Autoconhecimento Sagrado Feminino

Arquétipo Atena

O arquétipo Atena tem ganhado cada vez mais popularidade. Isso porque a ferramenta promete trazer boas vibrações para a vida de uma pessoa, garantindo que ela se sinta melhor sobre si e cause uma boa impressão por onde passa. Todo mundo quer atrair algo assim para própria vida, não é?

Se você entende um pouco de mitologia grega, deve imaginar que esse arquétipo faz referência à deusa Atena, conhecida por trazer sabedoria nas batalhas, principalmente. Mas como isso pode se aplicar na sua vida? O que a deusa tem a ver com você? E o que é um arquétipo? Todas essas perguntas serão respondidas a seguir, de um jeito didático e leve!

O que é um arquétipo?

Vamos começar a entender o arquétipo de Atena pelo começo: o que é um arquétipo. De acordo com o psicólogo Carl Jung, arquétipos são modelos que fazem parte do inconsciente de todas as pessoas. São padrões de comportamento que guiam as nossas atitudes, e são reproduzidos no mundo todo, há muito tempo.

Quando você pensa em “mãe”, por exemplo, uma série de características vem à sua mente, não é? Isso significa que existe um arquétipo de mãe, como um modelo de como toda mãe deve ser. Logo, o arquétipo de Atena é o conjunto de características que podemos associar a essa deusa.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Normalmente, os arquétipos estão nas nossas mentes de um jeito inconsciente, sem nos darmos conta disso. Entretanto, existem maneiras de ativar um arquétipo específico, de um jeito consciente, para ter as características que ele apresenta. É nesse sentido que as pessoas buscam ativar o arquétipo de Atena, para adquirir as qualidades da deusa.

Quem é a deusa Atena?

Depois de compreender o que é um arquétipo, vamos entender a outra parte do termo “arquétipo de Atena”: Atena. A seguir, saiba mais sobre o que essa deusa tem de tão atraente, a ponto de as pessoas quererem aproveitar as características dela.

Na mitologia grega, Atena é a deusa da sabedoria, que era mais utilizada ao estabelecer estratégias de batalha, fazendo com que ela fosse tida como uma aliada fundamental para quem quisesse vencer um conflito.

Além disso, Atena era muito admirada pelos gregos, não só pela inteligência, mas por ter habilidades manuais. Um dos dons da deusa era a tecelagem, por exemplo, que era muito comum no período. Por causa disso, Atena é a deusa da sabedoria, das batalhas e dos ofícios.

Lendas sobre Atena

Apesar das qualidades, engana-se quem acredita que Atena era uma deusa bondosa e amável. Embora fosse muito idolatrada pelos gregos, ela esteve envolvida em duas histórias sombrias, que tornam o caráter da deusa questionável.

A primeira lenda conta que Aracne, uma mortal que era tecelã, desafiou Atena. Ela alegava ser uma tecelã melhor do que a deusa. Ofendida, Atena destruiu uma peça que Aracne produziu e depois transformou a mulher em uma aranha.

A outra história envolve Poseidon e Medusa. De acordo com o mito, Poseidon estuprou Medusa no templo de Atena, profanando o local. Furiosa, Atena culpabilizou Medusa pelo ocorrido, transformando-a em uma criatura indesejável, com a cabeça repleta de serpentes, capaz de petrificar quem olhasse para os olhos dela.

Lado sombrio do Arquétipo Atena

Considerando os momentos em que Atena se mostrou uma deusa cruel, o arquétipo que leva o nome dela também pode ter um lado sombrio. Porém, isso acontece com todos os arquétipos, porque não há um modelo que seja totalmente bom ou totalmente mau.

Ainda assim, se você tiver consciência dos aspectos sombrios do arquétipo de Atena, será mais fácil garantir que eles não se manifestem. Portanto, pensando sobre os mitos da deusa, podemos dizer que o lado sombrio do arquétipo de Atena é:

  1. Aumento da inveja: o arquétipo de Atena pode tornar uma pessoa invejosa, no aspecto sombrio, já que a deusa não aceita ser considerada pior do que alguém em algo. Nesse caso, um indivíduo pode sentir o desejo de destruir o trabalho dos outros, apenas para que as coisas que faz não sejam questionadas ou comparadas.
  2. Estímulo da soberba: uma pessoa que se sente melhor do que os outros nunca poderá conquistar admiração. Atena foi desumilde na situação com Aracne em vez de tentar se aperfeiçoar na atividade que desenvolvia. Então, em um aspecto negativo, o arquétipo de Atena pode fazer com que uma pessoa nunca queira evoluir, porque já sente que é perfeita.
  3. Propensão à vingança: Atena mostrou que é capaz de se vingar de quem a desafia ou de quem vai contra as vontades dela. Essa não é uma característica positiva, e pode ser estimulada pelo lado sombrio do arquétipo da deusa. A vingança não resolve conflitos e não faz com que uma pessoa seja a melhor versão de si. O perdão e a colaboração sempre trazem resultados melhores.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Características do arquétipo Atena

Mesmo que exista um lado sombrio em Atena, as características positivas do arquétipo da deusa podem tornar a sua vida mais fácil, aumentando sua autoconfiança e melhorando a percepção dos outros sobre você. Confira as qualidades do arquétipo de Atena, a seguir:

  1. Estímulo da independência: Atena é uma deusa que pensa por si e é consciente das próprias atitudes. Por esse motivo, o arquétipo dela garante que uma pessoa seja independente, dona de si e corajosa, para tomar qualquer tipo de decisão por conta própria.
  2. Desenvolvimento da razão: no conflito entre razão e emoção, o arquétipo de Atena faz com que a razão sempre vença. A partir dele, é possível encontrar soluções práticas para diferentes problemas, pensar sobre diversas questões com clareza e fazer valer o que está mais de acordo com a realidade, e não com os sonhos.
  3. Aumento da inteligência: como Atena é uma deusa estrategista e inteligente, o arquétipo dela permite que uma pessoa aumente a própria inteligência. Isso vai acontecer a partir de um fortalecimento da mente, do desenvolvimento da lógica e da perspicácia ao definir um plano de ação, em qualquer cenário.
  4. Facilidade para assumir a liderança: toda a independência e a inteligência de Atena fazem com que o arquétipo da deusa torne qualquer pessoa capaz de assumir a liderança de um grupo, de um projeto ou de uma ideia. Com a força de vontade e a autoconfiança necessárias para aceitar e cumprir desafios, o sucesso é certeiro.

Arquétipo para inteligência

Tendo em vista tudo que o arquétipo de Atena pode estimular dentro de você, a utilidade mais importante da ferramenta é o desenvolvimento da sua inteligência. Sendo assim, se você quer ter uma mente mais dinâmica, lógica e inovadora, ative o arquétipo com os seguintes passos:

1) Estude sobre a deusa Atena e coloque uma foto dela no plano de fundo do seu celular, para ver a imagem da deusa com bastante frequência.

2) Mantenha a sua mente atualizada e informada, acompanhando as notícias, lendo livros ou assistindo a programas educativos, que podem ativar sua inteligência.

3) Ocupe seu tempo livre com atividades enriquecedoras, que envolvem as suas habilidades manuais ou os seus conhecimentos, fazendo cursos, se necessário.

Você também pode gostar

4) Busque mais de uma solução para os problemas da sua vida, abrindo-se para as sugestões de outras pessoas sobre como resolver alguma situação.

5) Use a diplomacia e a elegância ao lidar com quem está ao seu redor, garantindo que a prática, a lógica e a razão prevaleçam sobre a emoção.

A partir das informações apresentadas, você já tem tudo que precisa para se tornar uma pessoa mais inteligente e sábia, com o arquétipo de Atena. Evitando o lado sombrio dessa ferramenta, o sucesso e a admiração que você busca serão alcançados com perspicácia e confiança.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br