Numerologia

Significado do número 4 na numerologia

Número 4 em neon.
NeoLeo / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A presença dos números na nossa vida se espalha por todos os lugares e momentos. Durante a vida social, os números pautam decisões importantes que muitas vezes nem chegamos a notar. Podemos dizer, com segurança, que eles são, de certa forma e dadas as devidas diferenças, uma linguagem universal. As leis que regem a Matemática e a Física são as mesmas em todos os lugares conhecidos, até fora do planeta; o dinheiro é o principal combustível de mediação entre as relações sociais; o valor dignificante do trabalho e a medição do tempo são centrais na vida de todos, seja qual for a sua idade, região ou status social. Pois saiba que os números têm forte poder espiritual, e seus significados também são lidos com o auxílio de esoterismos e pseudociências antigas e populares, como a Astrologia e a Numerologia. E você já parou pra pensar o que significa o número 4 na Numerologia?

A Numerologia nos ensina que os sinais gráficos podem significar uma mediação nossa com as forças maiores da natureza e de outros planos. Pelo fato de vivermos rodeados de números, muitas vezes as mensagens escondidas neles passam despercebidas. Se você se interessa por contatos com os seres espirituais, fique atento a tudo que os números dizem. Aprenda sobre as suas energias e significados.

O que você acha do número quatro? O que ele representa para você? Será que é tão difícil mesmo buscar significados complexos num simples número? No Japão, o número quatro é considerado um símbolo de azar. Isso ocorre porque a pronúncia do quatro é parecida com a da palavra morte. Muitos habitantes de países orientais sofrem do que é chamado de tetrafobia, uma espécie de medo ao número. No entanto, isso varia de acordo com as culturas. No Tarot, o número é a imobilidade, a constância e estabilidade. Saiba mais sobre o que esconde o número quatro para a Numerologia.

Significado do número 4 na Numerologia

A Numerologia corresponde a uma série de estudos que procuram entender a vibração energética e espiritual dos números e, com isso, definir arquétipos e personalidades que nos definem por meio dos números que nos regem.

Segundo a Numerologia, o número quatro significa organização pela forte presença constante de uma atitude cheia de disciplina. Ele se refere ao trabalho firme e responsável, à ação, à estabilidade na vida e nos relacionamentos. Por isso, remetem ao número a imagem da base de uma pirâmide, a figura de um líder (como um provedor de família, um rei, uma liderança política que está interessada no avanço constante de sua base). Com uma visão mais conservadora (no sentido de resistir às mudanças que podem surgir, sendo, de certa forma, uma figura mais cabeça-dura), ele está ligado à estrutura.

O poder que vem do número quatro é aquele em que você pode confiar, é o necessário para forças de segurança, por exemplo. Canalizar as energias do número quatro é essencial se você está assumindo papéis de liderança ou deseja construir laços familiares. A confiança talvez seja a palavra perfeita para definir o número quatro espiritualmente. Lembre-se da dureza e da solidez de um quadrado – em se tratando de números, é sempre importante remetê-los às formas geométricas, a forma sempre carrega significados únicos e, curiosamente, à vista de todos.

Homem de costas para a câmera e de frente para muitos papéis organizados em uma parede.
Startup Stock / Pexels

Para a espiritualidade

Podemos dizer que a espiritualidade é um dos motores interpretativos da Numerologia. Assim como está presente em diversas religiões e crenças, mesmo elas sendo distintas entre si, a espiritualidade está presente como força definidora de elementos que regem as leis da Numerologia.

Para a Numerologia, o número quatro representa muito bem a racionalidade necessária para a manutenção da ordem e a construção de uma organização que visa a elevação de um coletivo. O quatro é tudo aquilo que é concreto. Os nativos do quatro, por sempre almejarem a estabilidade, são pessoas confiáveis.

É um número que representa a concretização de objetivos de modo perfeito, além de incentivar o uso da força de vontade, da autoconfiança e da disciplina. Combina muito bem para pessoas em período escolar (seja qual for a etapa do ensino). Como todo número, tem características positivas e negativas, que, se mal equilibradas, podem desestabilizar a sua vida. Acompanhe.

Características positivas

Os nativos do número quatro carregam uma enorme força de vontade, em prol de objetivos sólidos na vida. São pessoas, como dito acima, 100% confiáveis e que sempre se preocupam em cumprir com a própria palavra. Quando uma pessoa do número quatro promete algo, ela vai fazer de tudo para cumprir, pois falhar nesse objetivo é algo que dói muito para ela. É muito importante que o que foi dito em voz alta seja concretizado, pois é alguém que valoriza e se importa muito com o poder das palavras, principalmente quando ditas em voz alta e para outras pessoas. O testemunho é algo essencial e notável para essas pessoas, pois combina muito com a energia séria do número quatro. Pessoas do número quatro rapidamente se acostumam aos trabalhos e não têm pena de pegar no pesado. Quando é meta é alcançar os objetivos, os nativos do quatro não desistem nunca.

Mulher tranquilamente sentada na beira de um precipício.
lzf / Shutterstock

Características negativas

Apesar da confiança nos nativos desse número, um problema característico é a própria imobilidade: muitas vezes, o desejo pela permanência pode ser um empecilho na relação dos nativos do número quatro com demais pessoas do seu círculo de amizade e convivência, seja pessoal ou no trabalho. O conservadorismo da energia sólida do quatro também pode atrapalhar se ocorrer com certo exagero. Eles têm certa dificuldade em expressar os sentimentos, devido a essa dureza característica do número.

Número pessoal 4

O 4 manifesta o nosso lado racional, dos pés no chão e do esforço e da dedicação para alcançar objetivos. Manifesta a estabilidade e a cautela, pautadas pela meticulosidade e pela disciplina. Caso você queira saber se o 4 representa você, descubra aqui, no Eu Sem Fronteiras, como calcular o seu número pessoal e se surpreenda!

Personalidade do número 4

Pessoas regidas por esse número são empenhadas, esforçadas e colocam “a mão na massa”. O conforto e a estabilidade são os alvos de sua busca, em todos os campos da vida. Para elas, a responsabilidade e o respeito são as molas propulsoras de sua vida. São geralmente mais sérias, mas não significa que sejam sisudas ou antipáticas.

Número pessoal 4 no amor

Quem tem esse número pessoal preza a fidelidade e as relações duradouras. É uma pessoa leal, que planeja a família e tudo que diga respeito a uma vida a dois longeva. Só precisa ter um pouco de cuidado para não ser muito exigente ou ficar esperando a vida toda pela pessoa “perfeita”.

Número pessoal 4 no trabalho

O 4 reflete uma pessoa altamente produtiva e que ama trabalhar duro para alcançar todas as suas metas — o que está sempre no caminho de se efetivar. É alguém que leva muito a sério tudo a que se propõe, sendo um excelente colega de trabalho, não só pela competência, como também por se preocupar com toda a equipe.

Número 4 no Universo

Apesar de tanta diversidade, também vemos muita rigidez no Universo. A dureza do calor do Sol, a disposição das montanhas e das rochas, a inevitabilidade da morte, são muitas as regras e elementos que nos provam que muitas coisas no Universo são inquestionáveis. Essa característica também marca a presença do número 4 nas vibrações do Universo.

Para o Universo, o número quatro é muito essencial por simbolizar tudo que é sólido, toda a existência material e a permanência de estados da natureza. Muitos estados da natureza e do nosso cotidiano histórico são regidos por esse número. Existem quatro estações, a sorte é representada pelo trevo de quatro folhas, o quadrado é uma das formas mais rígidas e perfeitas da geometria. No cristianismo, quatro são as letras do nome de Deus, assim como quatro são os seus arcanjos (Gabriel, Miguel, Rafael e Uriel), anjos guerreiros e protetores de Deus e de nós, seres humanos. Pensando no Universo, ainda podemos relembrar que quatro são as divisões da vida conhecida até então: animal, vegetal, pétrea e metálica.

Significado de ver o número 4 repetidamente

A presença do número 4 e da sua rigidez nas nossas vidas pode ser uma constante. Se você se atentar para as rimas que acontecem na sua vida diariamente, pode perceber que os números se repetem de modo rápido.

O fato de ver o número 4 constantemente pode ser um aviso importante. Pode significar que há um desequilíbrio na sua rotina. A energia séria e rígida do 4 pode indicar que a divisão do seu tempo está focada mais nas coisas concretas e que os momentos mais leves e emotivos estão sendo colocados de lado, o que não é benéfico para uma vida saudável.

Número 4 no relógio

Uma das formas mais comuns dos números repetidos aparecem é no momento de verificar as horas. Uma das atividades mais normais e automáticas do cotidiano, um costume, um reflexo. É sempre bom relembrar que ver horas iguais é comprovadamente uma mensagem dos seres espirituais de outros planos, como o próprio Deus e os seus anjos da guarda. Então sempre pare e perceba se isso ocorre com frequência no seu dia a dia.

A repetição do número quatro no relógio simboliza que você deve redobrar a sua dedicação para os objetivos que estão em curso. Reflita se há resquícios de preguiça durante a sua caminhada e reforce o passo, prestando atenção ao equilíbrio espiritual na sua vida. Ao se deparar com horas iguais envolvendo esse número (04:04 e 04:40) reflita sobre os últimos acontecimentos centrais dos seus dias e faça uma meditação. Reflita bastante antes de tomar decisões que possam mudar as estruturas dos últimos acontecimentos. Não tenha medo de mudar demais, mas continue firme quanto aos seus propósitos maiores. Não tenha medo de pensar alto.

Relógio com os ponteiros apontando para os números 4, 1 e 10.
kangshutters / Shutterstock

Anjo número 4

Assim como nós, os anjos também podem ser definidos e influenciados pela presença energética dos números. Saiba que o seu anjo da guarda também carrega consigo um número definidor, assim como o seu nome.

O anjo número 4 passa uma mensagem indicando que seus guias te oferecem confiança, amor, respeito e te jogam para cima, a fim de que você continue com os planos mais sólidos para o futuro brilhante que te aguarda. Ao escolher as atitudes e os caminhos que reiteram a solidez, o Universo e os seres superiores irão colocar no seu caminho o futuro almejado, no tempo necessário. Por isso, escute os conselhos do anjo número quatro, fique atento à recorrência do número no seu dia a dia e siga trilhando no caminho do sucesso.

Número 4 no Feng Shui

O Feng Shui é um ramo esotérico oriundo da China Antiga que estuda a busca pelo equilíbrio energético por meio do estudo da vibração das energias na organização das nossas casas. Os números também são peça fundamental dentro da realidade do Feng Shui.

No Feng Shui, o número quatro representa a estabilidade de um corpo seguro e de uma ideia que está sendo construída na sua base. A vibração do número garante essa estabilidade por meio dos quatro pilares de uma casa. É ligado à representação de fundações, palavra que resume bem o seu significado. É uma casa ligada à natureza, sendo quatro os seus elementos: Água, Ar, Fogo e Terra.

O que podemos aprender com o número 4?

O número 4 carrega diversos ensinamentos importantes para cada um de nós. Agora que você conhece mais um pouco sobre as características dele, já pensou em aplicá-las no seu dia a dia ou ficar mais atento quando ele aparece?

Com o número quatro, podemos aprender sobre a importância da estabilidade e da solidez. Para construir um futuro, a sua base precisa ser dotada de um bom arcabouço teórico, de uma série de conhecimentos adquiridos por meio de muitas atividades, como pesquisas, curiosidade quanto à espiritualidade e até com o passar do tempo, com muita experiência. Pois não se esqueça de que o tempo em si já consiste num pilar muito seguro.

Você também pode gostar

Seja uma pessoa firme, como nos ensina a energia do número 4, use a solidez como uma força. Essa talvez seja a principal lição desse número tão importante e formador de caráter.

Continue aprendendo sobre o significado dos números

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br