto é, daqueles que nasceram tendo como signo solar Capricórnio, um signo do elemento Terra e regido por Saturno.

Mas se você entende alguma coisa sobre Astrologia ou já leu um Mapa Astral na vida, sabe que o signo solar é importante, já que é ele quem define os contornos da nossa personalidade, mas são os astros e os planetas que definem os detalhes e as especificidades de quem somos, então é muito importante, por exemplo, saber qual planeta influencia a Lua no seu mapa. Se você tem a Lua em Capricórnio, entenda agora mesmo o que isso significa.

O que a Lua representa no Mapa Astral?

Para que você consiga entender qual é o significado de ter a Lua em Capricórnio, precisa saber, antes de mais nada, o que a posição da Lua diz sobre nós, de maneira geral, já que, como explicado na introdução, cada planeta ou astro influencia traços específicos da nossa personalidade. A Lua, por exemplo, é a responsável por determinar a maneira como reagimos emocionalmente àquilo que acontece em nossa vida, além de indicar o modo como lidamos com os nossos sentimentos e nossas emoções. É, além disso, um astro que indica como lidamos com o nosso processo de autoconhecimento e com o nosso amor-próprio.

Além de determinar como lidamos com as nossas emoções, a Lua é um símbolo da feminilidade e da figura da mãe, então representa aquela que dá vida, alimenta e acolhe. De maneira prática, isso significa que a Lua determina a maneira como lidamos com a nossa família, com a nossa infância e com as memórias do nosso passado, além daquilo que há de mais íntimo em nós, determinando, portanto, nosso caminho rumo ao autoconhecimento e ao amor-próprio.

O que significa Lua em Capricórnio no Mapa Astral?

Mas, afinal, o que significa ter a Lua em Capricórnio? Isso significa que, no momento do nascimento da pessoa que tem essa posição planetária em seu Mapa Astral, a Lua estava transitando pelo signo de Capricórnio, então será esse signo que influenciará a maneira como essa pessoa lida com as suas emoções, com a família, memórias do passado, e como será o seu caminho rumo ao autoconhecimento e ao amor-próprio.

Imagem de uma mulher sentada à frente de um notebook trabalhando o. Ela usa uma blusa de frio aberta na cor bege e por baixo da blusa uma camisa na cor azul clara. Ao lado no note, uma caneca com chá.
StartupStockPhotos / Pixabay

Características da pessoa com Lua em Capricórnio

É provável que o traço mais marcante da personalidade da pessoa influenciada por esse signo lunar seja o seu conservadorismo, que vem aliado à necessidade de permanecer em sua zona de conforto, o que costuma afastar essa pessoa de aventuras, experimentações e situações com as quais não está acostumada. O ponto positivo é justamente viver uma vida mais segura, tranquila e estável, mas o ponto negativo inclui as oportunidades perdidas por causa do medo das novidades.

Essa pessoa exerce bastante a sua capacidade de fazer julgamentos, mas não julgamento como algo negativo, no sentido de rotular e diminuir outras pessoas. O julgamento, no caso dessa pessoa, aparece mais relacionado ao modo como ela processa as informações e os estímulos que recebe, já que está sempre tentando avaliar o que é bom ou ruim, positivo ou negativo, então está sempre emitindo juízo de valor – para si mesmo, é importante dizer – sobre tudo o que acontece ou a cerca.

Uma característica muito positiva das pessoas influenciadas por esse signo lunar é o senso de responsabilidade que elas têm. Se elas se comprometem a fazer alguma coisa, vão até o fim, custe o que custar, e a segurança de conseguir bons resultados é quase uma certeza. Apesar disso, elas não são obstinadas e se planejam muito bem para seguir esses objetivos, então não são pessoas imprudentes e que se expõem a riscos desnecessários, mas assumir riscos calculados é com elas mesmas!

O homem com a Lua em Capricórnio

Foco é a palavra de ordem para o homem com a Lua em Capricórnio, então ele tem até mesmo certa dificuldade de ser multitarefa e de lidar com mais de um estímulo ao mesmo tempo. Apaixonar-se por duas pessoas, dividir-se entre duas carreiras ou entre dois sonhos pode ser uma tortura para o homem com essa posição planetária. Se estiver focado, porém, conquistará seus objetivos com bastante facilidade.

O homem influenciado pela Lua em Capricórnio frequentemente desenvolve dons e habilidades artísticas, sobretudo aquelas ligadas à literatura, já que é muito interiorizado e adepto da reflexão. Se decidir seguir o rumo da arte, ser reconhecido será essencial para esse homem.

Imagem de uma mulher de cabelos longos e loiros. Ela está com uma das mãos sobre o rosto. Veste uma blusa azul e ao lado dela, um relógio grande marcando as horas.
Engin Akyurt / Pixabay

A mulher com a Lua em Capricórnio

A Lua é regente do signo de Câncer, aquele que é exatamente o oposto de Capricórnio, o que indica uma posição astrológica difícil. Como a Lua é símbolo da feminilidade, a mulher influenciada por essa posição é bastante afetada por ela. Isso se dá, principalmente, na maneira como nada é simples, raso ou superficial para ela, então ela está sempre procurando profundidade dentro de si mesma e nas relações que cultiva, o que frequentemente faz com que ela passe um bom tempo mergulhada em suas próprias reflexões e em seus próprios sentimentos.

Para essa mulher, o mundo interno é muito mais importante e interessante do que o mundo externo, então ela valoriza muito sua própria presença e prefere passar um tempo sozinha em vez de dividir sua vida com qualquer pessoa simplesmente por dividir. Como ela procura atividade que possa realizar sozinha e que seja prazerosa, acaba não se sentindo solitária.

Relacionamentos pessoais de quem tem a Lua em Capricórnio

No momento da conquista, atração física é uma coisa que importa muito pouco para a pessoa que tem a Lua em Capricórnio, já que ela busca alguém com personalidade forte e interessante. Quando encontra essa pessoa, pouco importa como ela é fisicamente.

Tanto no amor quanto na amizade, essa pessoa procura estar cercada de pessoas que se pareçam com ela e que tenham gostos e opiniões políticas, filosóficas e artísticas parecidas, porque ela não lida muito bem com opiniões muito diversas e até mesmo opostas.

Como é uma pessoa mais caseira e que valoriza demais o tempo que passa consigo mesma, ela precisa estar cercada de gente que goste desses mesmos compromissos e que também entenda que muitas vezes ela vai querer ficar sozinha, e tudo bem, porque ela só precisa do seu tempinho consigo mesma.

Imagem cujo fundo é representado por um lindo vale com muito verde. Em destaque temos uma mulher de braços abertos, sobre o topo de uma montanha.
Free-Photos / Pixabay

Os desafios de quem tem a Lua em Capricórnio

O principal desafio da pessoa com a Lua em Capricórnio é entender que sair da zona de conforto é essencial na vida. Nem sempre o mundo vai se render aos nossos pés e aceitar os nossos caprichos, então precisamos entender que muitas vezes seremos desafiados e precisaremos nos virar para compreender e encontrar soluções para os acontecimentos inesperados que surgirem em nosso caminho.

O segundo desafio é valorizar seu tempo sozinha, mas sem acabar afogada na solidão. Uma boa maneira de fazer isso é “dividir” essas atividades solitárias com alguém, como ler o mesmo livro ao mesmo tempo que alguém, jogar com os amigos, fazer um jantarzinho em casa e receber as pessoas mais íntimas… Enfim, encontrar alguém com interesses afins pode ser bastante interessante para se sentir acompanhada na solidão.

O terceiro desafio é dosar o modo como julga tudo à sua volta. Muitas vezes, na vida, entendemos algo que nos aconteceu somente anos depois, após todas as consequências terem se mostrado… É como terminar um relacionamento e ficar muito triste por isso, mas anos depois perceber que foi para melhor, que aquela pessoa não lhe daria o futuro que você desejava para si. Seja menos apressado na hora de fazer juízo de valor sobre o que lhe acontece.

Por fim, é importante entender que ser responsável e buscar conquistar seus planos e sonhos é interessante, essencial e importante, mas também é preciso relaxar e curtir, seja ao lado das pessoas que ama ou na companhia de si mesmo. Sem lazer, é impossível trabalhar duro o tempo todo.

Você também pode gostar

Essas são as principais características das pessoas com a Lua em Capricórnio, mas é importante que você faça um Mapa Astral completo se deseja saber como esses traços de personalidade aqui apresentados se misturam a outros, como àqueles trazidos pela posição de Marte no céu no momento de seu nascimento, por exemplo. Somente um Mapa Astral completo lhe dará indicações precisas da sua personalidade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br